TOP SEVEN (5 a 11 de Março)

TUBARÃO ATACA ADOLESCENTE EM PRAIA DE PE

   O ataque do animal marinho aconteceu na manhã do domingo (5), na praia de Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes (Foto). O adolescente tomava banho na região próxima a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, onde casos de ataque são recorrentes e a entrada no mar é proibida por decreto municipal. Após o incidente, a vítima foi levada de helicóptero ao Hospital da Restauração, na área central do Recife, onde passou por cirurgia de emergência e teve a perna amputada. No dia seguinte, uma adolescente foi atacada em outro ponto da mesma praia. Ela teve o antebraço arrancado pelo animal e foi socorrida. Em menos de 15 dias, o estado registrou três ataques de tubarão. Um surfista também foi atacado por tubarão na praia dos Milagres, em Olinda, no dia 20 de fevereiro. André Luiz Gomes, de 32 anos, ficou dez dias internado e não sofreu sequelas da mordida na perna esquerda. Desde 1992, o estado registrou 75 ocorrências envolvendo tubarões na sua costa, sendo 65 no continente e 10 na ilha de Fernando de Noronha.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ACIONA PF SOBRE JOIAS DE BOLSONARO

   O ministro da Justiça Flávio Dino formalizou, na segunda-feira (6), o pedido para investigação de possíveis crimes cometidos pelo governo de Jair Bolsonaro na tentativa de trazer joias de forma ilegal ao Brasil. Os itens avaliados em R$ 16,5 milhões (Foto) foram um presente do governo da Arábia Saudita para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e terminaram apreendidos pela Receita Federal em outubro de 2021. A apreensão ocorreu porque as joias não foram declaradas nem como item pessoal e nem como presente para o estado brasileiro. De acordo com a Receita, a conduta da comitiva do Ministério de Minas e Energia, que trouxe as peças, foi irregular. Entre os crimes que serão investigados pela Polícia Federal, estão o de descaminho (Tentativa de driblar o pagamento de impostos), peculato (Apropriação de um bem por um funcionário público) e lavagem de dinheiro (Tentativa de ocultar a origem ilícita de um bem). No dia seguinte, Bolsonaro falou em entrevista que ficou com um segundo pacote de joias, que tinha relógios e abotuaduras.

INCÊNDIO MATA DOIS EM SHOPPING DO MA

   As chamas tiveram início por volta das 16h da terça-feira (7), em uma sala de cinema que fica no terceiro pavimento do Rio Anil Shopping, no bairro de Turu, em São Luís. O fogo se espalhou rapidamente e deixou um saldo de dois mortos. Outras treze pessoas ficaram feridas no incêndio e foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais da região. Nos casos mais graves, foram registradas queimaduras de 2º e 3º graus. O Corpo de Bombeiros do Maranhão realizou os trabalhos de combate às chamas e de rescaldo após o controle do incêndio. Na sequência, iniciaram a busca por sobreviventes e resgate de corpos. O primeiro foi encontrado por volta das 22h30 e o segundo, três horas depois. De acordo com as primeiras informações, o fogo começou em um projetor. No dia seguinte, o Centro Integrado de Operações de Segurança identificou as vítimas fatais: Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, e Yasmin Gomes Campos, de 21. 

QUEDA DE TETO PROVOCA CONFUSÃO EM SHOPPING DE SP

   A queda de parte do teto do Osasco Plaza Shopping causou confusão e correria nos corredores do centro comercial, na tarde da quarta-feira (8). Quatro veículos que estavam estacionados no pavimento superior despencaram nas proximidades da praça de alimentação do shopping. O desabamento também causou o rompimento de uma tubulação de água. Apesar o tumulto causado pelo acidente, não houve registro de feridos. De acordo com o superintendente do Osasco Plaza Shopping, David Trindade Junior, houve apenas danos materiais e a estrutura do estabelecimento não foi afetada. A Defesa Civil interditou o shopping e investigações vão apontar as causas do desabamento. O Osasco Plaza já foi palco de outra tragédia em 11 de junho de 1996, quando uma explosão causada por vazamento de gás no subsolo matou 42 pessoas e feriu outras 472. Cinco pessoas chegaram a ser condenadas, mas duas delas (Um dos proprietários e um administrador) foram absolvidos pelo STJ em 2005.

SEQUESTRO TERMINA APÓS 17 HORAS NO PA

   Uma mulher de 26 anos foi liberada (Foto), na manhã da quinta-feira (9), após ser mantida como refém junto com os três filhos ao longo de dezessete horas, em Belém. O drama teve início na noite anterior, quando os quatro utilizavam um carro de aplicativo. Durante a viagem, o veículo foi abordado por um homem armado com uma faca. O motorista conseguiu fugir e acionou a Polícia. A ação tumultuou o trânsito na região e se estendeu pela madrugada, quando os dois filhos maiores da mulher, de 10 e 7 anos, foram liberados. As negociações na Avenida Augusto Montenegro entraram pela manhã da quinta-feira e contaram com a presença de atiradores de elite. Familiares do sequestrador estiveram no local e afirmaram que ele tinha problemas psiquiátricos e estava em surto. A filha menor, de 3 anos, foi liberada minutos antes de mãe. Ao fim do sequestro, o homem foi preso.

ACIDENTE MATA QUATRO MULHERES EM RODOVIA DO MS

   A colisão frontal aconteceu na noite da sexta-feira (10), na rodovia BR-163, na divisa entre os municípios de Campo Grande e Jaraguari, no Mato Grosso do Sul. O acidente ocorreu durante uma ultrapassagem irregular e vitimou quatro mulheres que seguiam em um Fiat Argo para a cidade Rio Verde de Mato Grosso (a 203 quilômetros da capital), onde participariam de um aniversário. Apenas uma ocupante do veículo sobreviveu a colisão e foi levada para a Santa Casa. O motorista da caminhonete Hilux envolvida na ocorrência sofreu ferimentos leves e também foi socorrido. As vítimas fatais foram Letícia de Mello da Silva, de 28 anos, Lais Moriningo Paim, de 29, Kaena Guilhen Fernandes, de 29, e a condutora do veículo, Carolina Peixoto dos Santos, de 28. Os velórios e enterros tiveram início no sábado.

LI QIANG É NOMEADO PRIMEIRO-MINISTRO DA CHINA

   O ex-líder do Partido Comunista de Xangai, Li Qiang (Foto), assumiu o cargo de premiê da China no sábado (11). O político de 63 anos será o responsável pela administração geral do país nos próximos anos. Na votação que o elegeu, Qiang teve 2.936 votos a favor, 3 contrários e 8 abstenções entre os delegados que compõem a Assembleia Popular Nacional (APN). A resolução de Xi Jinping que indicou o nome de Li ao cargo foi lida no grande Salão do Povo de Pequim. Em seu discurso após a eleição, o novo primeiro-ministro prometeu trabalhar para a construção de um país socialista e moderno. Li Qiang começou a vida profissional como operário em uma estação de bombeamento de irrigação. A ligação com Xi Jinping vem desde que foi chefe de gabinete quando o atual presidente comandou o partido em Zhejiang, entre os anos de 2004 e 2007. Ainda no sábado, os deputados elegeram Zhang Youxia e He Weidong para a vice-presidência da Comissão Militar Central e Zhang Jun para a presidência da Suprema Corte.  

Fontes: G1, Terra, O Globo e Ig.

Fotos: Ataque de Tubarão (Reprodução / Twitter); Joias de Bolsonaro (Reprodução); Mulher refém no PA (Reprodução / RecordTV); Li Qiang (Noel Celis / AFP).

Comentários