TOP SEVEN (18 a 24 de Agosto)

ALAIN DELON MORRE AOS 88 ANOS NA FRANÇA

   Alain Delon (Foto) morreu, no domingo (18), em sua casa no departamento de Douchy, que fica a 130 quilômetros de Paris. A informação foi divulgada em conjunto pelos três filhos do ator. A causa da morte não foi revelada, mas Delon estava com a saúde debilitada desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 2019. Ele também enfrentava um linfoma. Alain Fabien Maurice Delon era natural de Sceaux e nasceu em 8 de novembro de 1935. Abandonou os estudos aos 15 anos e serviu a Marinha francesa. Durante a fase em que trabalhou em várias funções, como garçom, vendedor, ele conheceu o ator Jean-Claude Brialy. A convivência resultou no convite para tentar uma carreira em Hollywood e a estreia aconteceu em 1957, no filme "Uma tal condessa". Ao longo de 62 anos de carreira, Delon ganhou prêmios e foi considerado um dos atores mais bonitos de sua geração.

TEMPESTADE ATINGE IATE E MATA SETE NA ITÁLIA

   Um tornado, ocorrido na segunda-feira (19) em Porticello, nas proximidades de Palermo, causou o naufrágio de uma embarcação de luxo. Com a força dos ventos, o equipamento virou e afundou a uma profundidade de 50 metros. Das 22 pessoas a bordo do iate Bayesian, quinze foram resgatadas do mar por equipes de salvamento da Guarda Costeira italiana. Outras sete pessoas não resistiram ao acidente. Entre as vítimas fatais, estavam o magnata britânico da área de tecnologia, Mike Lynch (Foto). Os trabalhos de buscas por sobreviventes se estenderam até a sexta-feira, quando o último corpo foi encontrado: O da filha do empresário, Hannah Lynch (Foto). Dentre a equipe de tripulantes do Bayesian, o chef de bordo Recaldo Thomas foi a única morte confirmada. O naufrágio intrigou especialistas, já que a embarcação possuía resistência para enfrentar tempestades. Ao longo da semana, uma investigação de homicídio culposo (sem intenção de matar) foi aberta. As causas da tragédia serão investigadas.

HARRIS É OFICIALIZADA COMO CANDIDATA À PRESIDÊNCIA NOS EUA

   O segundo dia da Convenção Nacional Democrata, na terça-feira (20), foi marcado pela oficialização da candidatura de Kamala Harris (Foto) à presidência dos Estados Unidos pelo partido. O evento foi realizado em Chicago e contou com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas. A vice-presidente era considerada favorita desde que Joe Biden desistiu de concorrer à reeleição. Na votação realizada de forma virtual no início de agosto, a maioria dos delegados do partido escolheram Harris para ser a candidata democrata. A convenção contou com grandes nomes democratas, como os ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama, que discursaram apoiando a indicação de Kamala. Em seu discurso para os eleitores, a candidata pregou a união entre os norte-americanos, prometeu corte de impostos, defendeu direitos reprodutivos das mulheres e tratou questões internacionais. A eleição presidencial no país acontece em 5 de novembro.

CANTORA DIANA MORRE AOS 76 ANOS NO RJ

   Ana Maria Siqueira Iório, mais conhecida como Diana, morreu aos 76 anos, na quarta-feira (21), no Rio de Janeiro. A cantora foi encontrada desacordada pelo filho na casa em que vivia, na cidade de Araruama, na Região dos Lagos, e chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Iguaba Grande, onde já chegou sem vida. A suspeita é de que a artista tenha sofrido uma parada cardíaca enquanto dormia. Diana ficou conhecida nacionalmente na década de 1970 com o sucesso "Por que brigamos", uma versão da canção "I Am.. I Said..", de Neil Diamond. O sucesso do álbum lançado no ano de 1972 inseriu o nome de Diana entre os principais do estilo denominado "brega". O velório aberto ao público aconteceu na Capela Municipal de Araruama, enquanto o sepultamento foi restrito à familiares e amigos na Região dos Lagos.

JUSTIÇA CONFIRMA VITÓRIA DE MADURO NA VENEZUELA

   O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela reconheceu, na quinta-feira (22), a reeleição de Nicolás Maduro, na eleição realizada no país em 28 de julho. A divulgação da sentença ocorreu após uma suposta auditoria nas atas de votação do pleito. Horas após o encerramento da votação, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou a vitória do atual presidente. A oposição questionou o resultado, que também não foi reconhecido por muitos países. A Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a falar em "falta de imparcialidade". Ainda na despacho, o TSJ determinou que a decisão é irreversível e "inapelável", proibiu a divulgação das atas eleitorais e considerou o candidato da oposição, Edmundo González, sujeito a sanções por cometer um possível desacato à Justiça ao não comparecer às audiências convocadas pelo Judiciário do país após a eleição.  

DOIS HOMENS MORREM DURANTE COMBATE A INCÊNDIO EM SP

   Saulo Rodrigo de Oliveira, de 47 anos, e Gerci Silveira Junior, de 30, morreram enquanto tentavam combater um incêndio na cidade de Urupês, na sexta-feira (23). Eles estavam em um caminhão e tentavam apagar as chamas em uma área de pastagem. De repente, o veículo tombou e ambos não conseguiram fugir do fogo. O caso foi o mais grave em uma semana marcada por incêndios. Ainda na sexta-feira, o governo de São Paulo instalou um gabinete de crise para ações de combate aos incêndios e registrou cerca de 30 municípios em alerta máximo no interior do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 2.316 focos de incêndio foram registrados em apenas 24 horas, número sete vezes maior que os 352 incidentes em todo o mês de agosto de 2023. A baixa umidade do ar, a onda de calor e os ventos intensos facilitam a propagação das queimadas.     

FUNDADOR DO TELEGRAM É PRESO NA FRANÇA

   Pavel Durov (Foto) foi preso, no sábado (24), após ser acusado de ser cúmplice do tráfico de drogas. Ele também é suspeito por crimes contra crianças e fraudes, através de alegações focadas na falta de moderação e cooperação do aplicativo de mensagem com a Justiça. De acordo com as autoridades francesas, a plataforma tem sido utilizada para atividades ilegais em função da política de privacidade e criptografia, que dificulta a identificação e detenção dos criminosos. O bilionário russo chegava de uma viagem ao Azerbaijão quando foi detido durante o cumprimento de um mandado de buscas, emitido pelo judiciário francês, no aeroporto de Bourget. O Telegram tem cerca de 900 milhões de usuários ativos e tem sua sede localizada em Dubai. De acordo com a Forbes, a fortuna de Durov é estimada em 15,5 bilhões de dólares. 

Fontes: O Globo, G1, Terra, Band e Uol.

Fotos: Alain Delon (Reprodução); Hannah e Mike Lynch (Família Lynch / AP); Kamala Harris (Paul Sancya / AP); Pavel Durov (Reprodução / Telegram). 

Comentários