FLAMENGO VENCE PALMEIRAS E LEVA A "SUPERCOPA"
A final da Supercopa foi realizada no estádio Mané Garrincha, no domingo (11), em Brasília. Ainda no primeiro tempo, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, foi expulso de campo por reclamação. Disputada, a partida entre Flamengo (Foto) e Palmeiras terminou empatada no tempo normal, com 2 gols para cada lado. Raphael Veiga abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Gabigol deixou tudo igual aos 22 e Arrascaeta ampliou para o Flamengo nos acréscimos, aos 48 minutos. No segundo tempo, Raphael Veiga marcou novamente, aos 22, e sacramentou a decisão nos pênaltis. Nas cobranças, o Flamengo converteu 6 chutes contra 5 dos palmeirenses. Com o resultado, os flamenguistas conquistaram o segundo título na competição (O primeiro foi em 2020).
SENADOR DIVULGA CONVERSA COM BOLSONARO SOBRE CPI
Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou, na segunda-feira (12), a segunda parte de uma conversa telefônica que teve com o presidente Jair Bolsonaro no dia anterior. Entre outros assuntos, Bolsonaro defendia que a CPI da Covid investigasse também governadores e prefeitos. Na segunda parte divulgada, o presidente ameaça "partir para a porrada" com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que pediu a criação da CPI que investigará as ações do governo federal na condução da pandemia. As conversas foram postadas nas redes sociais do senador. Segundo Kajuru, Bolsonaro tinha conhecimento de que o trecho polêmico seria publicado. No mesmo dia, a Executiva Nacional do Cidadania fez um convite para o senador deixar a sigla. Na visão do partido, a conversa mostra que ambos discutem e cometem crime de responsabilidade.
SENADO DÁ INÍCIO A CPI DA COVID-19
O requerimento que deu início aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da pandemia foi lido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG-Foto), na terça-feira (13). A CPI deverá investigar a atuação do governo federal no combate ao novo coronavírus. Pacheco seguiu a decisão do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que determinou a abertura da Comissão. Além de investigar possíveis omissões, a casa deve investigar o repasse e uso dos recursos enviados aos estados e municípios. A primeira ação da CPI tem um prazo de 10 dias para ser concluída: A escolha dos integrantes. Na sequência, a Comissão será oficialmente instalada, com a definição do presidente e o vice. As reuniões acontecerão de forma virtual enquanto todos os componentes da comissão não forem vacinados. Na quarta-feira, o STF confirmou a abertura da CPI por 10 votos a 1. Os ministros definiram que o Senado deve escolher como realizará os trabalhos, se presencial ou virtualmente.
CASO HENRY: ADVOGADO DEIXA DEFESA DO PADRASTO
André França Barreto alegou que queria "evitar eventuais conflitos de interesse" ao deixar o posto de advogado de defesa do Dr. Jairinho, principal suspeito da morte de Henry Borel, de 4 anos, ocorrida em 8 de março. O anúncio foi feito na quarta-feira (14), dias após André deixar a defesa de Monique Medeiros. Os novos advogados alegaram que a mãe do menino havia sido oprimida quando deu o primeiro depoimento, no qual afirmou que Henry havia caído da cama, e solicitaram uma nova oitiva. No mesmo dia, outras duas testemunhas foram ouvidas: A irmã de Jairinho, Thalita Santos, e a empregada Leila Rosângela, que trabalhava na casa onde Monique e o vereador viviam. Segundo depoimento da babá, Thalita e o antigo advogado intimidaram a empregada para que ela não contasse sobre as agressões. O inquérito deve ser concluído nesta semana.
STF CONFIRMA ANULAÇÃO DE CONDENAÇÕES DE LULA
O julgamento sobre a anulação das condenações do ex-presidente Lula (Foto) aconteceu, na quinta-feira (15), no Supremo Tribunal Federal. Por 8 votos a favor e 3 contrários, os ministros concluíram que a 13ª Vara Federal de Curitiba foi incompetente ao julgar dois processos que tinham o petista como réu. A maioria seguiu o relator do processo, Edson Fachin, que já tinha anulado as condenações de forma monocrática no dia 8 de março. Votaram com Fachin os ministros Alexandre de Moraes, Carmén Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Marco Aurélio Mello, Luiz Fux e Nunes Marques foram contra a anulação. A decisão sobre o destino dos processos ficou para esta semana.
PETROBRAS OFICIALIZA NOVO PRESIDENTE
O Conselho de Administração da estatal nomeou, na sexta-feira (16), Joaquim Silva e Luna como novo presidente da Petrobras. O general foi indicado ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro e sucede Roberto Castelo Branco no comando da empresa. Além dele, os diretores executivos de diferentes áreas da Petrobras também foram nomeados: Rodrigo Araújo Alves (Financeiro e Relacionamento com Investidores), Cláudio Rogério Linassi Mastella (Comercialização e Logística), Fernando Assumpção Borges (Exploração e Produção), João Henrique Rittershaussen (Desenvolvimento da Produção), Nicolás Simone (Transformação Digital e Inovação), Roberto Furian Ardenghy (Relacionamento Institucional e Sustentabilidade) e Rodrigo Costa Lima e Silva (Refino e Gás Natural).
CORPO DO PRÍNCIPE PHILIP É ENTERRADO NO REINO UNIDO
A família real britânica participou do funeral do príncipe Philip (Foto), no sábado (17), no Reino Unido. A cerimônia teve início com o velório na Capela de São Jorge, que fica dentro do Castelo de Windsor. Na sequência, o corpo foi levado para a cripta real, onde foi sepultado. A despedida do príncipe, falecido aos 99 anos no dia 9 de abril, foi restrita a cerca de 30 pessoas, incluindo a Rainha Elizabeth II, filhos, netos e parentes próximos. Autoridades solicitaram que a população não se aproximasse do castelo para evitar aglomerações. O destaque do funeral ficou por conta da presença do príncipe Harry em seu primeiro encontro com a família real depois de se afastar para viver com a mulher, Meghan Markle, e o filho nos Estados Unidos.
Fontes: Uol, Terra, Ig e G1.
Fotos: Flamengo (Buda Mendes / Getty Images); Rodrigo Pacheco (Jefferson Rudy / Agência Senado); Lula (Divulgação); Funeral Príncipe Philip (Reprodução / Twitter).
Comentários
Postar um comentário