TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (3 a 9 de Março)

MOTORISTA EMBRIAGADO ATROPELA MULTIDÃO NO RJ

   Marcelo Raimundo dos Santos, de 42 anos, foi preso em flagrante, na noite do domingo (3), após acelerar o automóvel na direção de um grupo que participava de uma festa de bate-bolas, no bairro de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro. Cerca de 30 pessoas foram atingidas, das quais seis precisaram ser socorridas. Após o crime, populares tentaram linchar o homem, que foi levado para a delegacia. Exames constataram que Marcelo ingeriu bebida alcoólica. Na manhã da segunda-feira ele foi encaminhado para o presídio de Benfica e deve responder pelos crimes de tentativa de homicídio, embriaguez ao volante e dano ao patrimônio. Na mesma noite, em outra festa de bate-bolas, desta vez em Marechal Hermes, duas pessoas morreram e outras oito foram baleadas após confronto de grupos rivais.   

LUKE PERRY MORRE NOS EUA

   O ator, que havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral no dia 27 de fevereiro, morreu aos 52 anos, na segunda-feira (4), no Hospital St. Joseph, em Burbank, no subúrbio de Los Angeles. No momento da morte, segundo os agentes do ator, ele estava acompanhado da família. Luke Perry (Foto) deixou dois filhos. O astro estava em sua casa, na Califórnia, no dia em que sofreu o AVC. Ainda estava consciente quando a equipe de paramédicos chegou ao local, porém, o quadro se agravou e os médicos optaram por mantê-lo em coma induzido. Entre os papéis no cinema e na televisão, destacam-se Dylan, da série "Barrados no Baile", nos anos 90, e Freddie Andrews, de "Riverdale", atualmente no ar. Os elencos de ambas as produções lamentaram a morte nas redes sociais. Ele também trabalhou em "One Upon a Time in Hollywood". O longa de Quentim Tarantino tem estreia prevista para agosto desse ano.

MANCHA VERDE CONQUISTA PRIMEIRO TÍTULO EM SP...

   Com o enredo sobre uma princesa africana que chegou ao Brasil e lutou contra a escravidão, a Mancha Verde (Foto) conquistou seu primeiro título no Grupo Especial de São Paulo. A apuração aconteceu na tarde da terça-feira (5), no sambódromo do Anhembi. No total, 3 mil componentes deram vida ao enredo do carnavalesco Jorge Freitas. Após a confirmação da vitória, a quadra da Escola de Samba foi tomada por integrantes para comemorar. A festa entrou pela madrugada da quarta-feira. A classificação das cinco primeiras colocadas foi a seguinte: Mancha Verde (270 pontos), Dragões da Real (269,9), Rosas de Ouro (269,9), Unidos de Vila Maria (269,7) e Império da Casa Verde (269,7). As agremiações voltaram ao sambódromo na sexta-feria. Acadêmicos do Tucuruvi (269,2) e Vai-Vai (268,8) ficaram nas últimas colocações e caíram para o Grupo de Acesso de 2020.

... E A MANGUEIRA FATUROU O VIGÉSIMO CAMPEONATO NO RJ

   A apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro aconteceu na tarde da quarta-feira (6), na Praça da Apoteose da Marquês de Sapucaí, e sagrou a Estação Primeira de Mangueira (Foto) campeã pela vigésima vez em sua história. Levando para a avenida o enredo "História pra ninar gente grande", do carnavalesco Leandro Vieira, a agremiação homenageou heróis da resistência negros e índios. O desfile foi composto por 5 alegorias e 24 alas. Neste sábado acontece o desfiles das seis escolas mais bem colocadas: Mangueira (270 pontos), Viradouro (269,7), Vila Isabel (269,4), Portela (269,3), Salgueiro (269,3) e Mocidade Independente de Padre Miguel (269). As escolas Imperatriz Leopoldinense (266,6) e Império Serrano (263,8), nas 13ª e 14ª posição, respectivamente, foram rebaixadas e desfilarão no Grupo de Acesso em 2020. 

LAUDO APONTA  DOENÇA MENTAL EM AGRESSOR DE BOLSONARO

   Peritos indicados pela Justiça Federal apresentaram o laudo que apontou a insanidade mental de Adélio Bispo de Oliveira, responsável pelo ataque a faca ao então candidato Jair Bolsonaro (PSL), durante campanha eleitoral em Juiz de Fora, em setembro de 2018. A informação foi divulgada pela TV Globo, na quinta-feira (7). O documento atesta que o agressor não pode ser punido criminalmente pelo atentado. Adélio está preso desde o dia 8 de setembro de 2018, em um presídio de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso. Nas entrevistas aos profissionais que atestaram o transtorno delirante permanente paranoide, o agressor afirmou que não havia cumprido a missão e que, sendo solto, matará Bolsonaro. No total, três laudos foram produzidos, sendo um psicológico, um psiquiátrico e outro feito a pedido da defesa de Adélio. Todos serão usados como base para o julgamento da sanidade mental dele, que é réu e responderá pelo crime de atentado pessoal por inconformismo político. 

VENEZUELA VIVE MAIOR APAGÃO ELÉTRICO DA HISTÓRIA

   O governo de Nicolás Maduro acusou, na sexta-feira (8), os Estados Unidos de serem os responsáveis pelo apagão que atingiu 22 dos 23 estados da Venezuela. Desde a tarde da quinta-feira, aeroportos, hospitais e residências sofreram com a falta de abastecimento. A situação é creditada a um suposto ataque cibernético norte-americano a maior hidrelétrica do país, Guri, que fica na fronteira com o Brasil e fornece cerca de 80% da energia elétrica consumida na Venezuela. Abastecido pela mesma estatal, o estado de Roraima também ficou às escuras e precisou de uma termelétrica para manter o fornecimento de energia. Antigos funcionários de Guri afirmaram que o caos evidencia o sucateamento da estatal. O apagão fez aumentar os protestos e causou uma corrida aos postos, com o intuito de garantir combustíveis para geradores de energia.

ASSALTO MILIONÁRIO ASSUSTA CIDADE DE SP

   Cerca de 10 homens fortemente armados assaltaram um carro-forte, na tarde do sábado (9), na Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Junior, no trecho que liga as cidades de São Carlos e Ribeirão Preto, em São Paulo. O grupo fechou a SP-318, no km 255, com um caminhão e, em seguida, abriu fogo contra o veículo, obrigando os funcionários da Protege, empresa responsável pelo transporte de valores, a desembarcarem. Na sequência, os homens atearam fogo no carro-forte e o explodiram, fugindo em seguida com cerca de R$ 2 milhões. Algumas notas foram destruídas pelo fogo. Ninguém ficou ferido na ação, que durou aproximadamente 20 minutos. Os assaltantes fugiram em quatro veículos na direção de Ribeirão Preto. A rodovia foi fechada para que o Corpo de Bombeiros apagasse o fogo.  

Fontes: G1, O Globo.
Fotos: Luke Perry (Reprodução); Mancha Verde (Marcello Fim / Ofotográfico / Folhapress); Mangueira (Raphael David / Riotur).

Comentários