TOP SEVEN- Apontamento de Notícias (7 a 13 de Janeiro)

DIEGO SOUZA DEIXA O SPORT E FECHA COM O SÃO PAULO

   Após dias de negociação, o São Paulo anunciou a contratação do meia-atacante Diego Souza (Foto), no domingo (7), através das redes sociais. A compra do jogador ao Sport foi fechada com encontro entre o diretor executivo de esporte do São Paulo, Raí, junto com o representante Alexandre Pássaro, e a diretoria da equipe pernambucana. O contrato de Diego Souza será de duas temporadas, até o fim de 2019. O jogador era o principal nome do Sport e chegou a ser convocado diversas vezes pelo técnico Tite para compor a Seleção Brasileira. A equipe rubro-negra vendeu todos os direitos econômicos que detinha sobre Diego Souza. A apresentação oficial ocorreu na quinta-feira, em entrevista coletiva. A data da estreia no novo clube ainda não foi divulgada.

JUSTIÇA SUSPENDE POSSE DE MINISTRA DO TRABALHO

   O juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Criminal de Niterói, determinou, na segunda-feira (8), através de uma liminar, a suspensão da posse da nova ministra do trabalho, Cristiane Barsil (PTB-RJ). A ação foi aberta por um grupo de pessoas, após a divulgação de uma condenação da parlamentar, por crimes trabalhistas, que teve de pagar uma multa de R$ 60 mil a dois motoristas. Em seu despacho, Couceiro ainda impetrou uma multa de R$ 500 mil caso a medida fosse descumprida. No dia, seguinte a Advocacia-Geral da União entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal para reverter a decisão, alegando que o juiz violou a separação entre os poderes.

COREIAS SE UNEM PARA DIMINUIR TENSÕES

   Representantes das Coreias do Sul e do Norte emitiram um comunicado, na terça-feira (9), em que se comprometeram a se unirem para reduzir a tensão militar na península. Os dois países prometeram abrir o diálogo para resolver as questões e estabelecer uma relação pacífica.  Apenas em um ponto os países divergem: O programa nuclear mantido pelos norte-coreanos, que ameaça um confronto com os Estados Unidos. A primeira ação de união entre os países deve acontecer no próximo mês, quando a Coreia do Norte deverá enviar um delegação de seu governo para participar dos jogos olímpicos de inverno, que acontecerá em PyeongChang, na Coreia do Sul. A comunicação entre as duas nações estavam estremecidas ha cerca de dois anos. 

PF PROMETE ENCERRAR INVESTIGAÇÕES DA "LAVA JATO" EM 2018

   Após o encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, na quarta-feira (10), o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, afirmou que pretende concluir as investigações da operação "Lava Jato", até o fim do ano. No momento, mais de 200 processos, envolvendo políticos e autoridades, estão em andamento no STF, sendo metade deles ligados a operação. Para dar conta da prazo prometido, a quantidade de delegados trabalhando nos casos foi elevado de 9 para 17. O número de peritos e investigadores também teve aumento. No mesmo encontro, Segovia falou sobre o andamento das investigações acerca do acidente que vitimou o ministro do STF Teori Zavascki, em janeiro de 2017. Perto da conclusão, já se pode garantir que o acidente não foi criminoso, segundo afirmações do diretor da PF. 

POLÍCIA VOLTA ÀS RUAS DO RN

   Um dia após anunciarem o fim da greve de 23 dias, policiais e bombeiros voltaram às ruas de Natal, na quinta-feira (11). Eles estavam aquartelados em protesto por salários atrasados e pelas más condições de trabalho. Mesmo com a Justiça considerando a paralisação ilegal, os homens voltaram às ruas com a promessa de que ninguém seria punido. Segundo o Observatório de Violência Letal Intencional, 146 mortes foram registradas durante os dias de paralisação. Um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2017. O governo potiguar garantiu que quitará os salários de dezembro a ativos, pensionistas e reservistas até 12 de janeiro e aumentar o auxílio alimentação, além de liberar verba para infraestrutura e entregar 59 novas viaturas.

CVM PROÍBE FUNDOS DE INVESTIREM EM MOEDA DIGITAL

   O comunicado foi emitido na sexta-feira (12), pela Comissão de Valores Imobiliários, que proibiu gestores e administradores de fundos a investirem em moedas digitais, como o bitcoim e criptomoedas. O Banco Central já havia sido contrário a movimentações envolvendo moedas virtuais em comunicado divulgado no mês de novembro. Segundo a instituição, elas não tem valor de moeda oficial, como o real, dólar, etc. Como elas não podem ser qualificadas como ativo financeiro, não é permitida a aquisição direta pelos fundos de investimento regulados. A CVM ainda ressaltou o perigo de transações cibernéticas, que põem em risco a segurança e particularidade de custódia. O bitcoim, a moeda mais conhecida, não está sujeita a regulação de nenhum país. Toda transação envolvendo ela é feita digitalmente, sem intermédio de nenhum banco. 

CORPO DE DELEGADO É ENTERRADO NO RJ

   O velório do delegado Fábio Monteiro (Foto) aconteceu na manhã do sábado (13), na Academia de Polícia Silvio Terra e o sepultamento foi realizado no Mausoléu da Polícia Civil, que fica no Caju, no Rio de Janeiro. Ele foi encontrado morto dentro do porta-malas de um carro no dia anterior, no viaduto de Benfica, na região central do Rio. Homens abandonaram o veículo na via e saíram correndo em direção às favelas do Arará e Jacarezinho. Pedestres informaram a Polícia, que encontrou o corpo e iniciou uma megaoperação para encontrar os criminosos. Uma pessoa ficou ferida durante uma intensa troca de tiros. Cerca de 40 pessoas foram levadas para a delegacia, onde prestaram depoimentos. A Polícia Civil apontou Wendel Luis Silvestre, que tem condenação por tráfico de drogas, como um dos participantes no crime. A morte está sendo investigada pela Delegacia de Homicídios da Capital (DH).

Fontes: Terra, G1, Uol, O Globo, Extra.
Fotos: Diego Souza (Extraída do site "Lance"). Fábio Monteiro (Jornal do Brasil).

Comentários