TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (3 a 9 de Dezembro)

SPORT VENCE CORINTHIANS E SE MANTÉM NA SÉRIE A

   A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 foi de emoções para o Sport, única equipe pernambucana na elite do futebol brasileiro. A partida contra o "timão" na Ilha do Retiro, na tarde do domingo (3), foi de tensão, já que além da vitória, os rubro-negros precisavam torcer por tropeços do Coritiba, Vitória e Avaí, seus concorrentes diretos a vaga. O jogo foi morno e o primeiro e único gol só saiu aos 10 minutos do segundo tempo, dos pés de André. A vitória elevou o Sport a 45 pontos. O empate de Avaí e Santos (1 a 1) e as derrotas do Coritiba para a Chapecoense (2 a 1) e do Vitória para o Flamengo (2 a 1) fizeram o Sport se manter na série A de 2018. O Vitória, com 43 pontos, ficou com a última vaga de permanência, resultado conquistado com a vantagem para o Coritiba e Avaí, que também tinha 43 pontos. Corinthians já havia conquistado o título com antecedência e fechou a tabela com 72 pontos. 

PGR PEDE AO STF QUE REVOGUE SOLTURA DE EMPRESÁRIO NO RJ

   A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou ao Supremo Tribunal Federal que restabeleça a prisão do empresário do setor de transportes no Rio de Janeiro, Jacob Barata Filho, na segunda-feira (4). O empresário, preso duas vezes, e solto duas vezes pelo ministro Gilmar Mendes, é acusado pelos crimes de corrupção, associação criminosa, evasão de dividas e lavagem de dinheiro, sendo foi preso no âmbito da operação "Cadeia Velha", deflagrada pela Polícia Federal. Barata também é investigado pela operação "Ponto Final", desdobramento da Lava Jato no Rio. Em seu despacho, Dodge afirmou que a decisão de soltar, ou não, o empresário deve ser do ministro Dias Toffoli, além de afirmar que o empresário descumpriu medidas cautelares em outro caso em que havia sido preso. Segundo ela, Barata continuou cometendo crimes mesmo após ser libertado. Mendes tem levantado suspeitas de favorecimentos por ter relacionamento de amizade com Barata.

CORPO DE SOCIALITE É ENTERRADO NO RJ

   Amigos e familiares se despediram da socialite Carmen Mayrink Veiga (Foto), na terça-feira (5), no Rio de Janeiro. O velório e a cerimônia de cremação ocorreram na Capela Celestial do Memorial do Carmo. Há anos ela sofria de paraparesia espástica tropical, que causava limitações nos movimentos. Carmen havia recebido alta, do Hospital Samaritano, no sábado e teve complicações no estado de saúde devido a idade: 88 anos. Nascida no interior paulista, desde cedo a socialite frequentou desfiles de alta costura. O casamento com o empresário Tony Mayrink Veiga deu ainda mais status a Carmen. Eles ficaram juntos até a morte dele, em 2016. Juntos, tiveram dois filhos, que lamentaram a morte da mãe nas redes sociais. Na sexta-feira, outro nome da moda brasileira morreu em São Paulo. Trata-se de Ocimar Versolatto, de 56 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico.

CHEFE DO TRÁFICO É PRESO EM OPERAÇÃO NO RJ

   Rogério Avelino da Silva, o "Rogério 157" (Foto), foi preso na manhã da quarta-feira (6), durante operação deflagrada pelas Polícias Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. Ele foi encontrado quando saía do morro da Mangueira com destino a comunidade do Arará. O intuito dele era fugir das operações de buscas que iniciaram em 17 de setembro desse ano. No total, cerca de 3 mil homens participaram da operação. Antes de ser levado a delegacia, o criminoso ofereceu propina aos policiais, que não aceitaram. Em seu primeiro depoimento, 157 ficou calado, afirmando que só falaria em juízo. Segundo a Polícia, os passos do chefe do tráfico estavam sendo seguidos desde a fuga dele da comunidade da Rocinha, há dois meses. Ele foi encaminhado para o presídio de segurança máxima de Bangu 1.

CR7 SE IGUALA A MESSI COM A QUINTA "BOLA DE OURO"

   A cerimônia de entrega do maior prêmio do futebol mundial, a "Bola de Ouro", aconteceu na quinta-feira (7), na Torre Eifell, em Paris, na França. O português Cristiano Ronaldo (Foto) confirmou o favoritismo e se sagrou o vencedor do prêmio pela quinta vez (Já havia vencido em 2008, 2013, 2014 e 2016), se igualando ao argentino Lionel Messi, também vencedor em cinco ocasiões. Na eleição que escolheu o português com a bola de ouro, Messi ficou em segundo e o brasileiro Neymar, em terceiro lugar. O evento contou com a participação de figuras ilustres do esporte, entre eles, o brasileiro Ronaldo. Na temporada 2016/2017, CR7 faturou três títulos com a camisa do Real Madrid: Mundial de Clubes (2016), Liga dos Campeões (2017) e o Campeonato Espanhol (2017).

ANTÔNIO IMBASSAHY DEIXA O GOVERNO TEMER

   A Secretária de Governo perdeu seu titular na sexta-feira (8), quando o tucano Antônio Imbassahy (PSDB-BA) entregou o cargo a Michel Temer. A saída do ex-ministro já era aguardada desde que o partido tucano anunciou o desembarque do governo. Imbassahy, contudo, afirmou que deve retomar seu mandato na Câmara e votar a favor da reforma na Previdência, o que pode ocorrer ainda esse ano. O tucano se disse honrado em participar do governo no período de "radicalização pós-impeachment" e que trabalhar na articulação do governo, num momento de "divisões partidárias", foi um desafio. O substituto de Imbassahy na pasta foi divulgado no mesmo dia: O deputado Carlos Marun (PMDB-MT), ferrenho defensor do governo Temer. 
PSDB APRESENTA ALCKMIN COMO NOVO PRESIDENTE

   A 14ª Convenção do PSDB (Foto) aconteceu no centro de eventos de Brasília, na manhã do sábado (9), e foi marcada pela posse do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como novo presidente da legenda. O nome dele foi escolhido por 470 membros em votação. Ele chegou ao local acompanhado pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso por volta das 9 da manhã. Dentro do partido, a chegada de Alckmin é vista como uma forma de unificar o PSDB, que está rachado devido as divergências com relação ao apoio ao governo de Michel Temer. A presidência do partido passou por várias mãos após o licenciamento de Aécio Neves, acusado de participação em casos de corrupção, em maio desse ano. Ao longo de sete meses, o PSDB foi presidido por Tasso Jereissati (CE) e Alberto Goldman. A eleição na Convenção Nacional, que conta com 580 membros, também deve confirmar o nome de Alckmin para concorrer as eleições presidenciais de 2018.

Fontes: Uol, G1.
Fotos: Carmen Mayrink Veiga (Rafael Andrade / Agência O Globo); Rogério 157 (Reprodução); Cristiano Ronaldo (Reprodução); Convenção do PSDB (Pedro Ladeira / Folhapress).

Comentários