TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (31 de Dezembro a 6 de Janeiro)

ETÍOPE E QUENIANA VENCEM A 93ª SÃO SILVESTRE

   Mais de 30 mil pessoas participaram da 93ª edição da Corrida de São Silvestre (Foto), nas ruas de São Paulo, no domingo (31). A mais tradicional maratona de rua do mundo começou com a prova feminina, vencida pela queniana Flomena Cheyech, com o tempo de 50min18seg. A brasileira mais bem colocada foi Joziane Cardozo, na 10ª posição. Na prova masculina, o melhor tempo foi do etíope Dawit Admasu, que terminou o percurso de 15 quilômetros com o tempo de 44min17seg. Entre os brasileiros, Ederson Vilela ficou com a 11ª posição. Desde 2010, o Brasil não fatura um título na Maratona Internacional de São Silvestre. Durante a semana, uma suposta fraude começou a ser investigada pelos organizadores. Segundo denúncias, corredores competiram sem fazer a inscrição.

REBELIÃO EM PRESÍDIO DEIXA NOVE MORTOS EM GO

   Um motim causado pelo confronto entre facções rivais deixou nove mortos e 14 feridos, na segunda-feira (1), na Colônia Agroindustrial do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, em Goiás. A instituição abriga presos em regime semiaberto e teve parte da estrutura destruída pelo incêndio provocado pelos presos. 106 detentos fugiram, mas alguns foram recapturados horas depois. 88 continuam foragidos. A rebelião foi controlada duas horas depois pela Polícia. Três dias depois, porém, os presos voltaram a se rebelar, contudo, não houve registro de mortos nem feridos. Segundo a inteligência da Secretária de Segurança Pública, o novo motim teria começado após tentativa de invasão de presos da ala "C" às alas "A", "B" e "D". Uma terceira rebelião foi registrada no complexo no fim de semana.

ACIDENTE RODOVIÁRIO MATA MAIS DE TRINTA NO PERU

   Um ônibus transportando 55 pessoas caiu, na terça-feira (2), em um precipício de 100 metros na cidade de Huaral, a 45 quilômetros ao norte de Lima, no Peru. O veículo, que viajava de Huacho para Lima, foi atingido por um caminhão no trecho da rodovia Pasamayo conhecido com "Curva do Diabo". O motorista do coletivo perdeu o controle e acabou caindo no abismo. 36 pessoas morreram no momento do acidente, enquanto seis pessoas foram resgatadas com ferimentos e encaminhadas a hospitais da região. Através de rede social, o ministro dos Transportes e Comunicação do Peru, Bruno Giuffra, lamentou o acidente e prestou solidariedade aos familiares das vítimas. 

NOVA MINISTRA DO TRABALHO É ESCOLHIDA POR TEMER

   O governo Michel Temer anunciou o nome de Cristiane Brasil (PTB-RJ-Foto) para o cargo de ministra do Trabalho, na quarta-feira (3). Ela assume a vaga de Roberto Nogueira, que deixou a pasta no dia 27 de dezembro. A deputada foi indicada pelo próprio partido, presidido pelo pai de Brasil, o ex-deputado Roberto Jefferson. Jefferson foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo do "Mensalão" e obteve o perdão da pena um tempo depois. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia seguinte. A posse deve acontecer na próxima semana.

GOVERNO DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM NY

   O forte frio que atinge os Estados Unidos fez o governador de Nova York, Andrew Cuomo, decretar estado de emergência na quinta-feira (4). O estado foi atingido pela tempestade de neve denominada pelos meteorologistas como "Ciclone-Bomba". Em uma semana, o clima frio já fez 12 vítimas fatais em vários estados dos Estados Unidos. Além da neve, há registro de ventos com velocidade entre 45 e 55 km/h. O tempo também causou o cancelamento de mais de mil voos e fechamento de aeroportos. O funcionamento foi interrompido nos terminais de JFK, LaGuardia e Newark.

VENEZUELA DÁ NOTÍCIAS DE BRASILEIRO PRESO

   O Governo da Venezuela confirmou ao Itamaraty, na sexta-feira (5), que o brasileiro Jonata Moisés Diniz (Foto), de 31 anos, está detido em um edifício de segurança no país. O jovem estava sem contato com a família desde o dia 26 de dezembro. A notícia da prisão chegou aos ouvidos de familiares no dia seguinte. O designer gráfico estava no país fazendo trabalhos sociais. O governo de Nicolás Maduro afirmou que o brasileiro está bem, mas que está preso sob acusação de presidir uma ONG de "Fachada", que na verdade, seria uma organização criminosa. A família de Diniz negou a versão. Ele viveu em Balneário Camboriú e passou dois anos nos Estados Unidos antes de partir para a Venezuela. No sábado, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, anunciou que o brasileiro foi expulso do país e partiu rumo a cidade de Miami, nos Estados Unidos.

CARLOS HEITOR CONY MORRE AOS 91 ANOS NO RJ

   O jornalista e escritor de 91 anos morreu no Hospital Samaritano em decorrência de falência de múltiplos órgãos. A informação foi dada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), na manhã do sábado (6), da qual Carlos Heitor Cony (Foto) era membro, denominado "Imortal", desde 2000. Ele nasceu em 14 de março de 1916, na cidade de Lins de Vasconcelos, na zona norte do Rio de Janeiro. Filho do jornalista Ernesto Cony Filho, Carlos ingressou no jornalismo em 1952, aos 26 anos, passando por vários veículos de comunicação. Como escritor, fez sua estreia com o romance "O Ventre", em 1955. No total, foram 17 livros e 4 prêmios Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. O corpo de Cony será cremado no Cemitério Memorial do Carmo.   

Fontes: Ig, G1, Veja, EBC, Folha de São Paulo.
Fotos: Logomarca São Silvestre (Divulgação); Cristiane Brasil (Reprodução / Facebook); Jonata Diniz (Reprodução / Facebook); Carlos Heitor Cony (Rafael Andrade / Folhapress).

Comentários