FLAMENGO CONQUISTA PENTACAMPEONATO DA COPA DO BRASIL
O rubro-negro carioca venceu o Atlético Mineiro na grande final da "Copa do Brasil", no domingo (10), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com uma vantagem construída no primeiro jogo, quando venceu por 3 a 1 no Maracanã, o Flamengo (Foto) fez um jogo disputado ao longo do primeiro tempo. Aos 37 minutos do segundo tempo, o atacante Gonzalo Plata aumentou a conta para os flamenguistas e selou a vitória, com um placar agregado de 4 a 1. No primeiro duelo, os gols foram marcados por Arrascaeta e Gabigol (Dois) - O gol mineiro saiu dos pés de Alan Kardec. Após o gol de Plata, houve confusão e a partida precisou ser paralisada. O quinto campeonato da Copa do Brasil (1990, 2006, 2013, 2022 e 2024) rendeu a taça e um prêmio no valor de R$ 73,5 milhões. Além do torneio, a equipe treinada por Filipe Luís também levantou o troféu do Campeonato Carioca.
HOLANDA ANUNCIA FECHAMENTO DE FRONTEIRA COM A UE
A ministra da Migração da Holanda, Marjolein Faber, anunciou na segunda-feira (11) que o país vai fechar suas fronteiras com a União Europeia a partir do dia 9 de dezembro. A medida visa reprimir a entrada de imigrantes, incluindo os moradores da UE. Atualmente, as divisas da Holanda com a Bélgica e a Alemanha são abertas para a livre circulação de mercadorias e pessoas. Ainda assim, a fronteira integra o Espaço Schengen, que pode ser fechado em situações pré-determinadas. A partir da implementação da medida, todos os visitantes da Holanda oriundos da União Europeia passarão a ter os vistos checados antes da entrada no país. Os detalhes da checagem serão divulgados nos próximos dias. O país ainda anunciou que vetará a entrada de acompanhantes de quem solicitar asilo político.
HOMEM ATROPELA MULTIDÃO E MATA DEZENAS NA CHINA
Um motorista inconformado com o pedido de divórcio da esposa atropelou frequentadores de um centro esportivo da cidade de Zhuhai, no sul da China, na noite da segunda-feira (11). O ataque deixou o saldo de 35 mortos e mais de 40 feridos. O autor do atropelamento, identificado como Fan, de 62 anos, foi encontrado por policiais seu automutilando com uma faca, dentro do veículo, após a tragédia. Ele tinha ferimentos graves no pescoço e foi encaminhado para um hospital, onde ficou sob custódia. As primeiras investigações apontaram que Fan estava insatisfeito com a divisão de propriedade durante o processo de separação. Após o ocorrido, o centro esportivo foi fechado temporariamente. O presidente chinês Xi Jinping pediu esforço máximo para o atendimento das vítimas e punição severa para o autor do atropelamento.
OPAS CERTIFICA BRASIL COMO 'PAÍS LIVRE DO SARAMPO"
Depois de cinco anos, o Brasil voltou a receber o certificado de eliminação do sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). A nova classificação foi entregue pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ao Ministério da Saúde na terça-feira (12). A última vez que o Brasil teve o certificado foi em 2016, no entanto, uma série de surtos da doença fez o país perder a classificação em 2019 (Entre 2018 e 2019, foram registrados 10.374 casos de sarampo). Desde junho de 2022, o país não registra casos de transmissão ocorridos dentro do território brasileiro. Dentre os critérios analisados para conseguir o certificado, o Brasil demonstrou que não houve transmissão do vírus por um ano, comprovou que fortaleceu seu programa de vacinação de rotina e que teve resposta rápida aos casos registrados. Em 2024, a cobertura vacinal da primeira dose da vacina contra o sarampo atingiu 91%, enquanto a segunda dose superou os 80%.
BOMBAS SÃO DETONADAS NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES
Era final de sessão no Supremo Tribunal Federal quando duas explosões foram ouvidas no lado de fora do edifício-sede, na quarta-feira (13), em Brasília. Os ministros e servidores do STF foram retirados do local em segurança. Na sequência, homens do esquadrão antibombas iniciaram uma varredura na região. A ocorrência foi atendida por agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil do Distrito Federal. O responsável pelas detonações, Francisco Wanderley Luiz (Foto), de 59 anos, foi encontrado morto minutos depois em frente ao prédio do STF. Em outro ponto da Praça dos Três Poderes, um veículo modelo Kia Shuma, com placa de Santa Catarina, foi encontrado com artefatos explosivos em seu interior. O incidente causou mobilização nas autoridades federais. Houve uma reunião de emergência entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros da Suprema Corte e o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que anunciou a abertura de inquérito para apurar os fatos.
JUSTIÇA ABSOLVE RÉUS EM CASO DO ROMPIMENTO DE MARIANA
Na decisão publicada na manhã da quinta-feira (14) pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região, de Ponta Nova, a Justiça Federal absolveu quatro empresas e sete pessoas que eram réus no caso do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 5 de novembro de 2015. De acordo com a decisão, não haviam provas suficientes para estabelecer a responsabilidade criminal das empresas Samarco, Vale, VogBR e BHP Billiton na tragédia que matou 19 pessoas e lançou 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração no meio ambiente. Entre as pessoas que respondiam ao processo, estavam diretores, gerentes e técnicos das empresas. A denúncia original formalizada pelo Ministério Público Federal em 2016 denunciou as quatros empresas e 22 pessoas. A demora no andamento do processo levou à prescrição de muitos crimes ambientais. O MPF anunciou que vai recorrer da decisão do tribunal.
PROTESTOS PEDEM O FIM DA JORNADA 6X1 EM TODO O BRASIL
O movimento "Vida Além do Trabalho" realizou, na sexta-feira (5), uma série de manifestações contra a escala de trabalho conhecida como "6X1" por todo o país. Ao menos 14 capitais tiveram movimentações nas ruas em apoio à Proposta de Emenda à Constituição que pretende diminuir a jornada semanal de algumas categorias. O assunto tomou as redes sociais nos últimos dias e pressionou congressistas à assinarem o requerimento que coloca a PEC em tramitação no Congresso Nacional. Sob a liderança da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a proposta conseguiu coletar o número mínimo de assinaturas de apoio para ser protocolada na Câmara dos Deputados (171). O texto prevê a redução de 44 horas de trabalho semanais para 36 horas sem diminuição do salário. De acordo com os autores da proposta, o atual modelo implica na qualidade de vida do trabalhador, o impedindo de passar mais tempo com a família e estudar.
"G20 SOCIAL" CHEGA AO FIM COM DECLARAÇÃO APROVADA NO RJ
A reunião de Cúpula do G20 Social foi concluída, no sábado (16), no Rio de Janeiro. O evento durou três dias e antecedeu o encontro oficial dos líderes do G20, que acontece entre os dias 18 e 19 de novembro. Ao final do encontro, que pela primeira vez teve a participação do público nas discussões sobre os desafios globais, a Declaração Final foi lida e aprovada por representantes de movimentos sindicais. O documento foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou do evento, e será encaminhado a Cyril Ramaphosa, chefe de Estado da África do Sul, país que assumirá a liderança do G20 em 2025. O texto aprovado também reuniu sugestões de temas a serem debatidos na reunião de cúpula, entre eles, estão taxação dos "super ricos" e a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seu discurso, Lula defendeu uma reunião constante dos membros do grupo para resolver a situação de "733 milhões de habitantes que passam fome" em todo o mundo.
Fontes: Uol, Ig, G1, Terra.
Fotos: Flamengo (Gilvan de Souza / CBF); Nísia Trindade, Lula e OPAS (Ricardo Stuckert / Presidência); Francisco Wanderley Luiz (Reprodução).
Comentários
Postar um comentário