TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (1 a 7 de Abril)

NOVO ACIDENTE NÁUTICO MUTILA JOVEM EM SP

   Dois dias após o acidente náutico que matou duas pessoas no Rio de Janeiro, um novo acidente envolvendo lancha foi registrado na praia de Enseada, no Guarujá, em São Paulo, no domingo (1). Dessa vez, a vítima foi Thais Souza Machado, de 23 anos. Ela estava com o marido praticando o esporte Stand Up Paddle quando a lancha, que rebocava uma boia tipo "banana boat", os atingiu, arrancando um dos braços. Thais foi socorrida, mas o membro não foi encontrado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo. Ela passou por cirurgia e ficou em observação. A embarcação foi autuada e a Capitania dos Portos vai investigar o caso. Ainda no domingo, o corpo de Walquiria Barros, de 29 anos, morta em Angra dos Reis, foi enterrado em São José dos Campos, em São Paulo. Junto com ela, Alexandre da Silva Leite também morreu no acidente. Outras duas mulheres ficaram gravemente feridas. O condutor da lancha pagou fiança de R$ 2 mil e responderá pelo acidente em liberdade. 

TREMOR NA BOLÍVIA É SENTIDO NO BRASIL

   O terremoto de 6,8 pontos de magnitude ocorrido, na manhã da segunda-feira (2), na Bolívia, foi sentido em pelo menos cinco estados do Brasil, segundo informou uma ferramenta que mede a intensidade dos abalos, desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP). Além de São Paulo, houve registro de tremores em menor escala no Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na capital paulista, alguns prédios precisaram ser evacuados, causando caos nos andares mais altos. Após o abalo, prédios solicitaram avaliações estruturais ao Corpo de Bombeiros. O tremor também foi sentido no Chile e ocorreu a 557 km de profundidade em uma região a cerca de 290 quilômetros da cidade boliviana de Potosí. Não houve registro de mortos ou feridos.

MILHARES DE PESSOAS PROTESTAM CONTRA E A FAVOR DE LULA

   Grupos pró e contra o ex-presidente Lula foram às ruas, na noite da terça-feira (3), para protestar a favor e contra o Habeas Corpus, votado na quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal. O julgamento do pedido da defesa de Lula começou a ser votado no dia 22 de março, mas foi adiado para o dia 4. No total, 23 estados, além do Distrito Federal, tiveram registro de manifestações. Na capital paulista, os protestos foram feitos na Avenida Paulista, nas proximidades do Museu de Arte de São Paulo, o MASP. A maioria dos presentes pedia a prisão do petista, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por receber propina da Construtora OAS. No Recife, cerca de 8 mil pessoas, segundo os organizadores, participaram no ato na Avenida Boa Viagem.

STF VOTA PEDIDO DE HABEAS CORPUS A LULA

   A audiência que definiu os rumos da condenação do ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá, começou por volta das 10h da quarta-feira (5), no plenário do Supremo Tribunal Federal. Os 11 ministros leram um por um suas considerações, iniciando por Gilmar Mendes, que deu seu parecer, foi favorável ao HC do petista, e deixou a corte com destino a Portugal. Dias Toffoli, Ricardo Lewandovski, Marco Aurélio Melo e Celso de Mello também foram favoráveis na concessão do benefício da liberdade enquanto todos os recursos do processo são julgados. Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux votaram contra o Habeas Corpus. Coube a presidente do STF, Cármen Lúcia, o voto que desempatou o placar de 5 a 5. Ela foi contra o HC, deixando o caminho livre para a prisão do petista, que pode ocorrer após o TRF-4 analisar um último pedido da defesa (Pedido que não tem poder de revogar a condenação). 

FAB DÁ INÍCIO A "INTERIORIZAÇÃO DE VENEZUELANOS"

   Um avião com 116 venezuelanos partiu de Boa Vista, em Roraima, com destino a São Paulo na quinta-feira (5). O processo de interiorização de imigrantes foi desenvolvido pelo Governo Federal com o intuito de amenizar a quantidade de pessoas que atravessam a fronteira da Venezuela, fugindo da forte crise que atinge o país, e se instalam em Roraima desde 2015. A aeronave aterrissou no aeroporto de Guarulhos no início da tarde. Do total de passageiros, 83 foram deslocados para um abrigo administrado pela Prefeitura de São Paulo, 29 para outro abrigo, administrado pela Sociedade Civil, e 4 para um local de acolhimento do estado. Todos viajaram voluntariamente em busca de oportunidades na capital paulista. 

DEFESA DE LULA PEDE HABEAS CORPUS AO STJ CONTRA PRISÃO

   Horas após a emissão do mandado de prisão do ex-presidente Lula, seus advogados entrarão com o pedido de Habeas Corpus, no início da manhã da sexta-feira (6), no Supremo Tribunal de Justiça. Entre os argumentos apresentados, está o de que ainda não foram esgotados os recursos contra a condenação de 12 anos e 1 mês de prisão. No mesmo dia, 24 estados registraram protestos contra e pró-prisão do petista. Ainda durante a manhã, surgiram informações de que Lula não se apresentaria a Polícia Federal de Curitiba, conforme determinação do juiz federal Sérgio Moro. Ao longo do dia, a notícia foi negada e um acordo foi fechado. Ainda na sexta-feira, a defesa de Lula protocolou uma medida cautelar, junto ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, na Suíça, pedindo ao governo que a prisão só seja determinada após se esgotarem as possibilidades de recursos.

TERMINA A NOVELA: LULA É PRESO PELA PF

   Um dia após o prazo para se entregar a Polícia Federal, o ex-presidente Lula (Foto) foi preso, no final da tarde do sábado (7), em São Paulo. Pela manhã, Lula participou de um ato ecumênico em homenagem aos 69 anos da esposa, Marisa Letícia, morta em 2017. Em seguida, ele fez um discurso em frente ao prédio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Em cerca de 50 minutos, o petista se disse inocente das acusações e atacou a Justiça e os meios de comunicação. Por volta das 5 da tarde, houve uma primeira tentativa de deixar o Sindicato, mas militantes impediram a saída de Lula. Só por volta das 19h, o ex-presidente foi levado pela PF para a sede da instituição, onde fez o exame de corpo de delito. Logo após, foi levado ao aeroporto de Guarulhos, onde embarcou para Curitiba. Ao aterrissar, foi levado para uma sala especial, preparada na Superintendência da PF, local onde começará a cumprir a sentença. Ainda no mesmo dia, o ministro do STF Edson Fachin negou um novo pedido de Habeas Corpus impetrado pela defesa do petista.

Fontes: Bol, Exame, G1.
Fotos: Lula (Suamy Beydoun / AGIF).

Comentários