TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (2 a 8 de Setembro)

INCÊNDIO DESTRÓI MUSEU NACIONAL NO RJ

   As chamas tiveram início após o horário de visitas, por volta das 19h30 do domingo (2), e se espalharam rapidamente no prédio que fica na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O Museu Nacional (Foto) completou 200 anos em junho de 2018 e continha mais de 20 milhões de itens, incluindo o primeiro fóssil humano descoberto nas Américas (Com cerca de 12 mil anos). O local foi a residência da família real e sede da 1ª Assembleia Constituinte do Brasil. Por horas, carros do Corpo de Bombeiros lutaram contra o fogo enquanto pessoas invadiram o Museu para salvar itens valiosos. Veículos de todo o mundo deram destaque ao incêndio e falaram do prejuízo a cultura do país. Na manhã da segunda-feira, poucas horas após o fim do incêndio, técnicos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local para verificar os riscos de desabamento da estrutura e dar início as investigações que apontarão os motivos da tragédia. Na sexta-feira, peritos afirmaram ter descoberto o local onde o fogo começou, porém, não informaram. A tese de incêndio criminoso não está descartada.

IDEB 2017: ENSINO MÉDIO É PROBLEMA NA EDUCAÇÃO DE BASE

    O Ministério da Educação divulgou, na segunda-feira (3), os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que apontaram uma piora do ensino médio na educação de base brasileira. A pesquisa confirmou que nenhuma das 27 unidades federativas do país cumpriu as metas estabelecidas. A meta para o Ideb em 2017 era de 4,7. O Brasil alcançou 3,8, um pouco maior aos últimos três estudos (2011, 2013 e 2015), quando alcançou 3,7. A meta para o próximo Ideb, que acontecerá em 2019, é de 5,0. O estudo é realizado a cada dois anos desde 2005 e apresenta uma radiografia da qualidade do ensino de base, tanto privado quanto público, no Brasil. A escala do estudo vai de 0 a 10. O desempenho dos estudantes em português foi melhor que em matemática, considerando o último ano do ensino médio.

JOVEM ARREMESSADA DE BRINQUEDO MORRE EM GO

   Isabela do Amaral Vieira, de 16 anos, morreu na terça-feira (4), na região central de Goiás. Ela estava internada desde o dia 26 de agosto, quando foi arremessada de um brinquedo em Ceres, e teve a morte cerebral confirmada na segunda-feira. A família autorizou a doação dos órgãos e o procedimento foi realizado no Hospital de Urgência de Anápolis. Além de Isabela, o acidente vitimou outras três jovens: Thalia Aparecida Pires, Thatiely Carvalho Evangelista e Mariane Oliveira Dias. Todas receberam alta. A Polícia interrogou o responsável pelo parque, Juarez Alves da Costa, o operador do brinquedo, Raimundo Genivaldo da Lima Costa, e outras testemunhas. Laudos periciais também devem ajudar no esclarecimento do acidente. O enterro de Isabela aconteceu na tarde da quarta-feira, no Cemitério de Ceres.

BEATRIZ SEGALL MORRE AOS 92 ANOS EM SP

   A atriz estava internada no Hospital Albert Einstein devido a uma pneumonia e morreu no início da tarde da quarta-feira (5), de causa não revelada. Filha de professores, Beatriz Segall  (Foto) começou a carreira no cinema em 1950, em "A Beleza do Diabo". Na televisão, a estreia aconteceu em 1956, na novela "Poliana", da Tv Tupi. Também teve passagens pelo teatro, onde fez seus últimos trabalhos. O sucesso e reconhecimento veio na interpretação de Odete Roitman, da novela "Vale Tudo" (1988). A vilã se tornou uma das mais marcantes da sua carreira e da história da Teledramaturgia brasileira. O corpo foi velado em uma sala da própria instituição e cremado no dia seguinte, em cerimônia no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. 

FACHIN NEGA NOVO PEDIDO DE EX-PRESIDENTE

    O argumento da defesa do ex-presidente Lula, de que a ONU havia pedido que o Brasil garantisse os direitos políticos do petista, não impediu que Edson Fachin negasse o novo pedido de suspensão da inelegibilidade na quinta-feira (6). Segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal, e relator da "Lava Jato" na corte, a alegação do Comitê de Direitos Humanos da ONU não possuí elementos suficientes para que a condenação de Lula no processo do triplex do Guarujá seja suspensa. Lula foi condenado em segunda instância, em março desse ano, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril, onde cumprirá a pena de 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O pedido da defesa aconteceu após o TSE rejeitar, por 6 votos a 1, a candidatura de Lula com base na "Lei da Ficha Limpa". Outros dois pedidos de suspensão foram protocolados: Um no STF, que foi negado pelo ministro Celso de Mello, e outro no TSE, que ainda não foi analisado.

JAIR BOLSONARO É TRANSFERIDO PARA HOSPITAL DE SP

   O candidato do PSL deixou Minas Gerais, com destino a São Paulo, no início da manhã de sexta-feira (7). Ele foi internado no Hospital Albert Einstein para se recuperar do ferimento causado por uma facada, ocorrida durante uma carreata na cidade de Juiz de Fora na tarde da quinta-feira (Foto). A junta médica da Santa Casa se reuniu com a família do político e, ao constatar a estabilidade do caso, decidiram pela transferência. Jair Bolsonaro foi levado de ambulância para o aeroporto e, de lá, seguiu para a capital paulista. No ataque, o candidato foi atingido nos intestinos grosso e delgado, além de uma veia no abdômen. Ele passou por cirurgia e transfusão de sangue, devendo ficar cerca de 10 dias internado. Dois suspeitos foram detidos por envolvimento no atentado: O ex-pedreiro Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, que confessou o crime, e um segundo suspeito, ainda não identificado, prestou depoimento. Uma terceira pessoa também está sendo investigada. Os demais candidatos repudiaram o atentado a Bolsonaro e afirmaram se tratar de um ataque a democracia.

JORNALISTA GRAÇA ARAÚJO MORRE NO RECIFE

   Após mais de 40 horas em coma, no Hospital Esperança, Graça Araújo (Foto) morreu no início da tarde do sábado (8), na região central do Recife. A jornalista foi acometida por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico Extenso, na noite da quinta-feira, enquanto malhava na academia que frequentava no bairro de Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana. O velório e a cremação aconteceram no cemitério "Morada da Paz", na cidade de Paulista. Maria Gracilane Araújo da Silva nasceu em Itambé, no interior de pernambucano, e aos 3 anos foi morar com a família em São Paulo. Lá se formou em jornalismo e retornou a Pernambuco nos anos 80. Passou pelas tvs Globo, Manchete, até chegar a TV Jornal, onde estreou a frente do "Programa do Meio Dia", em 1992. Foram 26 anos a frente do principal telejornal da emissora do Sistema Jornal do Comércio de Comunicação (SJCC). Há 14 anos, apresentava o "Rádio Livre", na Rádio Jornal, pertencente ao mesmo Grupo. O destaque do programa era o premiado quadro "Consultório de Graça", sucesso de público e crítica.

Fontes: G1, Uol, NE10.
Fotos: Incêndio no Museu Nacional (Reuters); Beatriz Segall (Divulgação / TV Globo); Jair Bolsonaro (Raysa Leite); Graça Araújo (Reprodução / TV Jornal).

Comentários