TOP SEVEN (17 a 23 de Setembro)

CENIPA REALIZA PERÍCIA EM AVIÃO QUE CAIU NO AM

   Equipes de peritos do Instituto de Identificação do Amazonas e investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira chegaram à cidade de Barcelos, no domingo (17), para realizar perícia no avião que caiu um dia antes, matando 14 pessoas. O acidente aconteceu no momento da aterrissagem da aeronave (Foto) que conduzia doze passageiros e dois tripulantes. Dentre os passageiros, todos eram turistas e estavam no município para a prática de pesca esportiva. Após a tragédia, os corpos foram acondicionados em um ginásio de Barcelos e transferidos para o Instituto de Medicina Legal de Manaus no dia seguinte. Homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil também foram enviados ao local do acidente para dar apoio às investigações. A primeira suspeita é que o mau tempo na região no momento da descida tenha causado a queda, no entanto, as causas serão apuradas pelo CENIPA e pela Polícia Civil.

UNIVERSIDADE EXPULSA ALUNOS POR ATOS OBSCENOS

   Seis alunos do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro foram expulsos, na segunda-feira (18), após um vídeo em que eles e mais alguns estudantes aparecem mostrando as partes íntimas, durante uma partida de vôlei feminino, viralizar nas redes sociais. As cenas que repercutiram na Internet foram registradas em maio deste ano, durante uma competição entre universidades do município de São Carlos. No momento mais polêmico, cerca de vinte alunos abaixaram as calças nas arquibancadas e praticaram atos obscenos para atletas da equipe de vôlei. Em determinado momento, eles invadiram a quadra e se exibiram pelo espaço. Em comunicado, a Unisa confirmou a expulsão dos estudantes que foram identificados no vídeo e classificou os atos como "execráveis". Órgãos de Educação lamentaram e repudiaram o ocorrido. Já a Polícia Civil determinou o registro de um boletim de ocorrência para investigar o caso. Ao longo da semana o número de expulsos aumentou para 15. Os calouros têm entre 18 e 19 anos.

BRASIL ABRE ASSEMBLEIA-GERAL DA UNO NOS EUA

   A 78ª edição da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas foi realizada, na terça-feira (19), em Nova York. Mantendo a tradição, o Brasil foi o primeiro país a discursar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto) foi o primeiro a falar depois da abertura conduzida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. O destaque do evento em 2023 foi a ausência dos líderes da Rússia (Vladimir Putin), China (Xi Jinping), Índia (Narenda Modi), Reino Unido (Rishi Sunak) e França (Emmanuel Macron). Em seu discurso de aproximadamente 20 minutos, Lula falou sobre o combate à desigualdade e à fome, cobrando ações dos países ricos. Ele também destacou o cuidado com o clima, defendendo o desenvolvimento sustentável, e falou sobre Paz, criticando a guerra.  Outros representantes também discursaram durante o encontro, como os de Cuba, Colômbia e África do Sul. Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, também falou e reclamou do arsenal nuclear da Rússia, pedindo união para vencer o que classificou como "agressor".

PF DEFLAGRA OPERAÇÕES CONTRA GARIMPO ILEGAL

   Agentes da Polícia Federal cumpriram quatro mandados de prisão e outros 48 de busca e apreensão, na quarta-feira (20). As diligências ocorreram no Distrito Federal e nos estados do Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins. As três operações investigam a comercialização de ouro extraído de garimpos ilegais em terras Yanomami e na Venezuela. Estima-se que a ação criminosa tenha movimentado cerca de R$ 6 bilhões. A operação "Eldorado" se concentrou em Roraima e teve os dois mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Boa Vista. A ação "Emboadas" ocorreu no Amazonas e cumpriu outros dois mandados de prisão e mais 16, entre busca e apreensão e medidas cautelares. No Tocantins, a PF deflagrou a "Lupi", que investiga a exploração de ouro em áreas indígenas e em unidades de conservação federal. Um mandado de prisão preventiva e outros cinco de busca e apreensão foram cumpridos. Ativos financeiros, veículos e aeronaves dos investigados foram indisponibilizados.

STF FORMA DERRUBA MARCO TEMPORAL "INDÍGENA"

      A Suprema Corte retomou a análise da aplicação da tese que estipula um marco temporal na demarcação de áreas indígenas, na quinta-feira (21), em Brasília. De acordo com a teoria, os povos indígenas só poderiam reivindicar terras se comprovassem que elas estavam em seu poder até o dia 5 de outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada. Iniciada com um placar de 5 a 2, a décima primeira sessão sobre o tema foi aberta com o voto do ministro Luiz Fux. O Marco Temporal já tinha os votos contrários do relator, Edson Fachin, e dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli, e os favoráveis de Nunes Marques e André Mendonça. Em seu voto, Fachin afirmou que a posse indígena deve ser determinada com base na Constituição, que lhe garante o direito originário às terras. Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber seguiram o entendimento do relator e derrubaram a ação, que começou a ser deliberada em agosto de 2021. O placar final foi de 9 a 2.

SEGURANÇA PÚBLICA DE SP: QUEDA DE PRÉDIO MATOU WALEWSKA

   O Boletim de Ocorrência sobre a morte de Walewska Moreira de Oliveira foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, na sexta-feira (22), e apontou que a campeã olímpica de vôlei morreu ao cair do 17º andar de um edifício residencial no bairro dos Jardins, na capital paulista. O documento confirma que a ocorrência foi comunicada às 20h19 da quinta-feira, cerca de duas horas após o fato. Em depoimento, a gestora do condomínio contou que Walewska Oliveira estava sozinha na área de lazer do prédio desde às 16h50. Ao despencar, a ex-atleta caiu na sacada do primeiro andar. Uma unidade médica chegou ao local e tentou reanimar a ex-jogadora. O 78º Distrito Policial investiga o caso e trabalha com suspeita de suicídio, já que uma carta em tom de despedida foi encontrada em uma pasta. Prestes a completar 44 anos, no dia 1º de outubro, Wal iniciou no vôlei na adolescência e jogou em clubes do Brasil e do exterior. Foi convocada para a seleção brasileira pela primeira vez em 1997. Entre os prêmios conquistados com a equipe, estão o bronze nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, e o ouro, em Pequim, em 2008. A ex-central se aposentou das quadras em 2022. Ela deixou o marido, Ricardo Mendes. O velório e enterro do corpo de Walewska foram realizados no sábado, em Belo Horizonte.

PARQUE PASSA POR VISTORIA APÓS ACIDENTE EM PE

   Os fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco realizaram uma vistoria no parque de diversões Mirabilândia, na manhã do sábado (23), em Olinda. A visita ocorreu um dia depois da atração "Wave Swinger" apresentar problemas e arremessar Dávine Muniz Cordeiro, de 34 anos, ao chão. Ela caiu de uma altura de cerca de 10 metros e foi socorrida pelo Samu para o Hospital da Restauração, na região central do Recife, com traumatismo craniano grave e fraturas nos membros superiores. Além do CREA, servidores do Procon estiveram no local e solicitaram à administração do Mirabilândia um relatório com a documentação referente a manutenção periódica dos brinquedos. O parque, que foi interditado horas após o ocorrido, ficará fechado até a apresentação da documentação. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o atestado de vistoria concedido pela corporação ao Mirabilândia é válido até 26 de janeiro de 2024.   

Fontes: Terra, G1, Uol, Isto É.

Fotos: Queda de avião (Portal Remador); Luiz Inácio Lula da Silva (Mike Segar / Reuters); Walewska Oliveira (Reprodução). 

Comentários