ISRAEL E HEZBOLLAH INTENSIFICAM CONFLITO
O Oriente Médio viveu uma nova ofensiva do conflito entre Israel e Hezbollah, na madrugada do domingo (25). O país liderado por Benjamin Netanyahu enviou mais de cem jatos para destruir bases do grupo radical em 40 locais do sul do Líbano. Os ataques foram uma resposta aos mais de 320 mísseis e drones disparados pelo Hezbollah contra onze bases militares israelenses. O governo de Israel classificou a movimentação contra o grupo como "autodefesa" e declarou estado de emergência por 48 horas. Moradores da região norte do país foram orientados a deixarem as casas e os voos no aeroporto de Tel Aviv foram suspensos. Autoridades israelenses confirmaram a morte de um soldado da Marinha, enquanto outros dois ficaram feridos nos ataques extremistas. Por outro lado, membros do Hezbollah afirmaram que sua ofensiva foi uma retaliação ao assassinato de Fuad Shukr, número 2 do grupo, ocorrido durante um ataque de Israel a Beirute em 30 de julho.
TERREMOTO DE MAGNITUDE 5.3 ATINGE PORTUGAL
A capital portuguesa e outras regiões sentiram o forte abalo na madrugada da segunda-feira (26). O tremor de 5,3 graus na escala Richter foi registrado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (CSEM). De acordo com o IPMA, o epicentro do terremoto teria ocorrido a cerca de 60 quilômetros a oeste de Sines e foi sentido nas cidades de Lisboa, Almada, Loures e Oeiras. De acordo com o governo português, que monitorou o fenômeno, não foram registrados danos materiais e nem feridos. Relatos deram conta de que regiões da Espanha também sentiram os impactos do terremoto. Portugal ainda foi atingido por outros quatro tremores secundários, de magnitudes 1,2, 1,1, 0,9 e 1.
INCÊNDIO EM APARTAMENTO MATA FAMÍLIA EM GO
Luiz Evaldo Lima, 28 anos, Graciane Rosa de Oliveira, de 34, (Foto) e Léo Oliveira de Lima, um bebê de apenas 19 dias, morreram, na terça-feira (27), após fugirem de um incêndio no apartamento em que viviam, na cidade de Valparaíso de Goiás. Os três não resistiram a queda do sétimo andar do prédio, de onde se atiraram. Outras duas pessoas que estavam no local, a avó de Graciane e um profissional que fazia um serviço de impermeabilização no sofá da família, conseguiram fugir das chamas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início por volta das 10h. Cerca de 40 agentes da corporação, de batalhões de Goiás e do Distrito Federal, atenderam a ocorrência. O edifício foi evacuado totalmente ao meio-dia. Ainda segundo os Bombeiros, doze pessoas ficaram feridas, sem gravidade. O casal tinha outro filho: Uma menina que estava na escola no momento do incêndio. Os corpos das vítimas fatais foram enterrados na quinta-feira.
JOGOS PARALÍMPICOS TÊM INÍCIO NA FRANÇA
As Paralimpíadas de 2024 (Foto) tiveram início oficialmente na quarta-feira (28) com uma cerimônia realizada na Place de la Concorde. Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos, o evento foi aberto ao público e dirigido por Thomas Jolly. O tom da festa misturou atrações musicais e críticas, ao evidenciar o paradoxo que existe na sociedade, que se afirma inclusive, mas não se adapta de fato às necessidades das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. O desfile das delegações foi promovido em um percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros e o Brasil foi o 21º a passar pelo espaço, tendo os atletas Gabriel Araújo, da natação, e Beth Gomes, do atletismo, como porta-bandeiras. Na Paris 2024, o Brasil possui a maior delegação de sua história no evento: 277 atletas disputando em 20 modalidades. No geral, 4.400 representantes de 168 delegações participam da 17ª edição das Paralimpíadas, que vai até 8 de setembro.
VELÓRIO DE JOGADOR CAUSA COMOÇÃO NO URUGUAI
Uma multidão foi até a sede social do Nacional do Uruguai, na quinta-feira (29), para se despedir do zagueiro Juan Izquierdo (Foto). O velório foi iniciado apenas para a família e aberto ao público por volta das 10h. O atleta de 27 anos sofreu uma arritmia cardíaca durante a partida entre São Paulo e Nacional-URU, válida pelas oitavas de final da Libertadores, no estádio do Morumbi. Após um primeiro atendimento no campo, Izquierdo foi levado para o Hospital Albert Einstein, onde ficou em observação por cinco dias. Na noite da terça-feira, a equipe médica anunciou a morte encefálica decorrente de uma parada cardiorrespiratória. O corpo do jogador foi levado para Montevidéu, no dia seguinte, em um avião da Força Aérea do Uruguai cedido pelo governo local. Outra aeronave conduziu familiares do atleta que o acompanharam durante a internação. Izquierdo deixou a mulher, Selena, e dois filhos.
TETO DE SANTUÁRIO DESABA E MATA DOIS EM PE
O teto do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição (Foto), na zona norte do Recife, desabou matando duas pessoas e ferindo outras 22 na tarde da sexta-feira (30). No momento do desabamento, membros da diocese entregavam cestas básicas a moradores da região. Duas pessoas morreram no acidente: Um homem de 54 anos e uma mulher de 68. A ocorrência foi atendida por homens do Corpo de Bombeiros e equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU. Dentre os feridos, dois foram levados para o Hospital da Restauração, na região central do Recife, e os demais foram encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Uma perícia no local foi realizada e deve apontar as causas da tragédia. Os responsáveis pela paróquia iniciaram uma campanha de doações para custear a reconstrução do telhado.
PLATAFORMA "X" COMEÇA A SER SUSPENSA NO BRASIL
A suspensão da rede social "X" começou a ser efetivada pelas operadoras de telefonia na madrugada do sábado (31) em algumas partes do Brasil. Os primeiros a sentirem a queda da plataforma foram os clientes da Vivo, Claro e Oi. A suspensão do "X" foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no dia anterior, após a empresa descumprir a ordem judicial que pedia a indicação de um representante legal no Brasil. Os embates entre Elon Musk, dono da rede, e a Justiça brasileira se tornaram constantes desde que a plataforma fechou seu escritório no país, em 17 de agosto. Na decisão, alegaram que Moraes queria prender a então representante. No dia 28, o STF deu um prazo de 24 horas para que um novo funcionário fosse indicado, o que não foi cumprido. Além dos descumprimentos, a rede acumula uma dívida de R$ 18,3 milhões em multas, principalmente ligadas a veiculação de "fake news". Para garantir o pagamento delas, contas bancárias da Starlink, outra empresa de Musk, foram bloqueadas.
Fontes: G1, Isto É, CNN Brasil.
Fotos: Luiz Evaldo Lima e Graciane Rosa de Oliveira (Reprodução / Redes Sociais); Abertura Jogos Paralímpicos (Frank Fife / AFP); Juan Izquierdo (Divulgação).
Comentários
Postar um comentário