ABAIXO-ASSINADO PEDE NOBEL DA PAZ PARA BRASILEIRO


   Instituído desde 1901, o Prêmio Nobel condecora personalidades e instituições que promovem estudos e realizam trabalhos em prol da humanidade em cinco campos: Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. A honraria recebeu o nome do seu incentivador, Alfred Bernhard Nobel, que viveu entre 1833 e 1896. Ao longo de 120 anos, quase mil pessoas e cerca de 30 instituições receberam o prêmio, que é composto por uma quantia em dinheiro (De 10 milhões de coroas suecas), diploma e medalha.

   O Brasil já teve um representante agraciado com o Prêmio Nobel. Trata-se do biólogo Peter Brian Medawar, vencedor da honraria de Medicina em 1960. Apesar de ser filho de um libanês com uma inglesa, Peter nasceu na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Com dupla cidadania, ele deixou o país para estudar na Inglaterra na adolescência, após ganhar uma bolsa de estudos do governo britânico. Ele ganhou o Nobel pelo seu estudo sobre a tolerância imunológica e o transplante de órgãos.

   Agora, 62 anos depois do prêmio de Medawar, os brasileiros se unem para que um representante nato concorra ao Nobel da Paz: Júlio Lancellotti. O abaixo-assinado foi instaurado na plataforma "Change.org" e tem a meta de reunir o mínimo de 50 mil assinaturas para chamar a atenção de Berit Reiss-Andersen, a presidente do Comitê Norueguês do Nobel. O texto que descreve o trabalho realizado pelo padre paulista é do jornalista Jaime Chade e até o momento já foi endossado por quase 40 mil participantes.

   A carta traz uma breve dissertação sobre os problemas sociais enfrentados em todo o planeta e destaca as dificuldades financeiras que o Brasil vem sofrendo, resultando no número trágico de famílias vivendo na extrema pobreza: 17,5 milhões. O texto enaltece a figura do sacerdote, o classificando como "uma pessoa que coloca a pobreza no centro de sua ação". Participar do abaixo-assinado é simples e fácil. Acesse o site https://www.change.org/p/nobelprize-padre-julio-lancellotti-para-nobel-da-paz-carta-de-jamil-chade-pela-erradica%C3%A7%C3%A3o-da-fome e clique em "Assinar este abaixo-assinado".

UMA BREVE BIOGRAFIA

   Natural de São Paulo, Júlio Renato Lancellotti nasceu em 27 de dezembro de 1948 e teve o primeiro contato com a vida religiosa aos 12 anos. Estudou enfermagem e pedagogia, além de atuar como professor antes de ser ordenado padre, em abril de 1985. No ano seguinte, se tornou titular da Paróquia São Miguel Arcanjo da Mooca e iniciou o trabalho que o tornou conhecido: O de amparo aos mais pobres. Além das famílias humildes, Lancellotti realizou outros projetos com portadores do vírus HIV, menores infratores e pessoas em situação de rua.

Foto: Montagem / G News Blog - Foto de Felipe Gonçalves

Comentários