TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (15 a 21 de Julho)

COPA DO MUNDO CHEGA AO FIM NA RÚSSIA

   Depois de 31 dias, o mundial da Fifa foi concluído no domingo (15), em Moscou, na Rússia. Antes da partida final entre a França e a Croácia, o cantor norte-americano Will Smith fez uma apresentação no estádio Lujniki. O show de encerramento também contou com a presença do ex-jogador da Seleção Brasileira, Ronaldo Gaúcho. No jogo, os franceses venceram os croatas por 4 a 2 e levantaram o troféu pela segunda vez (Foto). Mbappe recebeu o prêmio de melhor jogador jovem do mundial (O prêmio compreende boleiros abaixo dos 21 anos), enquanto o Luka Modric foi eleito o "craque da Copa". O prêmio "Luva de Ouro", para o melhor goleiro da competição, ficou com Thibaut Courtois, da Bélgica. A "Chuteira de Ouro" foi para o inglês Henry Kane, que foi o artilheiro da Copa, com 6 gols. A Seleção premiada com o troféu "Fair Play" foi a Espanha. 

JUVENTUS APRESENTA CRISTIANO RONALDO NA ITÁLIA

   Comprado ao Real Madrid, onde passou nove temporadas, o jogador Cristiano Ronaldo (Foto) foi apresentado a torcida do Juventus, na segunda-feira (16), em Turim, na Itália. A negociação foi concretizada no dia 10 de julho pelo valor de 112 milhões de euros. CR7 esteve no centro médico do clube pela manhã, onde fez os primeiros exames. Na saída do JMedical, cerca de 300 torcedores recepcionaram o ídolo, que reforçará a equipe na próxima temporada. Nos primeiros dias após o anúncio da contratação, itens do clube que remetem ao jogador português esgotaram das prateleiras. A apresentação oficial de CR7 com a camisa do Juventus foi realizada em uma entrevista coletiva na sede do clube, no fim da tarde.

SEGURANÇA NO RJ: DADOS MOSTRAM QUEDA EM CRIMES

   O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou, na terça-feira (17), o balanço mensal que apontou diminuição na taxa de crimes como roubo de carga e veículos e danos contra o patrimônio público. Segundo os dados colhidos nas delegacias de Polícia do estado, foram 755 casos em junho deste ano, contra 982 do mesmo mês em 2017, o que representa redução de 23%. Os homicídios dolosos também tiveram queda. Foram 390 crimes do tipo em junho de 2017 e 375 em 2018: Queda de 3,8%. O número de assaltos a estabelecimentos comerciais teve uma redução desde maio. Em junho, foram 525 casos registrados, 15% a menos que junho de 2017 e 16% na comparação com maio de 2018. Por outro lado, as mortes em decorrência das intervenções policiais aumentaram 59,8%. Foram 155 mortos esse ano, enquanto em junho de 2017 foram 97. O número de mortes de policiais puxou a alta nos dados, divulgados na semana em que a intervenção militar no estado completou 6 meses. Só em 2018, foram 60 agentes mortos por criminosos.

CORPO DE BANCÁRIA É ENTERRADO NO MT

   O enterro da gerente de banco Lilian Calixto, de 46 anos, aconteceu na quarta-feira (18), no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, no Mato Grosso. Ela morreu no domingo após passar por um procedimento estético irregular realizado por Denis César Barros Furtado. A suspeita é que o "Doutor Bumbum", como ficou conhecido, tenha aplicado a substância metacril nos glúteos de Calixto em uma cobertura na Barra da Tijuca. Após as complicações, o médico, que não tinha registro para trabalhar no Rio de Janeiro, levou a mulher ao Hospital Barra D'or, onde ela morreu horas depois. A namorada de Furtado, Renata Cirne, que trabalhava no "consultório improvisado", foi presa. Junto com a mãe, Maria de Fátima Barros Furtado, também médica e com o registro de atuação cassado, Denis foi considerado foragido. No mesmo dia, a Polícia ofereceu uma recompensa de R$ 1 mil para quem apontasse o paradeiro do homem. Após a divulgação do caso, outras vítimas denunciaram Furtado por procedimentos irregulares. Tanto o filho, a mãe e a namorada tiveram as prisões temporárias decretadas pelos crimes de homicídio doloso qualificado e associação criminosa. O médico e a mãe foram presos um dia depois (Foto). Em coletiva na delegacia, Denis se defendeu das acusações.

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO NO COMPLEXO DO ALEMÃO

   Agentes da Polícia Militar, em conjunto com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, realizaram nova megaoperação no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, na quinta-feira (19). Na ação, que começou por volta das 5 da manhã, um suspeito ficou ferido, após um intenso tiroteio, e dois foram presos. Em drogas, a operação apreendeu cerca de meia tonelada. Além disso, foram apreendidas duas pistolas, artefato explosivo e uma tornozeleira eletrônica. O tiroteio danificou transformadores da Light e a energia na região precisou ser cortada para manutenção. Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM) deram apoio a PM na operação.

EX-GOVERNADOR É PRESO NOVAMENTE NO MS

   André Puccinelli (Foto), o filho, André Puccinelli Junior e o advogado João Paulo Calves foram presos na manhã da sexta-feira (20), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Os três são investigados pela Polícia Federal por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O esquema teria ocorrido durante o governo de Puccinelli. Pai e filho, cuja empresa de cursos jurídicos estava envolvida no esquema, já haviam sido presos em novembro de 2017, e soltos por decisão judicial, na quinta fase da operação "Lama Asfáltica", denominada "Papiros de Lama". Referente a esse desdobramento, a PF denunciou 25 pessoas, das quais 12 pessoas tiveram as denúncias aceitas pela 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande em janeiro desse ano. 

QUEDA DE ULTRALEVE MATA DOIS NO RJ

   O acidente aconteceu na tarde do sábado (23), em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. Dois homens estavam no ultraleve, de matrícula PU-MHV, que se chocou a um morro momentos depois da decolagem do aeroclube. O impacto causou a explosão do equipamento. Laudos deverão apontar se os ocupantes morreram na queda ou carbonizados. Os motivos da queda serão investigados pelo Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão pertencente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa.

Fontes: Folha de São Paulo, Ig, G1.
Fotos: França Bicampeã (Divulgação); Cristiano Ronaldo (Juventus FC), Maria de Fátima Furtado e Denis Furtado (Divulgação / Polícia Militar); André Puccinelli (Reprodução).

Comentários