TOP SEVEN (10 a 16 de Abril)

FRANCESES VÃO ÀS URNAS PARA ESCOLHER PRESIDENTE

   A eleição presidencial aconteceu no domingo (10), na França. No total, 12 candidatos disputaram a preferência do eleitorado composto por 48,7 milhões de pessoas. O atual presidente do país, Emmanuel Macron, concorreu a reeleição. As pesquisas de boca de urna já apontavam para uma decisão em segundo turno entre o atual ocupante do Palácio Eliseu e a candidata de extrema-direita, Marie Le Pen (Foto), reeditando a disputa ocorrida na última eleição, em 2017. Ao término do dia de votação, o país registrou abstenção de 25,16% dos eleitores. Na apuração oficial, Macron teve 27% enquanto Le Pen atingiu 23%. Outro nome de destaque no pleito foi o de Jean-Luc Mélenchon, da esquerda, que atingiu quase 22%. Na França, o mandato presidencial dura 5 anos. O segundo turno acontece no dia 24 de abril.

RINCÓN SOFRE GRAVES ACIDENTE DE TRÂNSITO NA COLÔMBIA

   O jogador colombiano deu entrada em um hospital de Cali, na Colômbia, após sofrer um grave acidente na madrugada da segunda-feira (11). Em estado crítico e com um quadro de traumatismo craniano, Freddy Rincón (Foto) passou por quase três horas na mesa de cirurgia da Clínica Imbanaco. Após o procedimento, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva. O acidente aconteceu em um cruzamento da zona sul de Cali e deixou outras quatro pessoas feridas, mas sem gravidade. O ônibus envolvido na colisão atingiu o banco do passageiro, onde estava o ex-jogador de 55 anos. Ele não resistiu a gravidade do quadro e morreu na madrugada da quinta-feira. Rincón foi um grande nome do futebol colombiano e disputou três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998). Ele também teve passagens pelo futebol brasileiro jogando no Corinthians, Santos e Cruzeiro. O corpo de Rincón foi enterrado no sábado.  

ATAQUE DEIXA FERIDOS NOS ESTADOS UNIDOS

   Um tiroteio na plataforma da estação de metrô Rua 36 feriu 29 pessoas, na manhã da terça-feira (12), no Brooklyn, em Nova York. Tudo começou quando um homem utilizando colete de construção civil e máscara de gás abriu fogo contra usuários do transporte público. Na ação, 10 pessoas foram baleadas e outras 19 se feriram ao tentarem fugir do local. Após ser acionada, a Polícia de Nova York interditou a área entre a 36th Street e a 4th Avenue. Uma revista foi realizada na estação para identificar a presença de bombas, que não foram encontradas. A circulação de trens nas linhas D, N e R sofreu alterações por alguns minutos, enquanto as escolas das proximidades foram fechadas durante a ocorrência. Os feridos foram encaminhados para o Maimonides Medical Center, Kings County Hospital e outras instituições da região. Frank R. James, o responsável pelo tiroteio, foi capturado pela Polícia na quarta-feira. No sábado, um novo tiroteio deixou 12 feridos em um shopping da Carolina do Sul. Três suspeitos foram presos. 

GOVERNO ANUNCIA REAJUSTE PARA TODOS OS SERVIDORES

   O aumento de 5% nos salários de todos os servidores públicos federais foi anunciado, na quarta-feira (13), após reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. A recomposição salarial deve começar em julho. A medida deve ter um impacto de até R$ 6,3 bilhões. A equipe econômica ainda estuda de onde deve sair os recursos, já que pela Lei Orçamentária de 2022 apenas R$ 1,7 bilhão tinha sido direcionado para o reajuste dos servidores. A decisão do governo acontece em um momento em que os principais órgão públicos promovem paralisações nas atividades, como o Banco Central, Receita Federal, INSS, Tesouro Nacional, entre outros. A medida deve ser oficializada nos próximos dias.

UCRÂNIA DESTROE NAVIO MAIS IMPORTANTE DA RÚSSIA

   O cruzador antimísseis Moskvá (Foto) afundou, na quinta-feira (14), após ser atingido por um míssil ucraniano. O navio era o mais importante da frota russa e navegava pelo Mar Negro no momento do ataque. A Rússia ainda tentou rebocar a embarcação até o porto mais próximo, no entanto, os danos causados pelos ataques deixaram o equipamento sem estabilidade. A tripulação composta por 500 pessoas foi retirada antes do naufrágio e alocada em outras embarcações da frota. O Moskvá transportava um arsenal de 16 mísseis e tinha sistemas de defesa aérea que eram capazes de proteger a esquadra russa de ataques pelo ar. O navio era utilizado em missões desde 1983, ainda na era da União Soviética.

JAIR BOLSONARO PROMOVE "MOTOCIATA" EM SP

   O segundo ato rodoviário promovido pelo presidente em São Paulo aconteceu na manhã da sexta-feira (15) e saiu da capital com destino à cidade de Americana. Acompanhado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao governo paulista, Tarcísio de Freitas, Jair Bolsonaro (Foto) chegou a concentração da "motociata", na Praça Campos de Bagatelle, por volta das 9h45. O trajeto de 130 quilômetros passou por vias importantes do estado, que precisaram ser parcialmente interditadas, como a Marginal Tietê e a Rodovia dos Bandeirantes. De acordo com dados da Secretaria de Logística e Transportes e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, 3.703 motocicletas participaram do evento. Ao final do percurso, Bolsonaro fez discurso para os apoiadores em que atacou o acordo entre o TSE e WhatsApp que adiou para depois das eleições a implantação do recurso que aumentará o alcance das mensagens enviadas pelo aplicativo.

RACHA TERMINA COM ACIDENTE E MORTE NO MS

  A colisão de um veículo em um poste na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Grande, na madrugada do sábado (16), causou a morte de Roberta da Costa Coelho, de 25 anos. Ela e outras cinco pessoas estavam no veículo que trafegava em alta velocidade na via. O choque deixou a região sem energia elétrica. Pelo menos quatro pessoas foram socorridas, incluindo o motorista, um homem de 36 anos, que foi levado para a Santa Casa sob escolta policial. Na colisão, Roberta foi lançada para fora do veículo e morreu no local. De acordo com a Polícia, um cooler e latas de cerveja foram encontrados no interior do veículo. Algumas vítimas também apresentavam indícios de embriaguez. Uma delas confirmou que o grupo voltava de uma casa noturna e havia bebido. O motorista foi autuado por homicídio doloso (com intenção), por dirigir embriagado e por praticar racha. A Polícia ainda investigado o motorista do segundo carro envolvido na ação. 

Fontes: Uol, Ig e G1.

Fotos: Emmanuel Macron e Marie Le Pen (Montagem / G News Blog); Freddy Rincón (Reprodução / Instagram); Navio Moskvá (MOD / Rússia); Motociata Jair Bolsonaro (Roberto Costa / Código 19 / Estadão Conteúdo).   

Comentários