TOP SEVEN – APONTAMENTO DE NOTÍCIAS (6 a 12 de Janeiro)


PRESIDENTE SÍRIO FALA EM FIM DE CONFLITO

   Na tentativa de encerrar o conflito que já dura 21 meses na Síria, o presidente Bashar-Al-Assad fez um pronunciamento, no domingo (6), pedindo um diálogo para encerrar a “guerra interna” que já matou mais de 60 mil pessoas. Em quase uma hora de discurso, transmitido pela rede de tevê oficial, Assad disse que não vai conversar com quem pegar em armas contra o regime.  A oposição, ao ouvi-lo, afirmou que não vai conversar e quer sua saída do poder.

MESSI FATURA QUARTA BOLA DE OURO

   A cerimônia de entrega do prêmio de melhor jogador do mundo aconteceu, na segunda-feira (7), em Zurique, na Suíça, e consagrou o jogador argentino Lionel Messi (Foto). Pela quarta vez, ele venceu a disputa da Fifa, com 41,60% dos votos,  batendo o recorde na premiação. O português Cristiano Ronaldo, pela terceira vez, ficou em segundo lugar na votação, alcançando 23,68% dos votos. O espanhol Andrés Iniesta ficou em terceiro, com 10,91%.

MÉDICO É INDICIADO POR OMISSÃO DE SOCORRO NO RJ

   Adão Orlando Crespo Gonçalves (Foto) foi indiciado, na terça-feira (8), pelo delegado Luiz Archimedes, da 23° DP (Méier). O neurocirurgião é acusado de omissão de socorro, no inquérito que apura a morte de Adrielly dos Santos Vieira, ocorrida no dia 4 de janeiro. A garota foi atingida por uma bala perdida, socorrida pelos pais e esperou 8 horas por atendimento. Ela ficou 11 dias internada. Se condenado, A pena chega a seis meses de detenção. 

POSSE DE HUGO CHÁVEZ É ADIADA

   O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela autorizou o adiamento da posse do presidente eleito Hugo Chávez. A decisão foi divulgada, na quarta-feira (9), pela presidente do TSJ, Luisa Estella Morales. Após análise do Artigo 231 da Constituição do país, o Tribunal entendeu que Chávez poderá prestar o juramento no momento que puder. A oposição não gostou e pediu a presença do líder, que está internado em Cuba, após cirurgia para retirada de um tumor. 

JORGE SELÁRON É ENCONTRADO MORTO NO RJ

   O artista plástico chileno Jorge Seláron (Foto), de 65 anos, foi encontrado morto e carbonizado, na quinta-feira (10), próximo à escadaria da Lapa, transformada em atração turística pelo ceramista. A hipótese de homicídio foi investigada após denúncias de ameaças, feitas por Jorge, contra seu ex-colaborador, Paulo Sérgio Rabello, em novembro de 2012. Paulo prestou depoimento e foi liberado. Suicídio também é tese, já que o corpo não tinha marcas de violência.

CORPO DE SECRETÁRIA É ENTERRADO EM SP

   O enterro de Daniela Nogueira Oliveira (Foto) ocorreu, na sexta-feira (11), no Cemitério Parque dos Ipês, em Itapecerica da Serra, em São Paulo. A jovem de 25 anos morreu após dois dias internada, ao ser baleada na cabeça em uma tentativa de assalto. Os médicos conseguiram salvar a criança, realizando o parto após a entrada de Daniela no Hospital. Após 3 dias, a Polícia encontrou o suspeito do crime, Alex Alcântara de Arruda, de 22 anos, que está detido.

MUSEU DO ÍNDIO VIRA PALCO DE CONFLITO

   Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro cercaram, no sábado (12), o prédio do antigo Museu do Índio, no bairro do Maracanã, zona norte do Rio. Eles tentavam a reintegração de posse do prédio, que será demolido para construção de instalações para a Copa do Mundo de 2014. Os 30 índios que ocupam o local desde 2006 resistiram, pois pretendem instalar um Centro Cultural no prédio, que foi construído em 1862.

Fontes: Uol, Terra, Jornal do Brasil, Folha de Pernambuco,  Globo.com, Estadão.
Fotos: Lionel Messi (Reuters); Caso Adrielly (Montagem / G News Blog); Jorge Seláron (Marcos Ramos / Agência O Globo); Daniela Nogueira Oliveira (Reprodução).

Comentários