CÂNCER DE MAMA É FOCO NO “OUTUBRO ROSA”

   Apesar de ter campanhas constantemente elaboradas pelo Ministério da Saúde, a discussão sobre o Câncer de Mama ganha força no mês de outubro, através da Campanha “Outubro Rosa”. Neste período, pontos turísticos em todo em alguns países do mundo são iluminados com a cor da campanha.
 
   Outra ação que visa à divulgação do movimento é o laço cor de rosa que simboliza a luta contra a doença e a conscientização da realização do exame anual, a partir dos 40 anos, da mamografia para mulheres dos 50 aos 69 anos, a cada dois, e do autoexame. No Recife, algumas empresas apoiam a campanha em suas fachadas. Órgãos públicos também mudaram o tom da iluminação que faz alusão ao “Outubro Rosa”.
 
   Tudo começou nos Estados Unidos, quando um grupo de mulheres começou a fazer mutirões de exames e surgiram as primeiras ações com a utilização do rosa nas iluminações em monumentos públicos. Mais tarde, o congresso norte-americano institucionalizou e oficializou outubro como o mês de luta contra a doença.
 
   Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, a estimativa é de que 57.120 novos casos sejam diagnosticados até o fim de 2014. O Câncer de Mama é o segundo tipo mais freqüente do mundo e sua incidência é maior em mulheres acima dos 35 anos, embora também possa ser diagnosticado em mulheres mais novas e homens.
 
   Entrando no clima do “Outubro Rosa”, O G News Blog indica o portal do Inca para maiores informações, não só relacionadas com o câncer de mama como de outros tipos. Detalhes sobre tratamentos, exames e campanhas em todo o Brasil também podem ser acessadas através do endereço http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home.

Foto: Divulgação

Comentários