TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (21 a 27 de Julho)

BÉLGICA RECEBE NOVO REI

   O Príncipe Philippe (Foto) assumiu o reinado da Bélgica, no domingo (21), após a abdicação do seu pai, Albert II, que reinou por 20 anos. O juramento foi realizado, de forma simples, nas duas câmaras do congresso em Bruxelas. O último governo foi marcado por duas crises políticas entre flamengos e valões. Albert II alegou problemas de saúde e é o primeiro monarca belga a optar pela abdicação, que ocorreu no sábado. Os flamengos desejam ter autonomia diante de seu povo, cerca de 60% da população, o que pode levar a uma divisão do país.

FRANCISCO CHEGA AO BRASIL PARA A JMJ

   O avião com a comitiva do Papa Francisco aterrissou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 15h40 da segunda-feira (22). O pontífice chegou ao Brasil para a participação na Jornada Mundial da Juventude, que acontece até o domingo. Esta é a primeira viagem internacional do argentino Jorge Mário Bergoglio desde que se tornou Papa, sucedendo Bento 16, em março deste ano. Após ser recepcionado pela Presidente Dilma Rousseff  e autoridades (Foto), o Papa desfilou em carro aberto pelas ruas do Rio antes de ir ao Palácio Guanabara, onde se reuniu com políticos.

O MUNDO CONHECE O BEBÊ REAL

   O Príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton (Foto), deixaram o Hospital St. Mary, em Londres, na terça-feira (23), apresentando seu primeiro filho ao mundo. Nascido na segunda-feira, com 3,8 Kg, o garoto, que recebeu o nome de George Alexander Louis, será o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico. Durante todo o dia, o país comemorou a chegada do herdeiro. Uma salva de tiros foi promovida pela Honorável Companhia de Artilharia e pela Real Artilharia Montada, enquanto os sinos da abadia de Westminster tocaram por cerca de três horas, em saudação ao príncipe.

MENINA ATACADA POR TUBARÃO É ENTERRADA EM PE 

   O corpo de Bruna da Silva Gobbi, de 18 anos, foi enterrado na quarta-feira (24), no Cemitério Descanso Eterno, na cidade de Escada, em Pernambuco. A jovem foi atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem, na segunda-feira, enquanto se afogava junto com a prima. Os bombeiros resgataram as duas, Bruna chegou a ser socorrida, passou por cirurgia, em que teve parte da perna amputada, mas não resistiu e morreu. Cerca de 500 pessoas participaram do velório e enterro.

DOMINGUINHOS É VELADO NO RECIFE

   Após ser velado em São Paulo, o corpo do cantor Dominguinhos (Foto) foi levado para o Recife, na quinta-feira (25), para um segundo velório, na Assembleia Legislativa da cidade. Durante todo o dia, milhares de pessoas passaram pelo local. O enterro foi realizado no Cemitério Morada da Paz. José Domingos de Moraes morreu, aos 72 anos, na segunda-feira, após quase oito meses de internação. Ele sofria de câncer no pulmão há seis anos. Dominguinhos é considerado herdeiro musical de Luiz Gonzaga e começou a tocar sanfona ainda criança. Entre seus sucessos, estão os clássicos “De volta pro aconchego”, “Isso aqui tá bom demais” e “Eu só quero um xodó”.

TEM BRASILEIRO ENTRE OS MORTOS NA ESPANHA

   A polícia da Galícia divulgou, na sexta-feira (26), a lista de vítimas do descarrilamento de trem na Espanha. Entre os 78 mortos está um brasileiro de 25 anos, chamado Fábio Cundines Antelo.  O acidente ocorreu na quarta-feira, quando a composição de 13 vagões, com destino a cidade de Santiago de Compostela, saiu dos trilhos numa curva. A velocidade do trem era de 180 km/h, 100 a mais que a máxima permitida. 222 pessoas eram transportadas no momento da tragédia, 31 foram socorridas em estado grave. Este é o pior acidente ferroviário no país em 70 anos.

MINISTRA ITALIANA VÍTIMA DE RACISMO NOVAMENTE

   Segundo informou a imprensa italiana, no sábado (27), a Ministra de Integração da Itália, Cécile Kyenge (Foto), foi alvo de racismo durante um evento do Partido Democrata (PD), na cidade de Cervia, nordeste do país. Integrantes do grupo de extrema direita “Força Nova” jogaram duas bananas na direção de Cécile durante um discurso, na noite da sexta-feira. A primeira ministra negra da Itália, que tem origem congolesa, já tinha sido vítima de racismo no dia 13 de julho, quando o vice-presidente do senado italiano, Roberto Calderoni, a comparou com um orangotango. A afirmação causou polêmica no país.
 
Fontes: Terra, Rede Globo, Yahoo, Uol, Pernambuco.com.
Fotos: Príncipe Philippe (Extraída do site “Cotilleando”); Papa Francisco e Dilma Rousseff (Pilar Olivares / Reuters); William, Kate e bebê (Suzanne Plunkett / Reuters); Dominguinhos (Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo); Cécile Kyenge (Extraída do site “Oeil D’Afrique”).

Comentários

Postar um comentário