TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (15 a 21 de Abril)

TUBARÃO ATACA BANHISTA EM PRAIA DE PE

   Pablo Diego Inácio de Melo foi atacado, na tarde do domingo (15), por um tubarão na praia de Piedade, na Região Metropolitana do Recife. O potiguar teve ferimentos graves nas pernas e braços, foi retirado por dois homens que estavam na água e socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Levado para o Hospital da Restauração, na região central da cidade, ele foi submetido a cirurgia de amputação da perna direita e a um processo de revascularização (União de veias e artérias para facilitar a circulação de sangue) nos dois braços. O local onde aconteceu o ataque é um dos mais perigosos com relação a ataques de tubarão. Desde 1992, 62 incidentes envolvendo o animal foram registrados, com 24 mortes, nas praias de Pernambuco.

MILITANTES DO PT INVADEM TRIPLEX "DO LULA" EM SP

   O famoso tríplex, responsável pela primeira condenação do ex-presidente Lula, foi invadido por militantes do PT na manhã da segunda-feira (16), no Guarujá, litoral de São Paulo. Cerca de 50 pessoas participaram da ação, que durou aproximadamente 4 horas. O grupo quebrou o portão do estacionamento do Edifício Solaris e invadiu o apartamento e estendeu faixas com as frases: "Se é do Lula, é nosso", "Se não é, porque prenderam", entre outras. Em acordo com a Polícia Militar, o local foi esvaziado por volta do meio-dia. Em função das avarias no prédio, um Boletim de Ocorrência foi lavrado. Lula foi condenado a 9 anos por Sérgio Moro no processo do Triplex. Em votação de recursos no TRF-4, os desembargadores aumentaram a pena para 12 anos e 1 mês. Desde o dia 7, Lula está preso na Superintendência da PF em Curitiba.

CORPO DE DONA IVONE LARA É ENTERRADO NO RJ

   O velório da sambista de 96 anos acontece durante a manhã e tarde da terça-feira (17), na quadra da Escola de Samba Império Serrano, em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. Dona Ivone Lara (Foto) morreu na noite da segunda-feira, no CTI da Coordenação de Emergência Regional, que fica no Leblon, vítima de insuficiência cardiorrespiratória. Um quadro de anemia grave nos últimos dias fez com que Dona Ivone precisasse de doações de sangue. Formada em enfermagem e serviço social, a "Grande Dama do Samba", como era conhecida, começou a carreira tardiamente, dando preferência a vida profissional. Só após se aposentar, em 1977, Dona Ivone se entregou a música. Compôs, gravou e teve canções gravadas por grandes nomes. A classe artística enalteceu o trabalho da artista e lamentou a morte. Entre suas grandes composições, está "Sonho Meu", sucesso na voz da Maria Bethânia. O enterro aconteceu no fim da tarde, no Cemitério de Inhaúma, na zona norte do Rio.

STF JULGA PEDIDO DE HABEAS CORPUS HUMANITÁRIO PARA MALUF

   Os ministros do Supremo Tribunal Federal julgaram em plenário, na quarta-feira (18), o recurso impetrado pela defesa do ex-deputado Paulo Maluf. No pedido, a equipe de defesa alega que o estado de saúde do político inspira cuidados. Ele sofre de câncer e seu quadro de saúde tem piorado desde dezembro, quando o ministro Edson Fachin autorizou o cumprimento imediato da pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, a qual Maluf foi condenado pelo crime de lavagem de dinheiro. Segundo a defesa, o ministro ignorou o julgamento dos embargos infringentes contra a decisão de Primeira Turma. Em abril, o relator do caso de Maluf no STF, Dias Toffoli, emitiu uma liminar dando o benefício da prisão domiciliar ao ex-prefeito de São Paulo. O crime ao qual Maluf foi condenado ocorreu durante sem mandato na capital paulista, entre 1993 e 1996. A sessão foi suspensa com 4 votos contra o recurso e 3 a favor.

CUBA ANUNCIA NOVO PRESIDENTE APÓS ERA CASTRO

   A Assembleia Nacional da ilha anunciou, na quinta-feira (19), Miguel Díaz Canel, como sucessor de Raul Castro na presidência. A sessão começou por volta das 9h e dos 604 votos possíveis de membros da assembleia, 603 votaram pelo nome de Canel. O novo líder do país era vice-presidente de Raul, mas não faz parte da família Castro, o que acaba com cerca de 6 décadas de predominância dos Castro no poder. Durante esse tempo, a ilha de Cuba foi governada por Fidel Castro, morto em 2016, e seu irmão Raul, que agora passa a presidir o Partido Comunista Cubano e as Forças Armadas. Aos 57 anos, Canel é formado em Engenharia Eletrônica e sempre simpatizou com o movimento comunista.

SÉRGIO CABRAL VIRA RÉU NOVAMENTE

   A Justiça do Rio de Janeiro aceitou, na sexta-feira (20), mais uma denúncia contra o ex-governador do estado, Sérgio Cabral. São duas denúncias feitas pelo Ministério Público com base nos resultados de investigação da Operação "Pão Nosso", deflagrada no mês passado. Segundo os investigadores, a organização criminosa agia em contratos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e era chefiada por Cabral. Estimasse que os prejuízos causados ao órgão pelo esquema somem R$ 23,4 milhões. Além do ex-governador, outras 24 pessoas foram denunciadas pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva. Cabral já foi acusado em outros 23 processos ligados a operação "Lava Jato".

COREIA DO NORTE ANUNCIA FIM DOS TESTES NUCLEARES

   O anúncio foi feito pelo presidente coreano Kim Jong-Un no sábado (21). Além da suspensão dos testes com armas nucleares, a Coreira do Norte também anunciou a suspensão do lançamento de mísseis balísticos intercontinentais. A decisão, que ainda engloba o fechamento da base de testes nucleares, foi tomada durante a reunião do Comitê Central do Partidos dos Trabalhadores da Coreia do Norte. O anúncio foi comemorado em todo mundo, ponde um fim na tensão entre o país e outras nações. O determinação acompanha uma série de medidas de aproximação, inclusive, com os Estados Unidos. Kim Jong-Un propôs um encontro com Donald Trump, que ainda não tem data para acontecer.

Fontes: G1, Bol.
Fotos: Dona Ivone Lara (Silvana Marques / Divulgação); Miguel Diaz Canel (Extraída do site "Vermelho").

Comentários