TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (22 a 28 de Dezembro)

CAMPEÃO MUNDIAL DE SURF CHEGA AO BRASIL

   Ítalo Ferreira (Foto) desembarcou, no domingo (22), em São Paulo, e foi recebido por familiares, amigos e admiradores. O surfista de 25 anos conquistou o Circuito Mundial de Surf, na Ilha de Oahu, no Havaí, vencendo o também brasileiro Gabriel Medina na grande final, ocorrida na noite da quinta-feira. Antes, Ferreira havia batido outro grande ídolo do surf na semifinal: Kelly Slater. Natural da cidade de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, Ítalo Ferreira é o terceiro brasileiro a se sagrar campeão mundial de surf. Antes dele, o título já havia sido conquistado por Gabriel Medina, em 2014 e 2018, e por Adriano de Souza, o "Mineirinho", em 2015. Ítalo agora se prepara para representar o Brasil nos jogos olímpicos de Tóquio, em 2020.

CINCO SÃO CONDENADOS A MORTE POR ASSASSINATO DE JORNALISTA

   Segundo informações divulgadas pela Promotoria Pública da Arábia Saudita, na segunda-feira (23), cinco pessoas foram condenadas a morte pelo assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, ocorrido em 2 de outubro de 2018. Outros três réus foram condenados à prisão nos julgamentos sigilosos que aconteceram em Riad. O profissional vivia nos Estados Unidos e foi visto pela última vez entrando na embaixada da Arábia Saudita para receber documentos. De acordo com as investigações, Jamal foi agredido, morto e desmembrado. Os restos mortais nunca foram encontrados nem tiveram o paradeiro revelado pelos acusados do crime. Existe a suspeita de que o príncipe Mohammed bin Salman, de quem Khashoggi era crítico, tenha ordenado a morte. Autoridades sauditas, no entanto, negam qualquer participação de Salman.

DESLIZAMENTO DE TERRA MATA SETE EM PE


   A tragédia aconteceu no bairro de Dois Unidos, na zona norte do Recife, na madrugada da terça-feira (24). O deslizamento de uma barreira destruiu duas casas e matou sete pessoas, sendo cinco adultos, uma criança e um bebê. Outras três vítimas ficaram feridas e foram socorridas. Moradores da região denunciaram vazamentos em dois canos de tubulação da Companhia Pernambucana de Saneamento. Já a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos afirmou que existe monitoramento constante e que não havia registro de incidentes do tipo na localidade. A Defesa Civil esteve no local e orientou famílias de cinco residências próximas a deixarem os imóveis. A perícia foi realizada pelo Instituto de Criminalística (IC) e o laudo deve sair em até 30 dias. O inquérito policial para investigar as causas da tragédia ficará a cargo da Delegacia do Alto do Pascoal.

BOLSONARO SANCIONA PACOTE "ANTICRIME"

   A sanção do pacote de medidas contra o crime foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União. Para a imprensa, a notícia foi divulgada na madrugada da quarta-feira (25). A lei, aprovada pelo Congresso Nacional duas semanas antes, teve 25 vetos por parte de Jair Bolsonaro (Foto). O mais polêmico foi a figura do "Juiz das Garantias". O magistrado cuidará da instrução processual, supervisão das investigações e decretação de medidas cautelares. Um segundo juiz ficaria responsável pelo julgamento do processo. A criação dessa função não era defendida pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, alegando que muitas comarcas só possuem um magistrado. Um dos vetos foi o ponto criado por parlamentares em que homicídios causados por arma de fogo de uso restrito ou proibido fossem qualificados como hediondos. O governo afirmou que o trecho sem qualquer ressalva gera "insegurança jurídica", abrindo possibilidade de agentes de segurança serem processados e condenados ao utilizarem suas armas. Os vetos serão analisados pelo poder legislativo na volta do recesso.

LULA É INDICIADO NOVAMENTE PELA PF

   O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (Foto) e outras três pessoas foram indiciados por corrupção e lavagem de dinheiro pela Polícia Federal. A informação foi divulgada na quinta-feira (26), mas o indiciamento teria ocorrido dois dias antes. O processo em questão investiga doações da Construtora Odebrecht ao Instituto Lula. Segundo as investigações, um repasse no valor de R$ 4 milhões, ocorrido entre dezembro de 2003 e março de 2004, saiu de uma conta informal da empreiteira, destinada a pagamentos de propina. Além do ex-presidente, foram denunciados o ex-ministro Antonio Palocci, o presidente do Instituto, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht. O próximo passo é a avaliação da denúncia pelo Ministério Público Federal. Em nota, a defesa do petista afirmou que o indiciamento é parte da perseguição política da "Lava Jato" de Curitiba e não faz sentido.

IBGE: DESEMPREGO TEM NOVO RECUO NO BRASIL

   Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados na sexta-feira (27), mostraram que o desemprego caiu para 11,2% no trimestre encerrado em novembro desse ano. Pela pesquisa do IBGE, 11,9 milhões de brasileiros ainda não estão empregados formalmente. No trimestre anterior, o índice de desempregados era de 11,6%. O resultado do último trimestre é o melhor desde março de 2016, quando o desemprego atingiu 10,9%. Atualmente, 94,4 milhões de pessoas estão trabalhando de carteira assinada. A informalidade, no entanto, teve aumento de 1,2% nos últimos três meses e atingiu 41,1%. No total, 24,6 milhões de brasileiros trabalham por conta própria (Um recorde na série histórica da pesquisa).

CARRO-BOMBA EXPLODE EM ALFÂNDEGA NA SOMÁLIA

   O atentado aconteceu na fronteira entre a capital do país, Mogadíscio, e a cidade de Afgoye, na manhã do sábado (28). O ataque ao posto alfandegário deixou cerca de 90 pessoas mortas e outras 70 feridas. As vítimas foram encaminhadas para os hospitais Maddina e Erdogan, ambas na capital. Uma força tarefa foi montada por médicos para doação de sangue, já que a situação de muitos feridos era grave. No momento da explosão, um ônibus com estudantes estava no posto de controle da fronteira, alguns morreram. Apesar de nenhum grupo terrorista ter reivindicado a autoria do ataque, autoridades acreditam que o grupo Al Shabad seja o responsável, já que a organização criminosa havia se posicionado contra a construção da estrada entre as duas cidades.

Fontes: Uol, G1, Ig, O Globo.
Fotos: Ítalo Ferreira (Kelly Cestari); Jair Bolsonaro (Carolina Antunes / PF / Flickr); Luis Inácio Lula da Silva (Extraída do site "Veja").

Comentários