DIÁRIO DA COPA - 16 DE JUNHO


FRANÇA X AUSTRÁLIA - CAZÃ

   O terceiro dia de jogos da Copa do Mundo, no sábado (16), começou com a partida que estreou oficialmente a tecnologia implantada nesse mundial: O árbitro de vídeo. O primeiro tempo foi acirrado, mas sem grandes surpresas. A brincadeira ficou séria na segunda etapa. Uma falta em cima de Griezmann na pequena área, aos 10 minutos, colocou pra trabalhar o árbitro de vídeo, que confirmou a aplicação do pênalti que abriu o placar em Cazã. 6 minutos depois, Umtiti tocou na bola e foi a vez da Austrália deixar tudo igual na cobrança de Jedinak. Lá pelos 36, Pogba deixou a marca dele na partida. A bola bateu na trave e ainda saiu, não sem antes cair dentro da linha que confirma o gol. Confira o resultado final:


ARGENTINA X ISLÂNDIA - MOSCOU

   A grande estreia dos argentinos no mundial se transformou em preocupação para "los hermanos". Com Lionel Messi pouco inspirado, coube a Aguero abrir o contador, aos 19 minutos, para a Argentina. A comemoração da liderança no placar, porém, durou quase nada: Finnbogason aproveitou uma confusão na pequena área pra "enfiar" a bola no gol de Caballero aos 26. Terminou tudo empatado no primeiro tempo. No segundo, Messi seguiu sua peregrinação rumo ao primeiro gol no mundial, o que não aconteceu, mesmo com um pênalti marcado aos 18, após derrubada de Meza na pequena área. Messi esbarrou na competência de Halldórsson. Junto com a marcação, cresceu também a autocobrança do meia. E não adiantou jogar por cima, por baixo ou de lado pra ele, Messi não finalizou de jeito nenhum. Nem com o "Santo Maradona" na plateia, o milagre se fez. Confira o resultado final:



PERU X DINAMARCA - SARANSK

   Peruanos e dinamarqueses fizeram suas primeiras partidas às 13h (Horário de Brasília), na arena de Saransk. O jogo foi equilibrado entre as equipes e a grande aposta do Peru, Paolo Guerrero, assistindo tudo do banco. Foram poucas tentativas de ambas as partes até Cuevo ser derrubado na pequena área e o juiz pedir apoio ao árbitro de vídeo, que confirmou a penalidade máxima. Cuevo, porém, jogou por cima do goleiro e perdeu a chance de abrir o placar aos 46 minutos. Se o jogador peruano perdeu a oportunidade, Poulsen não desperdiçou e fez o único gol da partida aos 14 minutos do segundo tempo. O momento sonhado pelos peruados aconteceu aos 17, com a entrada de Guerrero no campo. Ele ainda fez uma jogada de calcanhar que levantou os torcedores, mas não conseguiu empatar a partida. O placar terminou assim:


   Com o final da primeira rodada, França e Dinamarca somaram 3 pontos. Austrália e Peru não pontuaram. Na próxima rodada, na quinta-feira (21), França e Peru jogam às 9h (Horário de Brasília), em Ecaterimburgo, enquanto Dinamarca e Austrália, às 12h, em Samara.

CROÁCIA X NIGÉRIA - KALININGRADO

   O último jogo do dia, entre croatas e nigerianos, teve início às 16h (Horário de Brasília) e foi o primeiro desta Copa tendo como titular o brasileiro Sandro Meira Ricci. A partida também beirou o marasmo e o primeiro gol saiu aos 33 minutos. Etebo marcou contra (Num acidente de percurso) durante uma cobrança de escanteio e abriu o placar para a Croácia. Os nigerianos fizeram malabarismos para ao menos empatar, mas nem todos estavam na mesma "vibe". Ekong agarrou Mandzukic na pequena área, aos 25 minutos, levou cartão amarelo e deu um pênalti a Croácia, que ampliou o placar após a cobrança certeira de Modric. Confira o resultado final: 


   Com o final da primeira rodada do Grupo D, a Croácia tem 3 pontos, Argentina e Islândia somaram 1 ponto e a Nigéria segura a lanterna sem pontuar. Na próxima quinta-feira (21), Argentina e Croácia jogam às 15h (Horário de Brasília), em Níjni Novgorod. Nigéria e Islândia se encontram em Volgogrado, às 12h da sexta-feira (22). 

Fotos: Logo Copa da Rússia (Divulgação / Fifa); Placares (Montagem / G News Blog).

Comentários