MANIFESTAÇÕES POR IMPEACHMENT VÃO ÀS RUAS
Convocados pelos movimentos Brasil Livre e Vem Pra Rua (Foto), os atos a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro ocorreram em 18 capitais e no Distrito Federal no domingo (12). Apesar de contar com possíveis candidatos à presidência nas eleições de 2022, como Ciro Gomes e João Doria, as manifestações na Avenida Paulista atraíram apenas cerca de 6 mil pessoas, segundo estimativas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A baixa adesão aos atos também aconteceu em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, entre outros. Desde maio deste ano, cinco manifestações contra o atual governo foram promovidas. O Partido dos Trabalhadores ficou de fora das ações, mas confirmou estar engajado nos protestos marcados para o dia 2 de outubro e 15 de novembro. Membros do governo ironizaram as manifestações.
PGR DEFENDE SUSPENSÃO DE MEDIDA SOBRE "FAKE NEWS"
O parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, na segunda-feira (13), defendeu que o trecho que altera o Marco Civil da Internet fosse suspenso até que o plenário da Corte julgue o caso e tome a decisão final. De acordo com a Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro, as plataformas de redes sociais seriam proibidas de executar remoção "arbitrária" e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores. A MP gerou repercussão negativa entre oposição e setores da sociedade civil por dificultar, entre outras coisas, a retirada de perfis e conteúdos que disseminam "fake news". Augusto Aras defendeu que, além do STF, o assunto seja aprofundado no Congresso Nacional. O caso rendeu uma série de ações de partidos opositores ao governo no Supremo. A Advocacia Geral da União enviou parecer defendendo a rejeição destas ações.
QUEDA DE AVIÃO MATA SETE PESSOAS EM SP
A aeronave de pequeno porte caiu na manhã da terça-feira (14) em uma mata do bairro Santa Rosa, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Após a queda, o avião explodiu matando todos os tripulantes no local, que fica ao lado da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, a Fatec. Além do piloto e do copiloto, a aeronave era ocupada por cinco pessoas da mesma família, que seguiam do Aeroporto de Piracicaba para o estado do Tocantins. Homens da Polícia e do Corpo de Bombeiros foram enviados ao local para dar apoio às operações de resgate dos corpos e contenção das chamas. Equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram no local para a realização de perícias.
PC CONFIRMA CORPO DE EMPRESÁRIO DESAPARECIDO NO RJ
De acordo com informações da Polícia Civil do Rio de Janeiro, na quarta-feira (15), o corpo encontrado no mar de Ilha Grande é do empresário Leonardo Machado, de 50 anos, desaparecido desde o dia 22 de agosto. Ele e a ex-mulher, Cristiane Nogueira, de 48 anos, saíram para um passeio de barco e sumiram horas depois. Com a falta de comunicação do casal (Foto), familiares foram até Angra dos Reis e registraram os desaparecimentos, dando início as operações de buscas. O corpo de Cristiane foi encontrado uma semana depois, na restinga de Marambaia, na zona oeste do Rio. Laudos não identificaram sinais de violência. Os primeiros exames no corpo de Leonardo apontaram afogamento como causa da morte. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de naufrágio e busca o barco.
SAÚDE SUSPENDE VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES
O ministro da Saúde confirmou, em entrevista coletiva na quinta-feira (16), a suspensão da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades. Mesmo as pessoas entre 12 e 17 anos que já tomaram a primeira dose terão o ciclo da imunização paralisado. Entre os motivos elencados está a morte de uma adolescente de 16 anos que está sendo investigada em São Paulo. Ela teve uma reação após ter recebido a vacina da Pfizer. Marcelo Queiroga pôs em dúvida a segurança dos imunizantes para o público. Na entrevista, o ministério anunciou que 1.545 eventos adversos foram registrados em um grupo de 3,5 milhões de adolescentes imunizados. Horas depois, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divergiu da decisão da pasta, por considerar não haver elementos suficientes para ligar a morte ao uso do imunizante. No primeiro dia, sete capitais paralisaram a vacinação dos adolescentes.
ANVISA REALIZA FISCALIZAÇÃO NA PREVENT SENIOR
Os agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária estiveram na sexta-feira (17), na sede da operadora de planos de saúde Prevent Senior, em São Paulo. Por quatro horas, foram recolhidos documentos e pedidas explicações sobre acusações de cerceamento ao exercício da atividade médica dos profissionais que prestam serviços à rede. A Prevent Senior também é acusada de ocultar mortes de pacientes que foram usados, sem conhecimento, em testes de eficácia dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina. A disseminação do "Kit Covid" era um acordo entre a operadora e o governo federal. As denúncias foram feitas por um grupo de médicos que trabalhou para a Prevent. O dossiê foi encaminhado para a CPI da Covid do Senado. Segundo eles, nove pessoas morreram e não duas, como consta no estudo que chegou a ser divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro. Os dois medicamentos não têm eficácia comprovada.
SPACEX CONCLUI PRIMEIRA MISSÃO COM CIVIS
A cápsula Dragon, da SpaceX, aterrisou no Oceano Atlântico, no sábado (18), nos Estados Unidos. Batizada de Inspiration4, a primeira missão espacial composta apenas por civis durou três dias. Nenhum astronauta profissional participou da viagem. Assim que pousaram, Jared Isaacman, Heyley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor (Foto) passaram por uma bateria de exames. Durante os três dias que passou orbitando a terra, o equipamento chegou a atingir a velocidade de 27 mil km/h (Cerca de 20 vezes a velocidade do som). O lançamento havia ocorrido no dia 15, na Kennedy Space Center, que fica em Orlando, na Flórida. Com a façanha, a SpaceX, do bilionário Elon Muks, o turismo espacial ganhou seu voo de estreia. A expectativa é promover passeios espaciais no futuro.
Fontes: Folha de São Paulo, Terra, G1, Uol, Isto É e CNN.
Fotos: Manifestação (Divulgação /Governo de São Paulo); Leonardo Andrade e Cristiane Nogueira (Reprodução); Missão Espacial (Twitter / SpaceX)
Comentários
Postar um comentário