TOP SEVEN (25 a 31 de Janeiro de 2026)


QUEDA DE RAIO ATINGE DEZENAS EM MANIFESTAÇÃO NO DF

   Era por volta de 13h do domingo (25), quando um raio caiu na região onde ocorria um ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, na Praça do Cruzeiro, em Brasília. O fenômeno atingiu alguns participantes, que foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Algumas das pessoas atingidas estavam próximas a grades metálicas e ficaram desacordadas após a queda do raio. O Corpo de Bombeiros confirmou que o fenômeno deixou 34 feridos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta de perigos de raio e ventos intensos na região de Brasília. O órgão ainda previu uma estimativa de 50 a 100 milímetros de chuva por dia na capital do país. A manifestação em Brasília encerrava uma caminhada realizada durante a semana pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros políticos de extrema-direita. A "Caminhada pela Paz" saiu de Paracatu, em Minas Gerais, com destino à Brasília, com parte do movimento "Acorda Brasil".

LULA SE ENCONTRA COM PRESIDENTE DA FIFA NO DF   

   Gianni Infantino se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, em Brasília (Foto). O tema central do encontro foi para tratar da Copa do Mundo de Futebol Feminino que o país vai sediar em 2027. A reunião ainda contou com as presenças do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, e do ministro dos Esportes, André Fufuca. O governo brasileiro aproveitou o encontro para anunciar o interesse em se candidatar para sediar outro grande evento esportivo: O Mundial de Clubes, que será realizado em 2029. Durante entrevista com repórteres, o presidente da Fifa afirmou que a Copa do Mundo de 2026, que acontece em junho nos Estados Unidos, México e Canadá, teve mais de 500 milhões de pedidos de ingressos. O Brasil demonstrou preocupação com eventuais dificuldades de entrada em solo norte-americano devido às restrições e bloqueios de vistos adotados pelo governo de Donald Trump.

POLÍCIA INDICIA TRÊS POR MORTE DE CACHORRO EM SC   

   A Polícia Civil de Santa Catarina anunciou, na terça-feira (27), o indiciamento de três pessoas no caso do cão "Orelha" (Foto), morto após sofrer maus-tratos na Praia do Brava, em Florianópolis. Dois empresários e um advogado, pais e tio dos adolescentes envolvidos nas agressões, são suspeitos de coagir testemunhas durante as investigações. O caso aconteceu no início de janeiro e causou comoção na região e nas redes sociais. O animal chegou a receber atendimento veterinário, mas não resistiu aos ferimentos. Um outro cão quase foi morto após tentativa de afogamento. Como os agressores são menores de idade, a investigação ficou a cargo da Delegacia de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (DEACLE). A apuração da atuação dos adultos no ocorrido está sendo conduzida pela Delegacia de Proteção Animal (DPA). Mais de 20 pessoas foram ouvidas e mandados de busca e apreensão nas casas dos envolvidos reuniram provas em celulares e outros dispositivos eletrônicos. Tanto a PC como o Governo de Santa Catarina reforçaram a prioridade nos trabalhos para o enfrentamento aos crimes de maus-tratos contra animais.

POLÍCIA DESVENDA MORTE DE CORRETORA EM GO

   Cleber Rosa de Oliveira, de 49 anos, foi preso na madrugada da quarta-feira (28), e confessou a autoria da morte da corretora Daiane Alves de Souza (Foto), que estava desaparecida há mais de um mês em Caldas Novas. Após confessar o crime, o síndico levou os agentes até a área de mata de Ipameri, no sul de Goiás, onde deixou o corpo. Além de Cleber, o filho, Maicon Douglas de Oliveira, também foi preso por suspeita de envolvimento no assassinato. Daiane tinha 43 anos e sumiu no dia 17 de dezembro de 2025, quando havia descido ao subsolo do edifício para checar o desligamento de energia do apartamento onde morava. Era mais um capítulo da história de brigas e perseguições que existia entre os dois, de acordo com a Polícia Civil. Os conflitos começaram quando Daiane alugou um apartamento para a mãe no condomínio, no entanto, instalou mais gente que o permitido pelas regras condominiais. Cleber afirmou em depoimento que agiu sozinho. Ele matou a corretora após uma briga e dirigiu por 15 quilômetros, pela rodovia GO-213, até abandonar os restos mortais em uma área de barranco. O corpo foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros.

ADOLESCENTE MORRE APÓS ATAQUE DE TUBARÃO EM PE

   Deivson Rocha Dantas (Foto), de 13 anos, morreu após sofrer um incidente com tubarão, na quinta-feira (29), na Praia Del Chifre, em Olinda. Por volta das 14h, ele tomava banho de mar com amigos quando sentiu a mordida do animal marinho na coxa direita. O jovem foi retirado da água e levado a um hospital por moradores da região em um carro particular. De acordo com Levy Dalton, o médico que fez o primeiro atendimento no Hospital Tricentenário, Deivson chegou na unidade já em parada cardíaca. Ele apresentava uma grande lesão e havia perdido muito sangue. A praia onde aconteceu o incidente possui quatro das treze placas de alerta espalhadas pela orla de Olinda. A área atualmente é monitorada pelo Centro Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão, o Cemit. Com a ocorrência, Pernambuco registrou o caso de número 82 desde 1992. Destes episódios, 67 ocorreram na Grande Recife e 14 na ilha de Fernando de Noronha. No total, 27 pessoas perderam a vida.

IBGE: DESEMPREGO RECUA E BATE NOVO RECORDE

   O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou, na sexta-feira (30), mais uma rodada da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (PNAD Contínua). De acordo com o levantamento, o Brasil atingiu a menor taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2012: 5,1% no trimestre encerrado em dezembro. Atualmente, 6,2 milhões de pessoas estão sem emprego no país. O IBGE também divulgou o balanço geral de 2025. A taxa média no ano passado ficou em 5,6%, 1 ponto percentual a menos que os 6,6% registrados em 2024. A população ocupada no país também foi a maior da história da PNAD Contínua: 103 milhões. O número de desalentados (Pessoas que desistiram de procurar emprego) registrou nova queda e fechou 2025  com 2,9 milhões de pessoas. O estudo mostrou que 26,1 milhões de pessoas trabalham por conta própria e que o rendimento médio do trabalhador brasileiro é de em R$ 3.560. Todos os grupos de atividade apresentaram crescimento em suas taxas de emprego, com exceção da Construção, que registrou queda de 3,9% em 2025.

CRIANÇA REAPARECE APÓS DOIS DIAS PERDIDA EM MG

   Aline Maciel Lacerda Lisboa, de 4 anos, foi encontrada na tarde do sábado (31), na zona rural de Lajeado, na Região Central de Minas Gerais. A garota é portadora de autismo não verbal e havia sido vista pela última vez no sítio dos avós por volta das 14h30 da quinta-feira. Após o sumiço, familiares deram início às buscas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e montou uma operação integrada com 21 agentes e o apoio de cães farejadores. A corporação fez varreduras em uma área de 40 hectares. No dia seguinte, o Ministério da Justiça emitiu um alerta de desaparecimento. O trabalho dos militares foi dificultado pela chuva intermitente e pelas áreas de pastagem, encostas íngremes e mata fechada, que dificultavam a leitura térmica dos drones. Alice foi encontrada a 2 quilômetros do local do desaparecimento, com os sinais vitais preservados e com marcas de ferimentos leves causadas pelo capim. Ela foi encaminhada para atendimento médico.       

Fontes: Uol, G1, Terra, Ig.
Fotos: Lula e Giani Infantino (Ricardo Stuckert Filho / PR); Cão Orelha (Reprodução / Redes Sociais); Daiane Alves de Souza (Reprodução); Deivson Rocha Dantas (Reprodução).

Comentários