DESANTIS DESISTE DE SER CANDIDATO DO REPUBLICANO NOS EUA
O governador da Flórida anunciou, no domingo (21), a desistência de sua candidatura às prévias que vão escolher o candidato do partido Republicano para enfrentar Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro. Derrotado por Donald Trump na prévia realizada no dia 15 de janeiro, em Iowa, Ron DeSantis (Foto) anunciou apoio ao ex-presidente. O bom resultado conquistado nas eleições ao governo da Flórida fez o político ser considerado um nome forte para a candidatura republicana em busca da Casa Branca, no entanto, os 30 pontos percentuais de distância entre ele e o ex-líder do país o fizeram suspender a campanha. Com a saída de DeSantis do páreo, cabe a ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidos, Nikki Haley, disputar a preferência do partido Republicano. Ao saber da desistência do concorrente, Trump disse estar "muito honrado". Na segunda prévia do Republicano, ocorrida em New Hampshire na terça-feira, o ex-presidente confirmou o favoritismo ao vencer Haley com 11 pontos de vantagem.
GOVERNO LANÇA PLANO COM R$ 300 BI PARA INDÚSTRIA
O encontro do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Indústria (CNDI), na segunda-feira (22), foi marcado pelo lançamento do programa "Nova Indústria Brasil" (Foto). O plano do governo federal visa disponibilizar R$ 300 bilhões em investimentos para implementar uma nova política para o setor em seis áreas prioritárias (Cadeias agroindustriais, Saúde, Transformação digital, Descarbonização, Defesa e Bem-estar nas cidades). De acordo com o projeto, os recursos serão disponibilizados em forma de linhas de crédito, que poderão ser reembolsáveis ou não-reembolsáveis, e por meio do mercado de capitais. A verba para o programa será administrada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. O "Nova Indústria Brasil" prevê ações e metas para o desenvolvimento do setor até 2033. O plano foi desenvolvido pelos membros do CNDI, BNDES e 21 entidades representativas dos trabalhadores, da sociedade civil e do setor produtivo.
SOBE NÚMERO DE MORTOS EM NAUFRÁGIO NA BA
Homens do Corpo de Bombeiros encontraram dois corpos, na manhã da terça-feira (23), nas proximidades da Ilha de Maria Guarda, na Baía de Todos os Santos. Com o resgate dos corpos de um adulto e uma criança, os trabalhos foram concluídos e o número de mortos na tragédia chegou a oito. Outras seis pessoas ficaram feridas. O naufrágio da embarcação aconteceu na noite de 21 de janeiro, durante uma travessia entre Maria Guarda e a cidade de Madre de Deus, a 65 quilômetros de Salvador. De acordo com as primeiras investigações, os passageiros voltavam de um evento e uma briga durante o trajeto resultou no naufrágio. O equipamento batizado como "Gostosão FF" tinha a documentação regular, mas estava registrado na Capitania dos Portos na classe "Saveiro", que não permite o transporte de pessoas. As autoridades ainda investigam um suposto excesso de viajantes no momento do acidente. De acordo com a Marinha, mais de 20 pessoas viajavam na embarcação (Que tinha capacidade para 10). O proprietário e comandante do equipamento, Elder Costa, sobreviveu ao acidente e foi ouvido pela Polícia. Ele disse que teve a embarcação invadida pelos passageiros, que o convenceram a fazer a viagem.
AVIÃO MILITAR É DERRUBADO NA RÚSSIA COM 74 PESSOAS
A aeronave modelo Ilyushin il-76 caiu em uma área residencial no distrito de Korochansky, na cidade de Belgorod, fronteira com a Ucrânia, na quarta-feira (24), quando levava 74 pessoas da Rússia para o país governado por Volodymyr Zelenski. Dentre as vítimas fatais, haviam 65 prisioneiros ucranianos, que estavam sendo levados para serem trocados por prisioneiros russos. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os radares detectaram os lançamentos de dois mísseis pela Ucrânia. Segundo Vyacheslav Gladkov, governador de Belgorod, após ser atingido, o avião militar caiu e explodiu, matando todos os ocupantes instantaneamente. A Defesa russa classificou o episódio como um "ato de barbárie e terrorismo". Um segundo avião, que acompanhava o equipamento abatido, desviou a rota e conseguiu se livrar dos ataques. A troca de prisioneiros entre os dois países foi retomada em janeiro, após meses de impasse.
EX-ABIN É ALVO DE OPERAÇÃO QUE INVESTIGA ESPIONAGEM
Agentes da Polícia Federal cumpriram, na quinta-feira (25), 21 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem (PL - Foto), três servidores da Abin e sete policiais federais. As diligências ocorreram nas cidades da Brasília, Juiz de Fora, São João Del Rei e Rio de Janeiro. Além de serem alvos das buscas, os policiais foram suspensos das funções. A "Operação Vigilância" é uma extensão da investigação que apura um suposto monitoramento ilegal da Abin durante o governo de Jair Bolsonaro. De acordo com as investigações, a agência utilizou o programa secreto "FirstMile" para monitorar políticos, jornalistas, advogados e opositores do ex-presidente a partir dos seus celulares. A PF estima que 30 mil pessoas tenham sido espionadas. Segundo evidências obtidas em outubro de 2023, a estrutura paralela montada na Abin produzia informações para benefício pessoal, uso político e interferências na própria corporação. Se comprovadas as acusações, Ramagem e outros envolvidos responderão pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados pela lei.
CORTE DE HAIA SE MANIFESTA SOBRE ISRAEL E PALESTINA
A Corte Internacional de Justiça emitiu, na sexta-feira (26), a sentença referente a acusação feita pela África do Sul contra Israel no dia 29 de dezembro de 2023. O governo de Benjamin Netanyahu foi acusado de praticar genocídio contra a população da Faixa de Gaza. Na decisão, a Corte alertou que as operações militares podem causar danos irreversíveis à população palestina e determinou que Israel tome medidas para "prevenir um genocídio", evitando a violação da Convenção Sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio das Nações Unidas. A sentença, lida pela presidente do CIJ, Joan Donoghue, não conclui que os israelenses tenham cometido o crime, mas pediu que o país envie um relatório mostrando as ações tomadas na prática para garantir o cumprimento das medidas cautelares. Por outro lado, Israel classificou a acusação da África do Sul como "difamação" e chegou a colocar em dúvida o cumprimento de decisões desfavoráveis à nação. Desde 7 de outubro de 2023, mais de 26 mil pessoas morreram na guerra entre o grupo Hamas e Israel
GOVERNO ESTADUAL DECRETA EMERGÊNCIA POR DENGUE EM MG
O decreto de situação de emergência em saúde pública do cenário epidemiológico de arboviroses foi publicado na edição do sábado (27) do Diário Oficial de Minas Gerais. De acordo com a publicação, o estado confirmou 11.490 casos de dengue e 3.067 de Chikungunya só nas primeiras três semanas de 2024. No caso da dengue, há uma predominância de infecções causadas pelo sorotipo 1, embora também hajam registros do sorotipo 3. O decreto tem validade de 180 dias e autoriza o governador do estado, Romeu Zema, a tomar medidas administrativas para conter os casos de arboviroses, adquirir insumos e materiais, além de contratar serviços necessários aos atendimentos sem licitação. O documento também instalará o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses, que será coordenado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e irá monitorar a gestão da situação de emergência.
Fontes: G1, Ig, Folha de São Paulo.
Fotos: Ron DeSantis (Reprodução); Lançamento "Nova Indústria Brasil" (Marcelo Camargo / Agência Brasil); Alexandre Ramagem (Agência Câmara).
Comentários
Postar um comentário