TOP SEVEN - Apontamento da Semana (30 de Setembro a 6 de Outubro)

LUTO NA MÚSICA NACIONAL: ÂNGELA MARIA É ENTERRADA EM SP

   O corpo da cantora foi velado e enterrado, no domingo (30), no Cemitério Congonhas, na zona sul de São Paulo. Ângela Maria (Foto) morreu, aos 89 anos, na noite do sábado, no Hospital Sancta Maggiore, após 34 dias internada com um quadro de infecção abdominal. O quadro se agravou ao longo dos dias e ela não resistiu a uma parada cardíaca. A cantora foi enterrada no mesmo jazigo do companheiro musical Cauby Peixoto, morto em 2016. Artistas e personalidades lamentaram a morte da "Rainha do Rádio". A carioca Abelim Maria da Cunha nasceu em Macaé, no Rio de Janeiro. Sendo filha de pastor protestante, desde cedo cantava nos corais da igreja. A carreira começou no fim dos nos 40, em programas de calouros. O primeiro sucesso, em 1951, foi "Não Tenho Você". Os anos 60 e 70 foram de consagração. O apelido "Sapoti", foi dado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, que comparava a doçura do seu canto ao sabor da fruta. Seu último disco foi lançado em 2017, com regravações de sucessos de Roberto e Erasmo Carlos, pela gravadora "Biscoito Fino".

LUTO NA MÚSICA MUNDIAL: CHARLES AZNAVOUR MORRE NA FRANÇA

   O cantor de 94 anos morreu na madrugada da segunda-feira (1), em sua casa, na cidade de Alpilles, no sul da França. A causa não foi revelada pelo porta-voz que anunciou a morte. No total, foram 80 anos de carreira do cantor que era descrito como o "Frank Sinatra francês". Batizado como Shahnour Varinag Aznavourian (Foto) pelos pais de origem armênia, o cantor vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo da trajetória. Como ator, participou de cerca de 60 filmes. Artistas do mundo inteiro lamentaram a morte de Aznavour, que havia ganhado uma estrela na "Calçada da Fama", de Hollywood no ano passado. Entre os maiores sucessos, destaca "Tous Les Visages de L'amour", de 1974. Ela foi regravada em 1999 com o título de "She", por Elvis Costello, para a trilha de "Um Lugar Chamado Notting Hill", e estourou nas paradas de sucesso.

CATÁSTROFE NA TAILÂNDIA: MORTOS PASSAM DE MIL

   Autoridades tailandesas atualizaram, na terça-feira (2), o número de vítimas no terremoto seguido de tsunami que atingiu a ilha de Sulawesi, no dia 28 de setembro. No total, 1.234 pessoas morreram, 799 ficaram feridas gravemente e cerca de 59 mil estão desabrigadas. Equipes começaram a procurar sobreviventes no sudeste de Palu, uma das cidades mais atingidas pelos tremores e pelas altas ondas. Equipes de busca resgataram 34 corpos de  estudantes de teologia, que estavam em uma igreja na ilha. Ainda na terça-feira, a Indonésia registrou dois tremores, um de 5,9 e outro de 6,0 de magnitude, na ilha de Sumba. Desta vez, não houve alerta de tsunami. Na sexta-feira, o número foi atualizado novamente e chegou a 1.571 mortos. Autoridades estimam que outras mil pessoas ainda estejam desaparecidas. Os corpos têm sido enterrados em valas comuns. Ao longo da semana, o vulcão Sotupan, que fica na ilha, entrou em erupção, mas sem causar vítimas.  

CR7 SE PRONUNCIA SOBRE ACUSAÇÃO DE ESTUPRO

  O jogador português Cristiano Ronaldo (Foto) se pronunciou, pela primeira vez, na quarta-feira (3), sobre a acusação de estupro feita pela norte-americana Kathryn Mayorga, na semana passada. Através de uma rede social, CR7 negou o estupro, afirmando se tratar de um comportamento contrário a tudo que acredita e concluiu informando que não irá alimentar um espetáculo midiático de alguém que quer aparecer às suas custas. Segundo Kathryn, o suposto estupro ocorreu em um hotel na cidade de Las Vegas, em 2009. O assunto já havia se tornado público em 2017, através da publicação de uma matéria na revista alemã "Der Spiegel", e voltou a tona com a apresentação do processo ao Condado de Clark. Em entrevista, a mulher afirmou que não havia contado antes por ter assinado um documento prometendo não divulgar o ocorrido. 

STF PROMOVE COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO

   A solenidade de comemoração pelos 30 anos da Constituição Federal foi realizada, na quinta-feira (4), no plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Entre os que discursaram na cerimônia, esteve o presidente Michel Temer, que defendeu a preservação do texto constitucional. O presidente do STF, Dias Toffoli, afirmou que o cidadão é "ator" institucional ao qual se destina a Constituição. Outro ministro do STF, Marco Aurélio Mello, disse que o projeto constitucional de um país é uma construção contínua. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, exaltou o legado da Constituição de 1988, destacando que ela delimitou "a separação da coisa pública e da coisa privada". Cláudio Lamachia, presidente da OAB, concluiu dizendo que o documento tem funcionado como um "anteparo aos excessos e ameaças à ordem institucional". 

EX-ESCRAVA SEXUAL E MÉDICO RECEBEM NOBEL DA PAZ

   Nadia Murad e Denis Mukwege ganharam o Prêmio Nobel da Paz 2018, na sexta-feira (5). Ambos foram premiados pelos esforços em acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado. Nadia foi mantida por 3 meses como escrava sexual pelo grupo radical "Estado Islâmico", no Iraque, em 2014. Atualmente, ela luta contra o tráfico de mulheres. Já Denis, como médico ginecologista, ajudou a tratar mais de 30 mil vítimas de violência sexual, lutando pelos seus direitos, na República Democrática do Congo. Ele também ficou conhecido por lutar contra estupros em guerras. Em 2018, o comitê recebeu a nomeação de 216 pessoas e 115 organizações. Os prêmios serão entregues em uma cerimônia no dia 10 de dezembro, em Oslo. 

MONTSERRAT CABALLÉ MORRE AOS 85 ANOS NA ESPANHA

   A soprano morreu, na madrugada do sábado (6), no Hospital Sant Pau, em Barcelona, na Espanha, de causa não revelada. Ela estava internada desde setembro, devido a um problema na vesícula. Montserrat Caballé (Foto) estreou no cenário artístico em 1956 e se tornou um dos maiores nomes femininos da ópera mundial, com mais de 4 mil apresentações na carreira. Foi considerada a melhor soprano do século XX e premiada com Grammy. Também recebeu o "Príncipe das Astúrias das Artes", a mais alta distinção concedida a artistas na Espanha. Personalidades no mundo inteiro lamentaram a morte da artista, cujos funerais acontecerão no domingo e na segunda-feira.  

Fontes: G1, Veja, Carta Capital.
Fotos: Ângela Maria (Reprodução / Google); Charles Aznavour (Joel Saget / AFP); Cristiano Ronaldo (Reprodução / Facebook); Montserrat Caballé (Reuters).

Comentários