ARGENTINA VAI ÀS URNAS PARA ESCOLHER NOVO PRESIDENTE
O primeiro turno das eleições presidenciais foi realizado no domingo (22). Mais de 35 milhões de argentinos estavam aptos a votar no pleito, que teve três nomes em destaque: O ultraliberal Javier Milei, da coalizão "A Liberdade Avança" (LLA), o atual ministro da Economia do país, Sergio Massa, da "União pela Pátria" (UP) e a conservadora Patricia Bullrich, da coalizão "Juntos pela Mudança". Além de escolher o novo ocupante da Casa Rosada, os argentinos renovaram parte do Congresso, elegendo 130 deputados e 24 senadores, e definiram os governadores das províncias de Bueno Aires, Catamarca e Entre Ríos e o novo prefeito da capital. A apuração teve início assim que as urnas foram fechadas e terminou com Sergio Massa em primeiro, com 36,64% dos votos, e Javier Milei em segundo, com 30,01%. Patricia Bullrich teve 23,83%. Com o segundo turno definido, ambos voltarão a se enfrentar em 19 de novembro. O novo presidente toma posse no dia 10 de dezembro.
ATAQUE DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS EM SP
Um estudante armado atacou colegas da Escola Estadual Sapopemba, na manhã da segunda-feira (23), na zona leste da capital paulista. No ataque, Giovanna Bezerra da Silva (Foto), de 17 anos foi atingida na cabeça e morreu no local, enquanto dois feridos foram encaminhados ao hospital. O atirador é aluno do 1º ano do Ensino Médio e foi apreendido por policiais militares após a ação. De acordo com a Polícia Civil, a arma utilizada no crime era do pai do aluno e é legalizada. As motivações do ataque serão investigadas pelo 70º Distrito Policial da Vila Ema, no entanto, primeiras informações deram conta de que o suspeito fez um boletim de ocorrência em abril afirmando ter sofrido ameaças e agressões de outros alunos. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o Laboratório de Crimes Cibernéticos foi acionado para auxiliar a Polícia de São Paulo nas investigações do 11º ataque em escolas no país em 2023. O corpo de Giovanna foi enterrado na terça-feira.
SEGURANÇA É REFORÇADA APÓS ATAQUES NO RJ
A zona oeste do Rio de Janeiro amanheceu na terça-feira (24) com cerca de 300 homens da Força Nacional atuando em suas vias expressas para reforçar a segurança. A medida foi tomada após uma série de ataques à ônibus ocorridos no dia anterior. A região também teve a circulação de coletivos reduzida e parte das escolas fechada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 36 ocorrências de incêndio foram registradas nos maiores ataques já registrados no estado. Os trabalhos de combate às chamas contaram com 200 militares de 15 quartéis. As ações criminosas foram coordenadas pela maior milícia da região em represália à morte de Matheus Rezende, conhecido como "Faustão", ocorrida durante uma operação da Polícia Civil na comunidade Três Pontes.
LÍDERES ISLÂMICOS SE ENCONTRAM NO LÍBANO
O Secretário-Geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e os líderes da Jihad Islâmica, Ziad Nakhale, e do Hamas, Saleh Al-Arouri, se reuniram em Beirute (Foto), capital do Líbano, na quarta-feira (25), para tratar da guerra entre Hamas e Israel. Os grupos são considerados os principais movimentos islâmicos na região dos conflitos. De acordo com jornais locais, eles classificaram os ataques de Israel como "agressão traiçoeira e brutal contra o povo oprimido" e exaltaram o que chamaram de "vitória da resistência em Gaza e na Palestina". Os líderes teriam definido novos passos na guerra, no entanto, os detalhes não foram divulgados. Foi o primeiro encontro dos representantes dos grupos desde o início dos conflitos, em 7 de outubro. No mesmo dia, o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza atualizou o número de mortos para 6.055 e o de feridos para 15.143. Na sexta-feira, a ONU aprovou uma resolução simbólica que pedia ajuda e acesso à Faixa de Gaza. No mesmo dia, Israel iniciou uma ofensiva que atacou 150 alvos subterrâneos do Hamas e contra-atacou o Hezbollah. O país também anunciou as mortes de líderes do grupo que iniciou os ataques aos israelenses.
POLÍCIA DIVULGA DETALHES DE MASSACRE NOS EUA
A polícia norte-americana divulgou, na quinta-feira (26), o balanço geral da série de ataques ocorridos na noite anterior em Lewiston, cidade do estado de Maine. Na ocorrência, um homem de 40 anos, identificado como Robert R. Card (Foto), efetuou disparos em uma pista de boliche e um restaurante deixando mortos e mais de 13 feridos. As primeiras informações sobre o crime davam conta de 22 mortos, horas depois, o número foi atualizado para 18. Card é reservista do Exército dos Estados Unidos, instrutor de tiro e chegou a ser internado por duas semanas em um centro de saúde mental no início do ano. Após o massacre realizado com um fuzil semiautomático, o atirador fugiu, deixando a região em alerta. Policiais encontraram um carro branco abandonado a cerca de 12 quilômetros do local dos ataques. As autoridades locais fecharam as escolas públicas e pediram que os moradores permanecessem em casa durante as buscas, que contaram com mais de 100 policiais. O corpo do homem foi encontrado na sexta-feira, na cidade vizinha a Lewiston.
CENSO 2022: DADOS APONTAM ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO
Os novos dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na sexta-feira (27), apontaram que a população com 65 anos ou mais representa 10,9% dos 203 milhões de habitantes do Brasil. A taxa é 57,4% maior que a registrada pelo Censo de 2010. As crianças de até 14 anos representam 19,8%, enquanto os cidadãos de 15 a 64 anos atingiram o percentual de 69,3%. De acordo com os estudos do IBGE, o envelhecimento da população tem como principais motivos a redução do número de filhos que as mulheres têm atualmente e à redução da mortalidade em todos os grupos etários analisados, em especial, os idosos. No Censo de 2010, a idade média do brasileiro era de 29 anos. O novo levantamento cravou 35 anos como idade mediana da população. Dentre as regiões, o Sudeste tem a maior idade mediana, 37 anos, enquanto o Norte possui a menor: 29. No quesito "Homens e Mulheres", o Censo apontou que existem 6 de milhões a mais de pessoas do sexo feminino em relação à população masculina. A queda de 1,9% determinou que hoje existem 94,2 homens para cada 100 mulheres. Os dados servem como base para destinação de recursos públicos por parte dos governos.
MARIDO DE CANTORA É PRESO APÓS DESCOBERTA DO CORPO NA BA
Ederlan Santos Mariano foi preso na madrugada do sábado (28), em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Ele foi levado para a 25ª Delegacia Territorial após confessar ter matado a mulher, Sara de Freitas Souza. A cantora gospel de 35 anos havia desaparecido no dia 24 de outubro e seu corpo foi encontrado parcialmente carbonizado três dias depois. Com informações desencontradas de Ederlan, que chegou a prestar queixa do desaparecimento, a família de Sara começou a desconfiar da participação dele no sumiço. O mandado de prisão temporária de Ederlan Macedo tem prazo de 30 dias e foi expedido com base na informação do delegado do caso, Euvaldo Costa, de que o homem tentou destruir provas armazenadas no celular da vítima para prejudicar as investigações. O casal (Foto) teve uma filha de 11 anos. Fontes: Terra, Uol, R7, Ig.
Fotos: Giovanna Bezerra da Silva (Reprodução / Redes Sociais); Reunião Hezbollha, Hamas e Jihad Islâmica (Hezbollah Media Relations Office / AP); Sara Mariano e Ederlan Macedo (Reprodução / Redes Sociais).
Comentários
Postar um comentário