PRESIDENTE DO STF É INTERNADO EM SP
Dias Toffoli (Foto) foi levado ao Hospital Nova Star, no domingo (19), em Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do presidente do Supremo Tribunal Federal, ele sofreu um acidente doméstico em sua casa na cidade de Marília, no interior do estado. Na queda, Toffoli bateu a cabeça e sofreu um pequeno corte. Apesar de ser internado e passar por exames de raio X, o ministro passou bem e esteve consciente durante todo o tempo. Ele foi submetido a uma sutura e recebeu alta médica no fim da noite do mesmo dia.
VACINA CONTRA CORONAVÍRUS AVANÇA NO REINO UNIDO
A revista científica "The Lancet" publicou, na segunda-feira (20), dados que mostraram que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca é segura e eficaz na criação de anticorpos contra o coronavírus. As informações são da primeira e segunda fase dos estudos clínicos, que envolveram 1.077 pessoas e foram realizadas entre 23 de abril e 21 de maio, no Reino Unido. Além de não apresentar efeitos colaterais graves (Apenas fadiga, dores de cabeça e muscular, além de febre), a vacina produziu anticorpos e glóbulos brancos que ajudam no combate ao vírus. O trabalho da Universidade de Oxford está na terceira fase, sendo testado simultaneamente em 50 mil pessoas distribuídas por Brasil, África do Sul e Reino Unido. Em solo brasileiro, 5 mil pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia estão participando dos testes. A AstraZeneca estima que a vacina comece a ser distribuída ainda em 2020.
RENOVAÇÃO DO FUNDEB É APROVADA NA CÂMARA
O texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que renova o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi aprovado, na terça-feira (21), na Câmara dos Deputados. No total, foram 499 votos favoráveis e 7 contrários (No primeiro turno) e 492 votos a 6 (No segundo turno) que aprovaram o texto da Professora Dorinha (DEM-TO), relatora da PEC na casa. Pela matéria, o investimento da União no fundo aumenta dos atuais 10% para 23%. O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica no país e reúne parcelas de impostos. Quando um estado ou município não consegue atingir o valor mínimo a ser gasto por aluno no ano, o governo federal complementa a receita. A PEC segue para o Senado, onde também será votada em dois turnos. Ainda não há data para a análise dos senadores.
OPERAÇÃO PRENDE VEREADOR NO LITORAL SUL DE PE
Denominada "Rateio", a operação foi deflagrada na manhã da quarta-feira (22), pela Polícia Civil, no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. Entre os alvos, esteve o 1º secretário da Câmara dos Vereadores do município, Flávio do Fórum, que foi ouvido e encaminhado para o Centro de Observação e Triagem de Abreu e Lima, o Cotel. Segundo as investigações, existia um esquema de "rachadinha" e de nepotismo na Câmara. Servidores dos gabinetes dos vereadores devolviam parte dos salários (Em alguns casos até 90%) aos parlamentares. Movimentações suspeitas, como exoneração e recontratação, também chamaram a atenção dos investigadores. Segundo a Polícia, de 2017 até agora, cerca de R$ 2,5 milhões foram desviados dos cofres do legislativo. Os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, falsidade documental, organização criminosa e frustração de direito trabalhista.
AGNELO QUEIROZ É ALVO DE OPERAÇÃO NO DF
O ex-governador foi um dos alvos da operação "Alto Escalão", deflagrada na quinta-feira (23), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal. Durante as diligências, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. A ação foi um desdobramento da operação "Check-Out", realizada desde 2019, que investiga o pagamento de propina ligado à contratação de leitos hospitalares. Segundo o Ministério Público do DF e Territórios, o esquema ocorreu durante a gestão do petista, entre 2011 e 2014. O pagamento ilícito correspondia a 10% do contrato dos leitos e era pago por meio de contratos fictícios de publicidade entre a prestadora do serviço e órgãos do governo estadual. Só a empresa Hospimetal pagou R$ 462 mil a pessoas ligadas a gestão de Agnelo Queiroz (Foto).
BRASIL ESTÁ FORA DA TEMPORADA 2020 DA FÓRMULA 1
A notícia foi confirmada oficialmente, na sexta-feira (24), pela organização da competição automobilística. O Grande Prêmio do Brasil estava marcado para acontecer no dia 13 de novembro e foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. É a primeira vez desde 1973 que o país sai do roteiro da Fórmula 1. No mesmo dia, a organização do evento também anunciou o cancelamento das corridas no México, Canadá e Estados Unidos, países que também têm sido bastante afetados pela pandemia. A temporada 2020 da Fórmula 1 começou em 5 de julho, com o Grande Prêmio da Áustria (Foto), quatro meses após a data prevista para o início, e deverá ser concluída com 16 etapas, seis a menos que o programado.
PREFEITURA DO RIO CANCELA RÉVEILLON DE COPACABANA
A mais conhecida festa de ano novo do Brasil foi cancelada, segundo comunicado divulgado pela prefeitura do Rio de Janeiro, no sábado (25). Em seu anúncio, a Riotur afirmou que o evento "não é viável neste cenário de pandemia, sem a existência de uma vacina". O Réveillon de Copacabana reúne todos os anos cerca de 3 milhões de pessoas, muitas delas oriundas de outros estados e países. Segundo a prefeitura, uma nova proposta de celebração deve ser apresentada nos próximos dias. A expectativa é que o novo modelo de "Réveillon" seja 100% financiado pela iniciativa privada. Outra virada de ano tradicional dos brasileiros, na Avenida Paulista, também foi cancelada pela prefeitura de São Paulo, em anúncio oficial ocorrido no dia 17 de julho.
Fontes: G1, Uol, Folha de São Paulo e Ig.
Fotos: Dias Toffoli (Extraída do site "Jornal de Jundiaí"); Agnelo Queiroz (Sheyla Leal / AgPT); GP da Áustria 2020 (Peter Fox / Getty Images).
Comentários
Postar um comentário