Lembra daqueles deputados e senadores que você votou nas eleições do dia 8 de outubro? Muito bem, eles iniciam os trabalhos a partir de amanhã, dia 1º de fevereiro. E sabia que você pode acompanhar tudo o que seu candidato eleito apresenta ou vota na Câmara ou no Senado? Nas linhas abaixo, vamos te indicar o caminho das pedras para você saber se seu escolhido está fazendo o trabalho dele direitinho ou se lhe "enganou" durante a campanha.
No pleito de 2018, 47% da Câmara dos Deputados foi renovada, ou seja, 243 dos 513 parlamentares da casa são novatos. Para acompanhar tudo o que os deputados fazem no âmbito das suas funções, existe o site oficial do Executivo (https://www.camara.leg.br/). Através dele, você pode conhecer todos os nomes que compõem a nova legislatura, ficar por dentro da agenda, acompanhar os gastos no gabinete do seu eleito e, inclusive, participar sugerindo projetos de lei ou opinar sobre propostas em tramitação na casa.
O Senado também inicia uma nova legislatura nesta sexta-feira (1). Dos 54 eleitos no pleito de 2018, 46 são "marinheiros de primeira viagem", o que significa uma renovação na casa de 87%. Tanto a Câmara como o Senado terão como primeira atividade, a escolha dos presidentes de ambas as casas. O site do Senado funciona como o da Câmara. Nele, o cidadão pode acompanhar as notícias da casa e acompanhar as votações das matérias, além de conhecer as comissões abertas e seus respectivos componentes. Vale a pena dar uma conferida na página e conhecer as funcionalidades disponíveis ao cidadão (https://www12.senado.leg.br/hpsenado).
Ah, importantíssimo: Você também pode ter contato direto com seus representantes. Estão disponíveis os números telefônicos dos gabinetes e um endereço eletrônico para o envio de e-mails para cada deputado e senador. Muito bem, não há mais desculpa para não acompanhar o seu parlamentar eleito. Confira se eles está fazendo o trabalho de forma correta, caso não esteja: BOCA NO TROMBONE!
Comentários
Postar um comentário