Lisboa foi o palco da grande final da temporada 2019/2020 da Champions League da UEFA. De portas fechadas, as equipes do Paris Saint-German e Bayern de Munique, lideradas por Neymar e Lewandowski, respectivamente, fizeram uma partida disputada. Enquanto a equipe alemã chegou a sua 11ª final da "Champions", os franceses viviam a expectativa da primeira participação em um jogo decisivo. Apesar de dominado pelo Bayern, o primeiro tempo foi marcado por mais finalizações do PSG (Foram seis). Na segunda etapa, o jogo foi mais "pegado". O meia Coman abriu o placar para o Bayern aos 14 minutos. A equipe francesa não conseguiu reverter a derrota e os alemães levantaram o troféu pela sexta vez (Já haviam vencido em 1974, 1975, 1976, 2001 e 2013).
POLÍCIA CUMPRE MANDADOS NA CASA DE FLORDELIS NO RJ
Conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, a operação realizada na manhã da segunda-feira (24) contou com o apoio da Polícia Civil. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Entre os locais visitados pelos agentes, está a casa onde a parlamentar mora, em Niterói. Os 11 mandados de prisão expedidos pela 13ª Vara Criminal de Niterói eram contra pessoas próximas ao pastor Anderson do Carmo, morto em 16 de junho de 2019. Segundo o MP-RJ, Flordelis foi a mandante e "organizadora" da morte do marido. Por ter foro privilegiado, ela não foi presa, mas foi formalmente acusada por homicídio triplamente qualificado, homicídio tentado, associação criminosa, uso de documento ideologicamente falso e falsidade ideológica.
GOVERNO ANUNCIA NOVO PROGRAMA HABITACIONAL
"Casa Verde e Amarela" é o nome do programa, apresentado no Palácio do Planalto na terça-feira (25), que substituirá o "Minha Casa, Minha Vida". Criado por medida provisória, o programa visa oferecer juros menores e atingir um maior número de beneficiários, sobretudo, no Norte e Nordeste. Segundo afirmou o presidente Jair Bolsonaro, a meta é que o "Casa Verde e Amarela" chegue a 1,6 milhão de famílias até 2024. A estimativa é reduzir a taxa de juros, que hoje varia de 5% a 5,5%, em pelo menos 0,5% para famílias com renda de até R$ 2 mil mensais. Também haverá uma ampliação no limite de valor dos imóveis. A ideia é incentivar o setor de construção civil a atuar no Norte e Nordeste. O financiamento do programa continuará saindo dos cofres do FGTS e será reforçado pelo Fundo do Desenvolvimento Social (FDS).
AÇÃO PENAL CONTRA SERRA É SUSPENSA PELO STF
Além de suspender, na quarta-feira (27), a ação da "Lava Jato de São Paulo"contra o senador José Serra e sua filha, Verônica, Gilmar Mendes ampliou o alcance da suspensão para todas as investigações contra o tucano. Ele também concedeu acesso amplo às provas que envolvem o ex-governador a sua defesa. A suspensão da ação já havia sido concedida por Dias Toffoli no final de julho. Com as decisões dos magistrados, a operação "Revoada", que buscava aprofundar as investigações contra Serra, foi paralisada. O senador havia sido denunciado por recebimento de propina da Odebrecht para beneficiar a empresa nas obras do Rodoanel. Os repasses teriam ocorrido entre 2006 e 2007. O recurso atendido pelo STF argumentava que a Justiça Federal não concedeu acesso às provas existentes.
ARNALDO SACCOMANI MORRE EM SP
O produtor musical de 71 anos morreu, na madrugada da quinta-feira (27), em sua casa na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo. Segundo uma das filhas de Arnaldo Saccomani, Julia, o pai "teve uma passagem tranquila com todos os familiares". A cerimônia de velório teve apenas duas horas e aconteceu no Parque do Memorial, em Embu das Artes. Produtor de sucesso desde a década de 1960, Saccomani produziu nomes como Tim Maia, Rita Lee, Ronnie Von e Mamonas Assassinas. Nos anos 2000, o produtor passou a participar de programas de televisão como jurado, no SBT. Ele deixou a emissora no início do ano. Desde 2019, o produtor passava por constantes problemas de saúde e chegou a ser internado na UTI de um hospital de São Paulo.
JUSTIÇA AFASTA WILSON WITZEL DO GOVERNO DO RJ
O governador do estado foi afastado do cargo por 180 dias em decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, na sexta-feira (28). Wilson Witzel também está proibido de ter contato com funcionários e ter acesso às dependências do governo. Ele, a mulher e outras sete pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República por corrupção. Um dos 17 mandados de prisão cumpridos foi do Pastor Everaldo, presidente nacional do PSC. A Polícia Federal ainda cumpriu 72 mandados de busca e apreensão, um deles tendo como alvo a primeira-dama do Rio, Helena Witzel. Irregularidades na saúde motivaram as investigações. Temporariamente, o estado fica sob comando do vice-governador, Cláudio Castro, outro alvo da operação desta sexta-feira. No sábado, Witzel passou mal e foi levado ao hospital. exames constataram uma inflamação na próstata. Ele foi medicado e liberado.
MORTE DE ATOR COMOVE FAMOSOS E ANÔNIMOS PELO MUNDO
O sábado (29) foi de homenagens ao ator Chadwick Boseman (Foto), morto após uma longa batalha contra um câncer no cólon. O anúncio da morte foi feito no fim da noite de sexta-feira, através da conta oficial do ator em uma rede social, causando comoção em famosos e anônimos de todo o mundo. Segundo o comunicado, ele morreu em sua casa, em Los Angeles, cercado pela esposa e familiares. Boseman tinha 43 anos e foi diagnosticado com o câncer de nível 3 em 2016. Nascido na Carolina do Sul, era formado em Belas Artes pela Howard University e estreou na televisão em 2003, participando de um episódio da série "Third Watch". Viveu grandes personagens no cinema, entre eles, o cantor James Brown e "Pantera Negra", um dos heróis da franquia "Vingadores", da Marvel.
Fontes: Globo Esporte, Uol, O Globo e G1.
Fotos: Bayern de Munique (Reprodução); Flordelis (Cleia Viana / Câmara dos Deputados); Arnaldo Saccomani (Divulgação), Chadwick Boseman (Reprodução).
Comentários
Postar um comentário