
ESTADOS UNIDOS VIVEM PIOR MASSACRE DE SUA HISTÓRIA

BRITÂNICOS DECIDEM PELA SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA

O resultado final do plebiscito que decidiu o futuro do Reino Unido na União Europeia foi divulgado na manhã de 24 de junho. 51,9% dos britânicos optaram pela saída do país do bloco, enquanto 48,1% votaram a favor da permanência. Cerca de 30 milhões de eleitores foram às urnas, o que representa 71,8% de todo o eleitorado. A saída do Reino Unido da UE foi defendido pela Inglaterra e Gales. Por outro lado, Londres, Escócia e Irlanda do Norte pediam a manutenção do país. Após a decisão que tirou o país do bloco depois de 43 anos, o primeiro ministro britânico, David Cameron, sinalizou a futura renúncia do cargo. Os primeiros movimentos pessimistas na economia começaram após o anúncio do resultado. A Libra Esterlina, moeda local, caiu ao mais baixo patamar desde 1985, enquanto ações em toda a Europa tiveram queda. Os países que ficaram no bloco começaram imediatamente a busca por soluções que amenizem prejuízos com a saída do Reino Unido.
RIO DE JANEIRO SEDIA OS JOGOS OLÍMPICOS E O MUNDO APLAUDE
Os jogos olímpicos tiveram início oficialmente no dia 5 de agosto e foram concluídos em 21 do mesmo mês, com as respectivas cerimônias realizadas no estádio do Maracanã. O evento reuniu cerca de 10 mil atletas, dezenas de chefes de estado e uma plateia com mais de 60 mil pessoas. A passagem da tocha olímpica, por sua vez, mobilizou uma operação em todos os estados do país. Em termos de segurança, milhares de homens da Segurança Pública e das Forças Armadas foram designados para fazer a escolta de delegações e a proteção da cidade. As cerimônias, que contaram com grandes nomes da música brasileira e desfiles das delegações, foram elogiadas pela imprensa internacional. No total, o Brasil ficou na 13ª colocação, somando 19 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. Estados Unidos, com 46, Reino Unido, com 27, e China, com 26 medalhas, ficaram nas primeiras colocações.

IMPEACHMENT É APROVADO, DILMA SAI E TEMER ASSUME O GOVERNO
Após sete sessões, 61 senadores aprovaram a saída definitiva de Dilma Rousseff do governo. A votação teve início no final da manhã de 31 de agosto e foi conduzida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandovski. Outros 20 parlamentares da casa foram contrários a perca do mandato. Apesar da cassação, Dilma não perdeu os direitos políticos por 8 anos, uma das penalidades sofridas pelo presidente cassado. Horas após o anúncio da aprovação do impeachment, Michel Temer foi empossado em cerimônia no Senado (Foto). Ele também afirmou em pronunciamento que iria colocar o país "nos trilhos". O processo de impeachment foi aberto pela Câmara dos Deputados no dia 17 de abril, após votação que parou o país. No total, 367 parlamentares votaram pela abertura do processo. 137 votaram contra, 7 abstenções. 2 deputados faltaram. Um mês depois da saída de Dilma, foi a vez de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, perder o mandato. Ele foi condenado por mentir sobre a existência de contas bancárias na Suíça. Desde o dia 19 de outubro, o ex-deputado está preso.

CONTRARIANDO PESQUISAS, DONALD TRUMP É ELEITO NOS ESTADOS UNIDOS
Passavam da 5 da manhã do dia 9 de novembro, no horário de Brasília, quando o magnata Donald Trump fez seu primeiro discurso após proclamado o vitorioso na eleição presidencial dos Estados Unidos. O 45º presidente do país somou 276 votos do colégio eleitoral, contra 218 da democrata Hillary Clinton. Visto como perdedor na maioria das pesquisas realizadas durante as campanhas, Trump surpreendeu até o mercado financeiro. Algumas bolsas, como a de Tóquio, apresentaram queda após o anúncio. Em seu discurso da vitória, Donald Trump pediu união ao país e afirmou que terá uma relação amigável com outros países. O magnata ficou conhecido no show business norte-americano e financiou a própria campanha. Ele tomará posse do mandato de quatro anos no dia 20 de janeiro de 2017, quando passará a viver na Casa Branca, sede do governo.

FIM DE UMA ERA EM CUBA, MORRE FIDEL CASTRO


A aeronave que levava a equipe do Chapecoense para disputar a final da Copa Sul-Americana caiu, na madrugada de 29 de novembro, na cidade de La Union, na Colômbia (Foto). Dos 77 ocupantes que viajavam, 70 morreram na hora da queda e o goleiro Danilo morreu no hospital horas depois. Os seis sobreviventes feridos foram levados para hospitais próximos a capital do país, Medellín. O Atlético Nacional, que disputaria o primeiro jogo da final com o clube, solicitou a Conmebol que o título seja entregue a equipe catarinense. A tragédia causou consternação em todo país. O presidente Michel temer decretou luto oficial de três dias. Além da Sul-Americana, a Copa do Brasil e as rodadas do Brasileirão tiveram os próximos jogos suspensos temporariamente. O diretor da Agência Nacional de Aviação da Colômbia, Alfredo Bocanegra, questionou a possibilidade de uma pane seca, já que não foram encontrados vestígios de combustível nas imediações do acidente. A afirmação passou a ganhar força com a divulgação dos contatos feitos pelo piloto minutos antes da queda, em que ele afirmou uma "pane total". Todos os corpos foram reconhecidos na quinta-feira e enviados ao Brasil por aviões da Força Aérea Brasileira.
Fotos: Boate Pulse (Reprodução); Brexit (John MacDougall / AFP); Olimpíadas 2016 (Divulgação); Dilma Rousseff (Globo News); Donald Trump (Chip Somodevilla / AFP); Fidel Castro (Extraída do site "Ig"); Chapecoense (Reprodução).
Comentários
Postar um comentário