SIMULADOR DO TSE "TREINA" PARA ELEIÇÕES


   No pleito que acontece no dia 2 de outubro, cinco cargos serão escolhidos na urna eletrônica: Deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Uma sequência que pode causar atrasos dependendo da facilidade que o eleitor tem para conduzir a votação. Geralmente é uma tarefa mais árdua para as pessoas com menor grau de instrução ou com dificuldades tecnológicas.

   É exatamente visando essas pessoas que o simulador da urna eletrônica foi desenvolvida pela Tribunal Superior Eleitoral. O meio didático segue a mesma dinâmica da urna eletrônica e serve como um "treino" para quem vai encarar o equipamento nas eleições e tem medo de "pagar mico", demorando uma eternidade na cabine de votação. Primeiramente, é preciso acessar o site: https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/. Você será direcionado a essa página...


   Você encontrará quatro tipos de votação. A primeira opção é a que será utilizada por todo o Brasil. Devido a algumas particularidades, o Distrito Federal segue outra dinâmica. No caso da opção "Eleições Gerais (Exterior)", só é possível votar para o cargo de Presidente. Ainda há uma quarta opção: Eleições Municipais 2024, que só acontecem daqui a dois anos.

   Confira abaixo a simulação da votação em primeiro turno com os cinco cargos disputados em 2022:


   Como você pode conferir na imagem acima, o processo é fácil e bem didático. Vale a pena dar uma praticada antes de enfrentar a urna eletrônica no dia 2 de outubro.

Imagens: Reprodução / Simulador TSE

Comentários