TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (23 a 29 de Junho)

BRASIL PERDE PRA FRANÇA E DEIXA MUNDIAL DE FUTEBOL FEMININO

   Sob o comando do técnico Vadão, as meninas do Brasil (Foto) enfrentaram as francesas, no domingo (23), no estádio de Le Havre, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Com um primeiro e segundo tempo equilibrados entre as equipes, terminando em empate de 1 a 1, a decisão ficou para a prorrogação. Gauvin marcou aos 22 minutos do primeiro tempo, mas, após consulta ao VAR, o gol foi anulado. A francesa voltou a enfiar a bola na rede, desta vez válido, e finalmente abriu o placar aos 7 da segunda etapa. Aos 17, Thaísa aproveitou o rebote e deixou tudo igual. No tempo extra, Henry sacramentou a classificação da França para as quartas de final no primeiro minuto do segundo tempo. O elenco, exceto a jogadora Marta, chegou ao país na terça-feira e foi recebido com festa no aeroporto.

HOMEM ATIRA EM POLICIAIS DURANTE BRIGA EM SP

    A venda de um carro quase terminou em tragédia, na segunda-feira (24), em um edifício de classe média alta da Vila Clementino, na zona sul de São Paulo. O atirador, identificado como Renato Alves, havia comprado um veículo, mas desistiu alegando problemas mecânicos. O vendedor foi buscar o carro e, ao encontra-lo com avarias, afirmou que não cancelaria a venda. Irritado, Renato iniciou uma briga. Policiais foram ao local para resolverem o problema. Em um determinado momento, o homem entrou no edifício e começou a disparar contra os PMs. Dois ficaram feridos e foram levado para o Hospital São Paulo. O suspeito fugiu e a Polícia deu início a uma caçada pelos 36 apartamentos do prédio, porém, sem resultados. Alves segue desaparecido.

ASSASSINATO CRUEL DE GAROTA ASSUSTA PE

   A morte de uma jovem de 14 anos (Foto), na terça-feira (25), repercutiu internacionalmente devido a crueldade. Levada por outras duas jovens, de 15 anos, até a praia de Maria Farinha, na Região Metropolitana do Recife, a garota passou a ser torturada. As suspeitas a espancaram, afogaram e a esfaquearam até a morte. O ato criminoso foi filmado e postado em uma rede social. Após o assassinato, ambas foram detidas pela população local e estregues a Polícia. Ambas já tinham passagem por instituições para menores infratores. Segundo as investigações, a menina assassinada teve um relacionamento com uma das agressoras. Após o término, ela começou um novo relacionamento, mas a suspeita não aceitava o fim do namoro. Ainda não está confirmado se a garota foi a praia por vontade própria ou foi coagida a ir. O enterro ocorreu sob forte comoção na quarta-feira, no Cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife.

MILITAR É PRESO COM DROGAS EM AVIÃO PRESIDENCIAL

   O sargento da aeronáutica foi preso, na quarta-feira (26), após desembarcar em Sevilha, na Espanha. Manoel Silva Rodrigues (Foto) era um dos tripulantes do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que servia de apoio ao presidente Jair Bolsonaro na viagem para Osaka, no Japão. A comitiva participou da reunião de cúpula do G20. Na bagagem do militar, foram encontrados 39 quilos de cocaína. A prisão foi efetuada no momento em que a aeronave fez a escala. Em função do ocorrido, o avião que conduzia Bolsonaro acabou fazendo sua escala em Portugal, seguindo na sequência para o Japão. A droga estava distribuída em 37 pacotes com cerca de um quilo cada. Fontes policiais afirmaram a imprensa que o entorpecente não estava camuflado. Jair Bolsonaro ordenou que uma investigação seja aberta e que, confirmada a culpa, o militar seja punido severamente. O Brasil também está colaborando no inquérito espanhol.

LARANJAS DE 2018 VOLTAM A ASSOMBRAR PSL

   Mateus Von Rondon, assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi preso durante a operação "Sufrágio Ostentação", na manhã da quinta-feira (27), em Brasília. Outras duas pessoas ligadas a Marcelo também foram presas em Minas Gerais por intermédio das investigações de supostas candidaturas laranjas do PSL nas eleições legislativas de 2018. O PSL, partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, tem sido alvo de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral desde o início do ano. Há suspeita de que candidatos "de fachada" tenham sido usados para desvio de recursos do fundo eleitoral. Eles recebiam dinheiro para campanhas que não existiam e devolviam ao partido, recebendo uma pequena parte em troca. Segundo a PF, os repasses eram feitos através de uma empresa aberta por Rondon apenas para esse fim. Ao término das eleições, a empresa foi fechada. Além das prisões temporárias, foram cumpridos mandados de busca e apreensão.   

BOLSONARO PARTICIPA DE REUNIÃO DO G20 NO JAPÃO

   Em sua primeira participação na reunião de cúpula do G20, Jair Bolsonaro se reencontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira (28), no Japão. Durante o encontro, os líderes discutiram temas como a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a situação da Venezuela e a guerra comercial com a China. Assim como no primeiro encontro, ocorrido nos EUA em março, Trump e Bolsonaro trocaram elogios. O brasileiro ainda o convidou a visitar o país antes das eleições presidenciais norte-americanas de 2020. O destaque foi a assinatura de um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, após mais de 20 anos de negociações. A expectativa é que a abertura dos comércios turbine a economia do Brasil. Ainda na sexta-feira, os integrantes do G20 fizeram a foto oficial do encontro de dois dias (Foto).

EXPLOSÃO EM PRÉDIO DEIXA UM MORTO E FERIDOS NO PR

   O acidente aconteceu, na manhã do sábado (29), em um apartamento no sexto andar do prédio residencial que fica no bairro de Água Verde, em Curitiba. A força da explosão arremessou um garoto de 11 anos, que estava no apartamento, para fora do prédio. Ele teve uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado pela equipe do Corpo de Bombeiros. Encaminhado para o Hospital do Trabalhador em estado grave, o menino foi submetido a duas cirurgias, mas não resistiu e acabou morrendo. Além dele, outras três pessoas ficaram feridas, sendo uma mulher de 23 anos e dois homens, um de 27 e outro de 30 anos. Os adultos foram levados para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie também em estado grave. Após o controle das chamas, o prédio foi interditado pela Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi). Os bombeiros auxiliaram moradores a retirarem pertences. O resultado da perícia, que apontará as causas da explosão, deve ser apresentado em 30 dias.

Fontes: El País, G1, Uol, Folha de São Paulo.
Fotos: Seleção Feminina (Assessoria / CBF); Jovem morta em PE (Reprodução); Manoel Silva Rodrigues (Reprodução); Reunião de Cúpula G20 (Kim Kyung-Hoon / Reuters). 

Comentários