COMO DENUNCIAR ABUSOS DOS CANDIDATOS


   Está aberta a temporada de "caça ao voto". Aquela velha falsidade que só perde para os tradicionais abraços e apertos de mão das festas de fim de ano. Candidatos para cima e para baixo tentando aqueles quatro anos que podem mudar a vida deles (E no Brasil mudam mesmo!!!). Tem de tudo: Velhas raposas, figuras públicas, anônimos bizarros e, claro, muita irregularidade. E é aí que entra a ferramenta que vamos te apresentar nesta postagem de hoje: O Pardal.

   O aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (E atualizado recentemente) com a finalidade de oferecer ao eleitor meios de denunciar comportamentos antiéticos dos candidatos. Denunciar é fácil. Se você encontrar campanhas irregulares (Santinhos, placas e fotos espalhados por locais proibidos, compras de voto, sujeira em via pública), basta enviar seu relato (Se tiver com foto ou vídeo para comprovar, melhor ainda!!!).


   Uma vez acessado o aplicativo, basta clicar no símbolo de adição para começar a denunciar. De cara, o sistema pede que você especifique a situação, entre duas opções: Propaganda eleitoral irregular ou Outros crimes eleitorais. Basta escolher e prosseguir. Você deverá preencher informações como estado, município, bairro e o endereço onde flagrou a irregularidade. É possível anexar provas e concluir. 


   Se você quiser ficar no anonimato diante dos analistas da sua denúncia, é claro que o aplicativo lhe permite, mas para isso, você deve marcar a opção "Sigilo" no campo referente ao denunciante. Lembrando que o anonimato não é motivo para usar de má fé nas denúncias. O aplicativo, inclusive, deixa claro que ficando caracterizada o mau uso do serviço, o usuário responderá pelo ato e estará sujeito a penalidades.

   É óbvio que você não precisar denunciar nada "no escuro". Isto porque o aplicativo também lhe informa tudo o que é permitido ou não nas campanhas. Todas a informações da legislação eleitoral estão disponíveis na aba do rodapé, no botão "Orientações". É praticamente uma Bíblia sobre os comportamentos políticos (Vale a pena dar uma conferida, é bem interessante).


   Bem, quando você concluir sua denúncia, ela será enviada para os analistas. Esse envio vai gerar um número de protocolo. E é através dele que você pode acompanhar o andamento da sua solicitação. Sempre que você quiser saber o que aconteceu com sua denúncia, basta acessar "Pesquisar" no rodapé principal e, em seguida, digitar o número de protocolo. Simples e prático.


   Por último, tem o botão "Mais Info". Nessa aba você ficará por dentro de informações sobre o aplicativo e como receber informativos regulares sobre as eleições através de aplicativos de mensagem. O "Tira-dúvidas" do WhatsApp pode ser acionado quando você enviar a mensagem "Oi" para o número (61) 9637.1078. Ainda na aba "Mais Info", tem o velho e conhecido "Termo de Uso". 


   Agora é com você. Gostou?? Ficou interessado em participar do combate às más práticas do jogo político?? Basta baixar o aplicativo para o sistema Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.trees.pardalmobile&hl=pt_BR) ou IOS (https://apps.apple.com/br/app/pardal/id1138128680). Faça seu papel de verdadeiro "Cidadão de Bem" e "Mande brasa".

Fotos: Reprodução / Pardal TSE

Comentários