TOP SEVEN (20 a 26 de Fevereiro)

ATLÉTICO-MG BATE O FLAMENGO E LEVA A SUPERCOPA

   A final da Supercopa do Brasil de 2022 aconteceu no domingo (20), na Arena Pantanal, em Cuiabá, no Mato Grosso. Diante de um público de 30 mil pagantes, o Atlético Mineiro (Foto) abriu a contagem aos 41 minutos do primeiro tempo, com o gol de Nacho Fernández. Gabigol empatou aos 10 minutos do segundo tempo e Bruno Henrique ampliou para o Flamengo, aos 18. Não demorou muito para Hulk voltar a deixar tudo igual. Ele marcou aos 29 minutos da segunda etapa. Com o empate mantido no tempo regulamentar, as duas equipes foram para os pênaltis. Hulk, Nacho Fernández, Ademir, Guilherme Arana e Vargas marcaram na primeira rodada de chutes. Guga perdeu. Do lado flamenguista, Lázaro, Vitinho, Diego, David Luiz e Gabigol converteram. William Arão desperdiçou. Na cobrança alternada, Jair, Nathan Silva e Hulk fizeram pro Galo. Everson, Mariano e Godín perderam. No Flamengo, Gomes e Léo Pereira converteram. Matheuzinho, Fabrício Bruno, Hugo Souza e Vitinho não fizeram. Placar final nos pênaltis: 8 a 7.

FAMÍLIA TENTA SALVAR BRASILEIRA PRESA NA TAILÂNDIA

   O jornal Correio Braziliense publicou, na segunda-feira (21), a estória de Mary Hellen Coelho Silva, de 22 anos. A mineira foi presa no dia 14 de fevereiro, ao desembarcar no aeroporto de Bangkok, junto com outros dois brasileiros portando cerca de 15 quilos de cocaína. A carga estava distribuída em três malas e é avaliada em R$ 7 milhões. O fato de a Tailândia punir o tráfico internacional de drogas com pena de morte fez a família da jovem acionar o Itamaraty para tentar reverter a possível pena capital. Segundo familiares de Mary, ela havia pedido demissão do emprego em um restaurante, que fica na cidade de Pouso Alegre, e chegou a comentar que viajaria para o país asiático, no entanto, não deu mais detalhes. Eles acreditam que a mulher possa de ter sido enganada sem saber o conteúdo das bagagens. Em nota, o Itamaraty informou que acompanha a situação.

EDSON FACHIN TOMA POSSE NA PRESIDÊNCIA DO TSE

   O ministro do Supremo Tribunal Federal assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, na terça-feira (22), em Brasília. Edson Fachin (Foto) deve comandar o TSE até agosto, quando se encerra o seu prazo de quatro anos como integrante da Corte Eleitoral. Alexandre de Moraes também tomou posse do cargo de vice-presidente do TSE e deve assumir a presidência quando Fachin deixar o cargo.  A cerimônia foi rápida e não contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Em seu discurso de posse, Fachin afirmou que a Corte será implacável na defesa da Justiça Eleitoral, que não se renderá e que é preciso assegurar a democracia no Brasil. Entre os desafios listados pelo novo presidente, está o de fortalecer as eleições e proteger e prestigiar a verdade sobre a integridade do processo de eleição no país.

PAULINHA ABELHA MORRE AOS 43 ANOS EM SE

   A vocalista da Banda Calcinha Preta morreu, na quarta-feira (23), no Hospital Primavera, que fica na cidade de Aracaju. Ela estava internada desde o dia 11 de fevereiro com problemas renais. Ao chegar de uma temporada de shows em São Paulo, Paulinha Abelha se queixou de dores. Após ser levada à instituição médica, o quadro evoluiu para um coma. Com o agravamento do quadro neurológico, a equipe médica a submeteu a exames clínicos que atestaram a morte encefálica. O velório aconteceu na quinta-feira, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, e foi aberto ao público. Filha de comerciantes do interior de Sergipe, Paulinha iniciou a carreira na adolescência, cantando na banda Panela de Barro. Passou por outros grupos até chegar no grupo Calcinha Preta, em que ficou nacionalmente conhecida.

RÚSSIA DECLARA GUERRA À UCRÂNIA

   Era madrugada da quinta-feira (24) quando o presidente Vladimir Putin iniciou uma "operação militar especial" atacando a Ucrânia (Foto). O anúncio da invasão ao solo ucraniano foi feito pelo próprio presidente russo em cadeia nacional. Os bombardeios começaram na capital do país, Kiev, e em Kharkiv. Por semanas, as tensões entre os países deixavam o mundo em alerta. Do lado russo, 150 mil soldados e grande quantidade de armamento bélico estavam posicionados na fronteira. O receio de que a Ucrânia se alie a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - Que na visão de Putin representa uma ameaça à segurança da Rússia - motivou os ataques. Só no primeiro dia de bombardeios, 137 pessoas morreram e 316 ficaram feridas. Milhares de cidadãos começaram a fugir para países vizinhos. A invasão mexeu com a economia, derrubando bolsas e causando a subida do dólar. Vários países condenaram os ataques e anunciaram sanções.

GOVERNO TROCA DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL

   Márcio Nunes de Oliveira é o novo diretor-geral da Polícia Federal. O anúncio foi feito na sexta-feira (25), pelo Governo Federal. Ele era secretário-executivo do Ministério da Justiça, segundo posto mais importante da pasta, e assume a vaga deixada por Paulo Maiurino. que vai para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Nunes é delegado da corporação desde 2003 e já ocupou o cargo de superintendente da PF no Distrito Federal, além de dirigir a Divisão de Controle de Produtos Químicos e o Serviço de Análise de Dados de Inteligência Policial da Divisão de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas. Nunes é o quarto titular da PF desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Maurício Valeixo e Rolando de Souza foram outros ocupantes do cargo.

TELEGRAM BLOQUEIA CONTA DE BOLSONARISTA

   O aplicativo de mensagem bloqueou, no sábado (26), as contas de três canais de Allan dos Santos. O Telegram cumpriu a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, expedida um dia antes com validade de 24 horas. Caso desrespeitasse a decisão, a plataforma seria punida com dois dias de suspensão no Brasil. Nas contas bloqueadas, Santos tinham cerca de 125 mil seguidores. O militante bolsonarista é alvo de investigação que apura a existência de uma milícia digital que tem o objetivo de atacar instituições brasileiras, como o Senado Federal, Tribunal Superior Eleitoral e o próprio STF. Após o bloqueio, o bolsonarista criou uma nova conta, batizada como "conta reserva" e intitulada "Allan dos Santos 2".   

Fontes: Globo Esporte, Uol, G1 e Agência Brasil.

Fotos: Atlético MG (Redes Sociais Oficiais do Atlético MG); Edson Fachin (Abdias Pinheiro / Secom / TSE); Paulinha Abelha (Reprodução / Instagram); Ataque à Ucrânia (ANSA).

Comentários