TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (10 a 16 de Maio)

BRASIL VENCE ÚLTIMO AMISTOSO ANTES DO MUNDIAL

   A equipe liderada por Tite goleou a Áustria na última partida amistosa antes a estreia na Copa do Mundo. O jogo aconteceu no domingo (10), no Estádio Ernst-Happel, em Viena, para um publico de aproximadamente 48 mil torcedores. O placar foi aberto aos 34 minutos, por Gabriel Jesus, após receber bola rebatida de um chute de Marcelo. Os brasileiros encerraram o primeiro tempo a frente dos austríacos. Na segunda etapa, Neymar ampliou aos 17 minutos e Philippe Coutinho fechou a conta para o Brasil, aos 23. No mundial, o Brasil estreia nesse domingo (17) às 15h, no horário de Brasília, contra a Suíça.

LÍDERES DA COREIA DO NORTE E EUA SE ENCONTRAM

   O encontro histórico entre Kim Jong-un e Donald Trump (Foto) aconteceu na segunda-feira (11), no Hotel Capella, na Ilha de Sentosa, em Singapura. Os dois presidentes posaram para fotos, assinaram acordos e estreitaram as relações após meses de tensão diplomática entre as duas nações. Entre os quatro itens do acordo, assinado pelo norte-coreano, estão a desnuclearização completa da península e o engajamento para o fim da produção de armas nucleares. Ambos os países se comprometeram, ainda, a construir um regime de paz duradouro e estável entre si. Apesar de salientar que a Coreia do Norte está cumprindo a promessa de destruir armas, Trump afirmou que as sanções aos país continuarão por mais um tempo. O encontro foi comemorado pela comunidade internacional. 

MINISTÉRIO DO TRABALHO É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF

   A segunda fase da operação "Registro Espúrio" foi deflagrada na terça-feira (12) e teve como alvo a deputada Cristiane Brasil. Três mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal e foram cumpridos na residência da parlamentar, no Rio de Janeiro, e no gabinete dela, em Brasília. Além disso, o STF impôs medida cautelar a Brasil, que não pode ter contato com outros investigados no processo, que teve início a cerca de 1 ano. A operação investiga um esquema dentro do Ministério do Trabalho que fraudava a concessão de registro de sindicatos. Na ação, sindicatos pagavam benefícios ilícitos em troca de registro. Um loteamento de cargos no órgão foi criado beneficiando partidos como PTB e Solidariedade, além de irregularidades na ordem de pedidos de registros. Brasil foi indicada para ser a titular da pasta, mas teve o nome retirado após o STF barrar a nomeação. 

FIFA DECIDE: COPA DE 2026 SERÁ EM TRÊS PAÍSES

   Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada simultaneamente em três países em 2026. O Congresso da Fifa foi realizado em Moscou, na quarta-feira (13), e terminou com a vitória da América do Norte como sede do mundial. A candidatura liderada pelos Estados Unidos venceu, por 134 a 65 votos, o Marrocos na votação das confederações membros, pela primeira vez realizada de forma aberta. A Copa da América do Norte também terá o maior número de seleções: 48 no total. Uma confederação votou contra as duas candidaturas e 3 se abstiveram. Oito países não puderam votar: Além dos quatro candidatos, Gana, Guam, Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas. Com o novo modelo, ao invés de 8 chaves, serão 16. Dos 80 jogos previstos, 60 serão nos EUA e 20 divididos entre Canadá e México.

COPA DO MUNDO COMEÇA NA RÚSSIA

   A cerimônia de abertura do mundial de futebol da Fifa (Foto) aconteceu no estádio Luzhniki, na quinta-feira (14), em Moscou, na Rússia. Curto, o show inicial contou com a participação do jogador brasileiro Ronaldo e show do cantor Robbie Williams. A Copa da Rússia terá as tradicionais 32 seleções, divididas em 8 chaves, que disputarão 64 jogos até o dia 15 de julho. Após a cerimônia de abertura, que durou cerca de 40 minutos, a seleção anfitriã abriu os trabalhos do mundial jogando contra a Arábia Saudita. Ambas as seleções estão entre as piores colocadas no ranking da Fifa divulgada uma semana antes, estando a Rússia em 70ª e a Arábia Saudita na 67ª colocação. O Brasil, que aparece como um dos favoritos ao título, segue em busca do hexacampeonato e com a missão de superar o fatídico 7 a 1 contra a Alemanha, na Copa de 2014.

JUNGMANN DEFENDE INTERVENÇÃO NO RJ ATÉ 2019

   Ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann recomendou, na sexta-feira (15), que a intervenção militar no Rio de Janeiro, em vigor desde o início do ano, seja prolongada até o fim de 2019. Segundo o ministro, os resultados da ação devem começar a surgir nos próximos meses e que seria interessante que os novos governantes mantivessem os militares no controle por mais um ano (O decreto assinado por Michel Temer garante a intervenção até o fim de 2018). A declaração aconteceu durante a visita ao Comando de Operações Navais da Marinha. No mesmo dia, porém, o relatório do ISP apontou o aumento da violência em maio de 2018, na comparação com 2017. O aumento no número de mortes foi de 46%.

POLÍCIA ENCONTRA CORPO DE MENINA DESAPARECIDA EM SP

   O corpo de Vitória Gabrielly Guimarães Vaz (Foto), de 12 anos, foi encontrado pela Polícia, no sábado (16), em uma mata na cidade de Araçariguama, no interior de São Paulo. Os agentes chegaram ao local após uma denúncia anônima através do telefone 190. O pai da garota reconheceu o corpo minutos após a descoberta. Os patins que Vitória usava no dia do desaparecimento estavam ao lado do corpo e foram recolhidos. O servente de pedreiro Julio Cesar Lima Ergesse, de 24 anos, foi preso na noite anterior. Em depoimento a Polícia, o homem caiu em contradição por diversas vezes. Cerca de 60 pessoas foram ouvidas ao longo de uma semana de investigação. A menina foi abordada por um carro quando ia ao ginásio da cidade no dia 8 de junho. O corpo foi encontrado com sinais de esganadura, porém, o Instituto Médico Legal deve precisar as causas da morte. A investigação está a cargo da Delegacia de Investigações Gerais de Sorocaba.

Fontes: Uol, G1, Ig, Bol.
Fotos: Kim Jong-un e Donald Trump (Saul Loeb / AFP); Abertura da Copa do Mundo 2018 (Getty Images); Vitória Gabrielly Guimarães Vaz (Reprodução).

Comentários