TOP SEVEN (23 a 29 de Julho)

ESPANHÓIS VÃO ÀS URNAS PARA ELEGER DEPUTADOS E SENADORES

   A Espanha viveu um domingo (23) de eleições gerais para a composição do Parlamento. Estiveram em jogo 350 cadeiras no Congresso dos Deputados e 208 assentos no Senado. Estima-se que 70% dos 37,5 milhões de eleitores tenham se dirigido aos centros de votação e que 2,5 milhões de pessoas tenham votado por correio. Após o fechamento das urnas, a apuração teve início. O grande vencedor do pleito foi o Partido Popular (PP), de direita, de Alberto Nuñez Feijoó, que conquistou 136 assentos. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do presidente Pedro Sánchez, garantiu o segundo lugar, com 122 cadeiras. O partido de extrema-direita Vox alcançou 33 cadeiras, enquanto o Sumar, da esquerda, ficou com 31. Como nenhum dos partidos elegeu 176 deputados, o mínimo para garantir maioria e a posse do governo espanhol, um novo pleito deverá ser organizado se os partidos não formarem uma coalizão.

OPERAÇÃO PRENDE ENVOLVIDOS EM MORTE DE VEREADORA

   A Polícia Federal deflagrou a operação "Élpis", na manhã da segunda-feira (24), no Rio de Janeiro. Junto com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio (Gaeco/MPRJ), a corporação prendeu o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa (Foto) e cumpriu sete mandados de busca e apreensão. As diligências fizeram parte da primeira fase da investigação que apura as mortes da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, ocorridas em 14 de março de 2018. Os dois foram assassinados dentro de um carro após serem perseguidos pelo bairro do Estácio. A assessora de Marielle na época, Fernanda Chaves, foi a única sobrevivente do atentado. Suel, como é conhecido, já havia sido preso em 2020, acusado de obstruir as investigações sobre o caso. No mesmo dia, o ex-policial militar Élcio Queiroz confessou, através de "delação premiada", que Ronnie Lessa matou Marielle e Anderson com uma submetralhadora. O também ex-policial está preso há quatro anos.

LENY ANDRADE E DÓRIS MONTEIRO SÃO VELADAS NO RJ

   Os corpos das cantoras (Foto) foram velados na terça-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em cerimônia aberta ao público. Ambas eram amigas e haviam morrido no dia anterior, na capital fluminense. Leny Andrade era carioca e fez sucesso internacional cantando Jazz e Bossa Nova ao longo de seis décadas de carreira. Ela tinha 80 anos e estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, onde tratava uma pneumonia e broncopatia inflamatória. Já Dóris Monteiro tinha 88 anos e, segundo familiares, morreu em casa de causas naturais. Dóris também era carioca  e começou a carreira na Rádio Nacional, em 1947. Além da carreira na música, em que se destacou principalmente no estilo romântico, a cantora apresentou programas de televisão e participou de filmes do cinema nacional. Após as despedidas, os corpos foram cremados.

FITCH AUMENTA NOTA DE CRÉDITO DO BRASIL

   A agência de classificação de risco elevou a nota de crédito do país de "BB-" para "BB", com perspectiva estável, na quarta-feira (26). De acordo com a Fitch, a melhora na nota do Brasil foi reflexo do "desempenho macroeconômico e fiscal melhor que o esperado". A agência complementou sua decisão afirmando que, apesar das tensões políticas persistentes desde 2018, o Brasil progrediu em importantes reformas". O selo "BB" tem grau especulativo e significa que o país ainda apresenta incertezas sobre situações econômicas adversas, mas está menos vulnerável a curto prazo. Ainda na quarta-feira, a Fitch revisou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil, de 0,7% para 2,3%, em função do desempenho do setor agrícola, do mercado de trabalho aquecido e do aumento dos investimentos do governo.

TRABALHADOR É ENCONTRADO VIVO APÓS EXPLOSÃO NO PR

   Após oito horas de buscas, um trabalhador foi encontrado com vida, na madrugada da quinta-feira (27), em meio aos escombros de parte do silo da Companhia Vale (Foto), em Palotina, no oeste do Paraná. O homem de naturalidade haitiana foi um dos sobreviventes de uma série de explosões, ocorridas na tarde do dia anterior, que deixaram oito pessoas mortas e 11 feridas. Com queimaduras pelo corpo, o trabalhador foi encaminhado em estado grave para um hospital de Cascavel. Cerca de 30 socorristas do Corpo de Bombeiros, equipes especializadas e cães farejadores participaram da operação de socorro às vítimas do acidente. Duas aeronaves também foram utilizadas nos trabalhos. Ao menos cinco explosões ocorreram em um túnel que interliga os armazéns do silo. De acordo com a corporação, o local fechado e com partículas inflamáveis contribuiu para a tragédia. Em nota, a Vale afirmou que as causas serão investigadas.

IBGE: DESEMPREGO VAI A 8% NO SEGUNDO TRIMESTRE

   Os novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na sexta-feira (28), apontaram nova redução na taxa de desemprego do Brasil no trimestre encerrado em junho. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o desemprego atingiu 8% e representa 36,8 milhões de pessoas desempregadas. Foi o melhor resultado da PNAD Contínua desde 2014, quando a taxa de desocupação estava em 6,9%. A população ocupada cresceu 1,1% e hoje é de 98,9 milhões de brasileiros. A taxa de trabalhadores do setor privado sem carteira assinada também aumentou (2,4%), chegando a 13,1 milhões de pessoas. A pesquisa também mostrou que o Brasil tem 38,7 milhões de trabalhadores informais, 5,8 milhões de domésticos e 3,7 milhões de desalentados (Pessoas que desistiram de procurar trabalho). Já o rendimento real habitual do brasileiro está em R$ 2.921, estável em relação ao trimestre anterior.

INCÊNDIO ATINGE APARTAMENTO NA CAPITAL DE PE

   O fogo teve início por volta das 10h do sábado (29), em um apartamento do 26º andar do edifício localizado na Zona Norte do Recife. Uma baba e um jovem com deficiência foram os primeiros a deixar o local. Outros três jovens saíram do apartamento na sequência e os dois últimos ocupantes, junto com um cachorro, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, também responsável por debelar as chamas. De acordo com a corporação, a principal suspeita é de que o incêndio tenha tido início após um curto circuito em um condicionador de ar. Entre as sete pessoas que estavam na residência no momento do incidente, estava a atriz e influencer digital Maísa Silva (Foto). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Fontes: G1, Agência Brasil, CNN Brasil e Ig.

Fotos: Maxwell Simões Corrêa (Hermes de Paula / Agência O Globo); Leny Andrade e Dóris Monteiro (Montagem / G News Blog); Explosão no Paraná (Divulgação / Correio no Ar); Maísa Silva (Reprodução / TV Globo).

Comentários