MULTIDÃO HOMENAGEIA PROFESSOR MORTO NA FRANÇA
Milhares de pessoas foram para as ruas, no domingo (18), na França. Eles prestaram homenagens ao professor Samuel Paty (Foto), morto em um ataque terrorista dois dias antes. Manifestações ocorreram em várias cidades, sendo a maior delas registrada na Praça da República, em Paris. Samuel foi morto ao utilizar uma caricatura do Profeta Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão e teve a cabeça decapitada. A Polícia deteve 11 suspeitos de participar da ação. O suposto autor do crime foi morto ao negar entregar uma faca que tinha nas mãos. Ele tinha 18 anos, era russo de origem chechena e vivia como refugiado na cidade de Evreux, no noroeste de Paris. Autoridades políticas participaram dos atos e uma investigação foi iniciada pela Procuradoria Nacional Antiterrorista da França.
BANDIDOS SEQUESTRAM TREM NO RJ
Um grupo formado por 10 criminosos interceptou uma composição ferroviária da Supervia Trem, na manhã da segunda-feira (19), no Rio de Janeiro. Tudo aconteceu na área da estação Jacarezinho, que fica na zona norte da cidade. Eles fugiam de uma operação deflagrada pela Polícia Militar. Os dois maquinistas foram abordados quando levavam o trem para manutenção e foram obrigados a levar os criminosos até a estação Mangueira. Ao chegar no local, os homens desembarcaram e seguiram a pé pela linha férrea com destino ignorado. Após o sequestro, o Grupamento de Policiamento Ferroviário foi acionado. Os maquinistas foram levados para a estação da Central do Brasil, onde receberam apoio psicológico. Nenhum deles foi ferido na ação.
DORIA TEM BENS BLOQUEADOS POR JUSTIÇA DE SP
Réu em processo por improbidade administrativa, o governador de São Paulo, João Doria (Foto), teve R$ 29 milhões em bens bloqueados pela 14ª Vara da Fazenda Pública da Capital, na terça-feira (20). No processo, movido pelo Ministério Público do Estado desde 2018, Doria é acusado de fazer autopromoção utilizando as verbas públicas da propaganda do programa "Asfalto Novo". A ação irregular, que ocorreu quando o tucano ainda era prefeito de São Paulo, resultou em um prejuízo aos cofres públicos de R$ 29,4 milhões. Patrimônios como imóveis, veículos e valores nas contas de banco em nome do governador ficarão bloqueados para ressarcir o município caso, ao fim do processo, Doria seja condenado. A defesa dele informou que recorrerá da decisão e questionou o fato da decisão sair às vésperas das eleições municipais.
SENADO APROVA KASSIO MARQUES PARA O STF
Após nove horas de sabatina, o Senado aprovou o nome de Kassio Marques (Foto) para o Supremo Tribunal Federal, na quarta-feira (21). O primeiro indicado de Jair Bolsonaro ao STF vai assumir a vaga deixada por Celso de Mello, que se aposentou no dia 13 de outubro. A votação secreta teve início após a sessão de perguntas dos senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça da casa. O resultado foi de 57 votos favoráveis e 10 contrários ao nome do piauiense de 48 anos. Kassio Marques foi advogado por 15 anos e juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Em 2011, passou a integrar a equipe de desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A nomeação do novo ministro foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira. Ainda não há data para sua posse na Suprema Corte.
MOTORISTA ROBSON: JUSTIÇA RUSSA PRORROGA PRISÃO
Em audiência ocorrida na quinta-feira (22), a Justiça da Rússia prorrogou até abril de 2021 a prisão preventiva de Robson Nascimento (Foto). O motorista trabalhava para o jogador Fernando quando foi preso portando duas caixas de medicamento com cloridato de metadona, substância proibida no país, em fevereiro de 2019. Os remédios eram para o sogro do atleta, William Faria. Robson sempre negou que soubesse do conteúdo da mala. Desde então, advogados de defesa tentam tirar o homem da prisão, sem sucesso. Atualmente, o motorista está preso na Penitenciária de Kashira. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro entrou nas negociações. Ele enviou uma carta para Vladimir Putin, através da embaixadora Márcia Donner Abriu, pedindo que a Justiça do país reconsidere o caso do brasileiro.
IBGE: DESEMPREGO SOB NOVAMENTE
Novos dados divulgados na sexta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontaram que o desemprego no Brasil aumentou em setembro. O triste resultado foi mostrado pela edição mensal da Pnad Covid19. O levantamento é realizado desde maio e mede os impactos da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho brasileiro. Segundo o IBGE, 13,5 milhões de pessoas estavam desempregadas em setembro, o maior número desde o início do levantamento. Para se ter uma ideia, em maio, quando começou a ser medida, a quantidade de pessoas sem emprego formal era de 10,1 milhões. A boa notícia é que a população ocupada subiu de 95,1 milhões em agosto para 96,4 milhões em setembro. Já entre os que trabalhavam remotamente no nono mês de 2020, o número é de 8,1 milhões.
TRUMP ANTECIPA VOTO NOS EUA
O presidente e candidato à reeleição votou em um centro eleitoral de West Palm Beach, na Flórida, na manhã do sábado (24). Donald Trump antecipou seu voto em 10 dias, algo que é permitido nas eleições norte-americanas. Estima-se que cerca de 50 mil cidadãos já tenham votado no pleito. Ao deixar o local de votação, ele conversou com a imprensa e brincou: "Votei em um cara chamado Trump". Em função da pandemia, foi criado um protocolo sanitário nas seções de votação, como obrigatoriedade de máscaras e distanciamento. Após votar, Trump manteve a agenda de campanha, com atos na Carolina do Norte, Ohio e Wisconsin. Ainda durante a semana, o presidente participou do último debate presidencial. As eleições dos Estados Unidos estão marcadas para o dia 3 de novembro.
Fontes: G1, Ig, Terra, Uol e O Globo.
Fotos: Samuel Paty (Extraída do site "The Economist"), João Doria (Roberto Casimiro / Agência O Globo); Kassio Marques (Reprodução / Redes Sociais); Robson Nascimento (Reprodução).
Comentários
Postar um comentário