Apesar
de ter campanhas constantemente elaboradas pelo Ministério da Saúde, a
discussão sobre o Câncer de Mama ganha força no mês de outubro, através da
Campanha “Outubro Rosa”. Neste período, pontos turísticos em todo em alguns
países do mundo são iluminados com a cor da campanha.
Outra ação que visa à divulgação do
movimento é o laço cor de rosa que simboliza a luta contra a doença e a
conscientização da realização do exame anual, a partir dos 40 anos, da
mamografia para mulheres dos 50 aos 69 anos, a cada dois, e do autoexame. No
Recife, algumas empresas apoiam a campanha em suas fachadas. Órgãos públicos
também mudaram o tom da iluminação que faz alusão ao “Outubro Rosa”.
Tudo começou nos Estados Unidos, quando um
grupo de mulheres começou a fazer mutirões de exames e surgiram as primeiras
ações com a utilização do rosa nas iluminações em monumentos públicos. Mais
tarde, o congresso norte-americano institucionalizou e oficializou outubro como
o mês de luta contra a doença.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o
Inca, a estimativa é de que 57.120 novos casos sejam diagnosticados até o fim
de 2014. O Câncer de Mama é o segundo tipo mais freqüente do mundo e sua
incidência é maior em mulheres acima dos 35 anos, embora também possa ser
diagnosticado em mulheres mais novas e homens.
Entrando no clima do “Outubro Rosa”, O G
News Blog indica o portal do Inca para maiores informações, não só relacionadas
com o câncer de mama como de outros tipos. Detalhes sobre tratamentos, exames e
campanhas em todo o Brasil também podem ser acessadas através do endereço http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home.
Foto: Divulgação
Comentários
Postar um comentário