TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (25 a 31 de Março)

INCÊNDIO MATA DEZENAS EM SHOPPING NA RÚSSIA

   As chamas começaram em uma das áreas do Winter Cherry, que fica em Kemerovo, na Sibéria, a cerca de 3 mil quilômetros de Moscou, no domingo (25). A primeira suspeita é que uma criança tenha acendido um isqueiro próximo a uma cama elástica. Outra tese afirmou que as chamas começaram em um dos cinemas. O fogo se alastrou rapidamente e causou o desabamento de um dos quatro pisos do shopping, dificultando o socorro as vítimas. O não acionamento do alarme de incêndio e o travamento das portas de emergência contribuíram para o número de mortos: 64. Do total de vítimas fatais, 41 eram crianças. Outras 50 pessoas ficaram feridas, das quais 10 precisaram ser hospitalizadas. O Corpo de Bombeiros levaram cerca de 6 horas para controlar o incêndio. Quatro pessoas, incluindo o proprietário do shopping, foram detidos para depoimentos no inquérito. Há suspeita de negligência e descumprimento de normas de segurança pelos funcionários do local. 

EUA ANUNCIA A EXPULSÃO DE DIPLOMATAS DA RÚSSIA

   O presidente norte-americano Donald Trump anunciou, na segunda-feira (26), a expulsão de 60 diplomatas russos e o fechamento do Consulado da Rússia, que fica em Seattle, nos Estados Unidos. A ação, porém, não foi tomada apenas pelo país. Outras 14 nações da União Europeia também expulsaram diplomatas russos de seus territórios. As medidas foram tomadas como forma de retaliação a morte de um ex-espião russo, ocorrido no Reino Unido dias antes. Há a suspeita de que Moscou tenha arquitetado a morte de Serghei Skirpal, por envenenamento. A Rússia, contudo, tem negado qualquer envolvimento no assassinato, além de afirmar estar sendo vítima de uma campanha internacional. Os diplomatas terão 7 dias para deixarem os EUA. No dia seguinte foi a vez da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, anunciar a expulsão de outros 7 diplomatas russos. O Órgão também reduziu a delegação da Rússia de 30 para 20 pessoas.

QUATRO MIL HOMENS FAZEM MEGAOPERAÇÃO NO RJ

   Uma grande operação envolvendo 3.500 homens das Forças Armadas, 150 policiais militares e 350 policiais civis foi deflagrada, na terça-feira, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação teve como alvo comunidades de Lins de Vasconcelos. Só pela manhã, sete pessoas foram presas e levadas para a Cidade da Polícia. Não houve registro de mortos ou feridos na região. A maior operação desde o início da intervenção militar, há cerca de 1 mês, contou com o apoio de helicópteros, carros blindados e equipamentos de engenharia. O primeiro e único tiroteio, que durou cerca de 15 minutos, aconteceu no momento da entrada do Exercito na comunidade, às 2h. Quatro horas depois, toda a comunidade estava cercada. A autoestrada Grajaú-Jacarépaguá foi fechada nos dois sentidos, levando transtorno aos motoristas. Outra operação foi realizada pelas Forças Armadas na Penitenciária de Bangu.

REBELIÃO EM PRESÍDIO DEIXA DEZENAS DE MORTOS NA VENEZUELA

   Uma tentativa de fuga do Comando da Polícia, no estado de Carabobo, na Venezuela, deixou 68 mortos e dezenas de feridos, na quarta-feira (28). Os detentos atearam fogo nos colchões e roubaram uma arma de um dos agentes. Assim que a notícia da rebelião foi divulgada, parentes dos detentos foram para frente da prisão para protestar. Confusões entre eles tiveram de ser contidas por cerca de 20 policiais, com o uso de gás lacrimogêneo. Dos 68 mortos, 66 era homens e 2 eram mulheres, que estariam na instituição como visitantes. O Ministério Público local designou 4 promotores para investigar o que ocorreu na prisão. Já o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos cobrou respostas do governo venezuelano sobre o ocorrido. 

PF PRENDE PESSOAS LIGADAS AO DECRETO DOS PORTOS

   Agentes da Polícia Federal prenderam, na quinta-feira (29), o ex-assessor da presidência da República, José Yunes (Foto), o ex-ministro da agricultura, Wagner Rossi, e o dono da empresa Rodrimar, Antônio Celso Grecco. Os mandados de prisão temporária foram expedidos pelo ministro do STF Luis Roberto Barroso, a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Todos os presos são envolvidos nas investigações em torno do chamado "Decreto dos Portos". Segundo as investigações, a medida, que foi assinada pelo presidente Michel Temer e prorrogava os contratos de concessão e arrendamento portuário, beneficiava a empresa Rodrimar. Em troca desse benefício, o presidente receberia valores, que teriam sido entregues a Yunes. O Palácio do Planalto não se manifestou sobre as prisões. 

PALESTINOS E ISRAELENSES SE ENFRENTAM EM GAZA

   Um dos atos da chamada "Marcha do Retorno" virou mais um capítulo de sangue entre palestinos e israelenses, na sexta-feira (30), na Faixa de Gaza. A manifestação contra a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel terminou com 12 pessoas mortas e mais de mil feridas. Organizado pelo grupo terrorista Hamas, o protesto foi dispersado por membros da segurança de Israel, com o auxílio de tiros com balas de borracha e uso de gás, assim que se aproximou do cercado que separa a Faixa de Gaza de Israel. O ministro da Defesa do país, Avigdor Lieberman, alertou para o perigo das manifestações, que ocorrem diariamente desde que Jerusalém foi denominada a capital israelense. 

BARROSO REVOGA PRISÕES DE AMIGOS DE TEMER

   Previsto para durar cinco dias, as prisões temporárias de amigos do presidente Michel Temer foram revogadas pelo ministro Luis Roberto Barroso na noite do sábado (31). A revogação atendeu ao pedido da procurado-geral da República, Raquel Dodge, que solicitou a ação alegando que os objetivos da prisão haviam sido alcançados. Todos os 10 presos na operação Skala foram liberados após a emissão do alvará de soltura. Entre os liberados, estão o advogado José Yunes, o coronel João Baptista Lima Filho, o empresário Antônio Celso Grecco, dono da Rodrimar, e o ex-ministro da agricultura, Wagner Rossi. Todos, exceto o coronel Lima, que alegou problemas de saúde, foram ouvidos em duas ocasiões. Em uma delas, na presença de um componente do Ministério Público, a pedido de Dodge. 3 outros alvos da operação, empresários do Grupo Libra, ainda não se apresentaram por estarem em viagem ao exterior.

Fontes: G1, Ig, R7, Terra.
Fotos: José Yunes (Reprodução).

Comentários