TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (9 a 15 de Fevereiro)


MENINO MORRE APÓS SER BALEADO NO RECIFE

   Miguel Almeida de Lima Freitas (Foto), de 6 anos, morreu na manhã do domingo (9), após ser atingido por um tiro na rua em que morava, no bairro do Totó, zona oeste do Recife. O garoto foi baleado durante um atentado contra Walber Gutemberg Ribeiro, de 19 anos, na tarde do sábado. Ele foi socorrido para o Hospital Otávio de Freitas e, em seguida, transferido para o Hospital da Restauração, onde faleceu. O jovem também foi ferido e socorrido para a UPA dos Torrões. Na segunda-feira, o corpo foi enterrado e um protesto de moradores da região fechou as duas vias da BR-232.
CINEGRAFISTA DA BAND TEM MORTE ENCEFÁLICA

   O diagnóstico foi divulgado pela Secretária Municipal de Saúde, na segunda-feira (10). Santiago Ilídio Andrade (Foto - centro), de 49 anos, estava internado desde a quinta-feira, quando foi atingido por um rojão enquanto cobria o protesto pelo aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro. A família do cinegrafista da Band optou pela doação de órgãos. Um dos autores do ataque, o estudante Fábio Raposo (Foto – à esquerda), foi preso no domingo. Já Caio Silva de Souza (Foto – à direita), suspeito de lançar o rojão que atingiu Andrade, foi preso na madrugada da quarta-feira numa pousada em Feira de Santana, na Bahia.
QUEDA DE AVIÃO MATA 77 NA ARGÉLIA

   A aeronave militar, modelo C-130 Hércules, caiu na terça-feira (11), deixando 77 pessoas mortas e uma gravemente ferida. O avião, que transportava militares, seus familiares e a tripulação, partiu do Aeroporto de Tamanrasset rumo à cidade de Constantine. As más condições do tempo, que causavam rajadas de vento e pouca visibilidade, podem ter contribuído para o acidente.  O único sobrevivente teve traumatismo craniano e foi internado em um hospital de Constantine. O Governo decretou luto oficial de três dias. As caixas pretas do avião foram encontradas pelos socorristas e devem apontar as reais causas da tragédia.
COM VOTO ABERTO, DONADON PERDE MANDATO

   A segunda votação do processo de cassação do ex-deputado federal Natan Donadon (Foto) aconteceu, na quarta-feira (12), em Brasília. Por 467 votos a favor e 1 abstenção, Donadon perdeu o mandato, contrariando a votação secreta ocorrida em 2013, quando teve o cargo mantido pelo congresso. Ele está preso há 7 meses no Complexo Penitenciário da Papuda, também em Brasília, condenado pelo STF a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia. Amir Lando (PMDB-RO) assumiu a vaga deixada por Donadon. 
REBELIÃO DEIXA DOIS MORTOS EM PE

   Um motim na Penitenciária Agroindustrial São João, localizada em Itamaracá, no Grande Recife, na quinta-feira (13), deixou dois detentos mortos e um gravemente ferido. A insatisfação com a atual direção da instituição causou a rebelião, controlada em menos de duas horas, por cerca de 50 agentes do Batalhão de Choque. Outros dez homens ficaram feridos, mas sem gravidade. Atualmente, a unidade conta com 1.870 detentos (Sua capacidade é de 680 homens).  No mesmo dia, Ricardo Luiz Pereira, deixou a direção do presídio, sendo substituído por Roger Moury no dia seguinte. 
VALÉRIO E TOLENTINO SÃO CONDENADOS NO “MENSALÃO MINEIRO”

   A informação foi divulgada pelo Ministério Público de Belo Horizonte na sexta-feira (14). Ambos foram condenados a mesma pena, 4 anos e 4 meses de prisão, porém, Marcos Valério (Foto – à esquerda) por corrupção ativa e Rogério Tolentino (Foto – à direita) por corrupção passiva. A justiça os considerou envolvidos no esquema denominado “Mensalão Mineiro” que visou favorecer a campanha eleitoral de reeleição do então governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998. Ambos já estão presos por participação no “Mensalão” do PT. Valério cumpre pena em Brasília e Tolentino em São Paulo.
CHOQUE ENTRE ÔNIBUS FERE 45 EM SP

   O acidente aconteceu na Marginal Pinheiros, próximo a Avenida dos Bandeirantes, no centro de São Paulo, no sábado (15). Sete equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram deslocadas para o local e prestaram os primeiros socorros às vítimas no canteiro da rodovia, a maioria, com ferimentos leves. Três pessoas ficaram em estado grave e foram encaminhadas para hospitais da região. Os bombeiros fizeram a contenção de líquido dos veículos para evitar riscos de incêndio. O trânsito no local ficou complicado.
Fontes: Ne 10, Uol, Terra, NE 10, G1.
Fotos: Miguel Almeida de Lima Freitas (Reprodução); Santiago Andrade e Caio Silva de Souza (Montagem / G News Blog); Natan Donadon (Extraída do site “Blog AM”); Marcos Valério e Rogério Tolentino (Montagem / G News Blog).

Comentários