TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (11 a 17 de Março)

CONFUSÃO EM BAILE FUNK TERMINA EM DEPREDAÇÃO NO RJ

   O "Baile da Gaiola", ocorrido na comunidade Vila Cruzeiro, do bairro da Penha, na zona norte do Rio, terminou em confusão na madrugada do domingo (11). Uma correria teve início após disparos e terminou com um saldo de 77 pessoas feridas, 7 ônibus depredados e uma estação invadida. A maioria dos feridos foi socorrida para o Hospital Estadual Getúlio Vargas com ferimentos leves. Um dos feridos teve o braço queimado quando o óleo de uma fritadeira o atingiu. Segundo os comandos do 16º Batalhão da Polícia Militar e o da UPP de Vila Cruzeiro, ambas as unidades não foram acionadas para conter a confusão. Já a PM informou que não houve qualquer ação no local durante a festa.

QUEDA DE AVIÃO MATA CINQUENTA NO NEPAL

   A aeronave que transportava 71 pessoas caiu enquanto aterrissava no aeroporto de Katmandu, no Nepal, na manhã da segunda-feira (12). O voo comercial da companhia US-Bangla saiu de Dacca, em Bangladesh, com destino a capital nepalesa e levava 32 pessoas naturais de Bangladesh, 33 do Nepal, 1 da China e 1 das Maldivas, além dos 4 tripulantes. O piloto havia obtido autorização para aterrissar, mas ficou dando voltas no ar. Interrogado pelo torre de comando se estava com problemas, ele negou. A aeronave, que tinha apenas 17 anos de operação, caiu do lado leste do Aeroporto de Tribhuvan e pegou fogo. O aeroporto ficou fechado por horas para decolagem e aterrissagem. Os bombeiros chegaram ao local e conseguiram resgatar 17 pessoas com vida. As causas do acidente serão investigadas.

DORANY SAMPAIO MORRE NO RECIFE

   O ex-deputado e fundador do MDB em Pernambuco, Dorany Sampaio (Foto), morreu na manhã da terça-feira (13), aos 91 anos, em um hospital particular do Recife. As causas da morte não foram informadas. Além de fundador, Sampaio presidiu a célula pernambucana do partido por 27 anos, entre 1988 e 2015. Entre 1999 e 2006, ele foi Secretario de Governo de Jarbas Vasconcelos. Políticos e autoridades lamentaram a morte de Sampaio, que também trabalhou como advogado. O velório e a cerimônia de cremação ocorreram no mesmo dia, no Cemitério Morada da Paz, que no Grande Recife.

STEPHEN HAWKING MORRE AOS 76 ANOS NA INGLATERRA

   O físico e pesquisador britânico morreu na quarta-feira (14), em sua casa na cidade de Cambridge, na Inglaterra, vítima de complicações da Esclerose Lateral Amiotrófica, doença com a qual lutou por 55 anos. Um porta-voz da família anunciou a morte através de nota oficial, assinada pela pelos filhos de Stephen Hawking (Foto). Personalidades do mundo inteiro lamentaram a perda de um dos mais importantes cientistas da história no estudo da cosmologia, mecânica quântica e a ampliação do estudo sobre a Teoria da Relatividade, iniciada por Albert Einstein. Nascido em Oxford, na Inglaterra, o cientista estudou na Universidade local e fez seu PhD em Cambridge, onde também lecionou e se tornou professor lucasiano emérito, título também concedido a Isaac Newton. Diagnosticado com o ELA desde os 21 anos, Hawking começou a perder seus movimentos e a capacidade de falar. Passou os últimos 30 anos dependendo de um computador para se locomover e comunicar-se, mesmo assim, seguiu contribuindo para a ciência.

COMOÇÃO MARCA VELÓRIO DE VEREADORA NO RJ

   O corpo de Marielle Franco (Foto) foi velado na quinta-feira (15), na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Ela foi assassinada em ataque ocorrido na noite anterior no bairro do Estácio, na região central da cidade. Além da vereadora, o motorista, Antônio Pedro Gomes, também acabou morto. A assessora de Marielle escapou do atentado e prestou depoimento a Polícia por cinco horas. A principal linha de investigação da Delegacia de Homicídios é a de execução, já que nada foi roubado das vítimas. Segundo as primeiros informações, homens em um carro abriram fogo contra o veículo de Marielle assim que emparelharam, na Rua Joaquim Palhares. A vereadora foi atingida por quatro tiros na cabeça e morreu na hora. As primeiras investigações apontam que o carro suspeito seguiu as vítimas por cerca de 4 quilômetros antes do ataque. Filiada ao Psol, Marielle era conhecida por enfrentar autoridades e milicianos. Um dia antes, em um post em rede social, ela havia criticado a segurança do Rio. O enterro foi marcado por forte comoção. No dia seguinte, investigadores informaram que a munição usada no ataque pertencia a uma carga desviada da Polícia Federal.

TIROTEIO DEIXA TRÊS PESSOAS MORTAS NO RJ

   O confronto entre criminosos e policiais deixou três pessoas, entre elas um bebê, mortas, na noite da sexta-feira (16), no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O tiroteio teve início quando um veículo com criminosos abriu fogo contra uma viatura da Polícia, que acabou revidando. Maria Lúcia da Costa, José Roberto Ribeiro da Silva, ambos de 58 anos, e Benjamin, de apenas dois anos, foram atingidos pelos disparos e não resistiram. A mãe da criança, Paloma Maria Novaes, de 29 anos, ficou ferida e foi socorrida. Dois homens envolvidos no ataque foram feridos e presos pelos policiais, entre eles, o traficante conhecido como "Carão", apontado como chefe do tráfico na região. As mortes serão investigadas pela Delegacia de Homicídios da Capital.

PRESIDENTE XI JINPING É REELEITO NA CHINA

   A sessão anual da Assembleia Nacional Popular reelegeu o atual presidente da China, Xi Jinping (Foto - à direita), no sábado (17). Ele obteve votos de aproximadamente 3 mil delegados da ANP e cumprirá seu segundo mandato, de 5 anos, até 2023. A reeleição do presidente aconteceu uma semana após a aprovação de uma emenda à Constituição chinesa que permite que o presidente seja reeleito indefinidamente. Com a nova reeleição, o político de 64 anos se tornará o presidente com mais tempo no poder em 30 anos. Wang Qishan (Foto - à esquerda) foi eleito vice-presidente com 2.969 votos a favor e 1 contra. Ele é considerado um reforço para administrar uma relação com os Estados Unidos,

Fontes: Extra; G1, Ig, O Dia.
Fotos: Dorany Sampaio (Arquivo / JC Imagem); Stephen Hawking (Reprodução); Marielle Franco (Luna Costa / Marielle Franco / Divulgação / Facebook); Wang Qishan e Xi Jinping (Greg Baker / AFP).

Comentários