TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (3 a 9 de Junho)

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES SÃO REALIZADAS EM NOVE ESTADOS

   Cerca de 1,5 milhão de eleitores voltaram às urnas, no domingo (3), para escolher prefeitos em 20 cidades de 9 estados. As eleições suplementares foram realizadas em função do afastamento judicial dos eleitos nos pleitos de 2014. Só no estado do Tocantins, 1 milhão de eleitores escolheram o novo governador, após a cassação de Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lelis (PV). Outros 139 municípios tiveram eleições para escolha de prefeitos e vice-prefeitos. As urnas ficaram abertas entre 8h e 17h. No pleito do domingo, os eleitores já puderam usar a versão digital do titulo de eleitor, que pode ser apresentado na sessão eleitoral através de aplicativo. Os novos eleitos assumirão mandatos tampões até os novos ocupantes dos cargos, que serão eleitos em outubro, tomarem posse em janeiro de 2019.

BANHISTA ATACADO POR TUBARÃO MORRE EM PE

   José Ernesto Ferreira da Silva (Foto), de 18 anos, morreu na madrugada de segunda-feira (4), horas após ser atacado por um tubarão, na praia de Piedade, na zona sul de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O jovem estava numa área afastada da orla quando foi mordido pelo animal na região das pernas e órgão genital. Ele foi socorrido para o Hospital da Restauração, onde uma equipe de seis médicos tentou, sem sucesso, salvar a sua vida. Ernesto morreu devido a gravidade dos ferimentos. O jovem, que havia ido a praia com irmãos e amigos, foi enterrado no mesmo dia. O último ataque de tubarão no estado, ocorrido na mesma praia, aconteceu no dia 15 de abril. Pablo Diego Inácio de Mello, de 34 anos, teve ferimentos graves nos braços e teve a perna amputada. Desde 1992, 65 casos de ataques de tubarão foram registrados em Pernambuco.

LULA FAZ PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA APÓS PRISÃO

   Os ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (Foto) prestou depoimento ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal, na terça-feira (5), como testemunha de defesa do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, no julgamento do processo que investigou o esquema de compra de votos para a escolha da cidade como sede das Olimpíadas de 2016. Em sua primeira aparição pública desde a prisão, através de videoconferência, Lula conversou de forma bem humorada com o juiz. O petista negou conhecimento sobre qualquer esquema e lamentou a denúncia. O depoimento durou cerca de 1 hora e terminou com o juiz enaltecendo Lula e afirmando ter ido aos comícios do petista quando jovem.   

STF DERRUBA VOTO IMPRESSO EM 2018

   O julgamento da proposta que incluía o voto impresso nas eleições de 2018 terminou com 8 votos contra e 2 a favor da medida, estipulada na minirreforma política aprovada em 2015, pelo STF, na quarta-feira (6). A Procuradoria-Geral da República já havia se posicionado contra a medida por entender que a medida colocaria em risco o sigilo do voto. Com relação aos próximos pleitos, o STF ainda deve realizar um julgamento definitivo, ainda sem data para acontecer. Apenas Gilmar Mendes e Dias Toffoli foram contrários a orientação da PGR. Para Gilmar, a decisão final deve ser proferida pelo Congresso. Luiz Fux, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral e havia aprovado a resolução para a instalação de 30 mil impressoras, correspondente a 5% do total de urnas eletrônicas que serão usadas (550 mil unidades), não participou do julgamento.

FACHIN NEGA QUEBRA DE SIGILO DE TEMER

   O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, negou o pedido da Polícia Federal para quebrar o sigilo telefônico do presidente Michel Temer, na quinta-feira (7). Além de ter como alvo o presidente, o pedido da PF também incluía os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e de Minas e Energia, Moreira Franco, ambos do MDB. A solicitação faz parte da investigação do suposto pagamento de R$ 10 milhões em doações ilícitas aos MDB, relatado por delatores da Construtora Odebrecht. Segundo a delação, os pagamentos ocorreram durante a campanha eleitoral de 2014. Os valores, segundo os delatores, foram entregues, por um operador do Rio Grande do Sul, no escritório do ex-assessor e amigo de Temer, José Yunes.

EMBARCAÇÃO NAUFRAGA E SEIS MORREM NO RJ

   O naufrágio de uma embarcação, na madrugada da sexta-feira (8), na Baía de Sepetiba, deixou 6 mortos no litoral sul do Rio de Janeiro. Segundo a Associação de Pescadores e Lavradores da Ilha da Madeira (Aplim), aproximadamente 22 pessoas estavam na embarcação que naufragou próximo ao Porto de Itaguaí. Até o sábado, 9 pessoas haviam sido resgatadas com vida. O número de mortos pode aumentar, já que ainda existem desaparecidos. As buscas foram reiniciadas na manhã do sábado. Bombeiros, militares da Capitania dos Portos e o Grupamento Marítimo de Sepetiba trabalharam no resgate das vítimas. Os primeiros depoimentos de sobreviventes apontam que o mau tempo na região, com ventos fortes, contribuiu para o acidente. 

CORPO DE MARIA ESTHER BUENO É ENTERRADO EM SP

   O enterro da maior tenista da história do Brasil aconteceu na tarde do sábado (9), no Cemitério da Consolação, no centro de São Paulo. O corpo de Maria Esther Bueno (Foto) foi velado durante a manhã no Salão Nobre do Palácio do Governo do estado. O velório foi aberto ao público após 30 minutos dedicados a família e amigos. A "Bailarina das Quadras" morreu aos 78 anos, na noite anterior, no Hospital Nove de Julho, vítima de complicações de um câncer que começou na boca e se espalhou pelo ombro e costas. Ao longo da extensa carreira, entre os anos 50 e 60, Bueno colecionou centenas de títulos, foi número 1 no mundo e se tornou uma lenda do tênis. Nos últimos anos de vida, trabalhou como comentarista na TV Globo e no Sportv.    

Fontes: G1, JC online, Carta Capital, Uol, Ig.
Fotos: José Ernesto Ferreira da Silva (Reprodução); Lula (Reprodução); Maria Esther Bueno (Rio 2016 / Fernando Soutello).

Comentários