TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (14 a 20 de Janeiro)

CORPOS DE VÍTIMAS EM ACIDENTE SÃO LEVADO PARA PB

   Os corpos das vítimas do acidente na BR-251, em Minas Gerais, foram liberados pelo Instituto Médico Legal no domingo (14). 10 corpos deixaram o estado mineiro em 5 carros funerários até a cidade de Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba. Inicialmente, a prefeitura da cidade havia afirmado que o traslado seria feito por um avião da Força Aérea Brasileira, mas, segundo a FAB, não havia aeronave disponível para fazer o trabalho. O acidente começou quando um caminhão, que transportava outro, perdeu o controle na BR-251. Ele invadiu a pista contrária e atingiu uma van, uma carreta e um ônibus. No total, a tragédia deixou 13 pessoas mortas e 39 feridas, que foram levadas para hospitais da região. Após chegar a cidade, os corpos foram velados em missa coletiva.

DOLORES O'RIORDAN MORRE EM LONDRES

   A cantora de 46 anos morreu, na segunda-feira (15), em Londres, onde realizava gravações da banda The Cranberries, da qual era vocalista. O corpo de Dolores O"Riordan (Foto) foi encontrado no quarto onde ela estava hospedada, no Hotal Park Lane, na capital britânica. Em comunicado oficial, os demais líderes da banda se mostraram consternados com a morte repentina de Dolores. A irlandesa de Limerick era a mais nova de sete irmão e ficou conhecida ao integrar a banda "The Cranberries Saw Us" (Que depois mudou de nome). O grupo fez sucesso nos anos 90 com canções como "Linger" e "Zombie". As causas da morte ainda não foram divulgadas.

TEMER AFASTA VICE-PRESIDENTES DA CEF

   Atendendo recomendação do Banco Central e do Ministério Público Federal, o presidente Michel Temer afastou 4 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, na terça-feira (16). Segundo os órgãos que pediram o afastamento, havia suspeita de corrupção e irregularidades envolvendo os quatro investigados. Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias), Roberto Derziê de Sant'Anna (Governo), Antônio Carlos Ferreira (Corporativo) e José Henrique Marques da Cruz (Clientes, Negócios e Transformação Digital) foram inicialmente afastados por 15 dias. No dia seguinte, a Caixa nomeou novos integrantes para os cargos vagos. Todos os envolvidos negaram quaisquer irregularidade.

JUSTIÇA NEGA NOVO HABEAS CORPUS PARA MALUF

   Um novo pedido para que o ex-deputado Paulo Maluf (PP-SP-Foto) cumprisse "prisão domiciliar humanitária" foi negado pelo juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais (VEP), na quarta-feira (17). A solicitação havia sido feita assim que o ex-parlamentar se entregou a Polícia Federal, no final de 2017, quando o ministro Edson Fachin, do STF, ordenou o cumprimento imediato da sentença a qual foi condenado por crimes de corrupção. Atualmente, Maluf cumpre sua pena de 7 anos e 9 meses, inicialmente no regime fechado, no presídio da Papuda, no Distrito Federal. Em seu despacho, o juiz afirmou que, apesar da gravidade do quadro de saúde, o político pode receber o tratamento necessário dentro da unidade prisional.

SÉRGIO CABRAL DEIXA O RIO COM DESTINO A CURITIBA

   O ex-governador Sérgio Cabral (Foto) deixou a Cadeia Pública José Frederico Marques, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (18), com destino ao Complexo Médico-Penal de Curitiba. O pedido de transferência foi feito pela juíza Carolina Vieira Figueiredo, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, junto com o juiz Federal Sérgio Moro. O motivo para o pedido foram às regalias que o político estava recebendo no presídio carioca. Segundo o relatório do Ministério Público do Rio, Cabral tinha direito a alimentação de fora da cadeia, além de ter uma vida de luxo na prisão. As regalias foram descobertas após uma fiscalização, em novembro passado, na galeria "C", onde ficam os presos na operação "Lava Jato". O ex-governador chegou ao Paraná durante a noite e não tem previsão de permanência no Complexo. Até agora, as condenações de Sérgio Cabral somam 87 anos.

POLÍCIA AUTUA MOTORISTA COM ACIDENTE NA ORLA DO RJ

   O delegado Gabriel Ferrando, da 12ª Delegacia de Polícia, afirmou na sexta-feira (19), que um ataque epilético, do motorista Antônio de Almeida Anaquim, causou o acidente na praia de Copacabana, na noite anterior. Ele ouviu o depoimento de uma testemunha que acompanhava o motorista do veículo e autuou o por homicídio culposo (Sem intenção de matar), da menina Maria Louise, de 8 meses. que estava em companhia da mãe no momento do acidente. No total, 18 pessoas ficaram feridas.  O caso mais grave foi de um turista australiano, que precisou de aparelhos para respirar. O carro transitava pela avenida Atlântica, quando o motorista perdeu o controle, invadiu o calçadão, que estava lotado, e só parou ao chegar na areia. Anaquim tinha 60 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, que estava suspensa desde 2014. Ele responderá pelo acidente em liberdade. 

MINAS GERAIS EM EMERGÊNCIA POR FEBRE AMARELA

   O governador mineiro Fernando Pimentel decretou, no sábado (20), "estado de emergência" no estado, em função do surto de febre amarela. Dos 853 municípios de Minas Gerais, 94 ficarão em observação pelos próximos 180 dias. Ainda no sábado, os postos de saúde promoveram mais um dia de vacinação, no horário das 8h às 17h. Com o decreto, publicado no Diário Oficial, os municípios terão autorização para comprar materiais e contratar serviços médicos sem a necessidade de licitação, o que acelera o processo de prevenção de novos casos. Só no período entre julho de 2017 até agora, 23 casos e 16 mortes foram confirmados. Outros 46 casos estão em investigação. Todas as ocorrências envolvem pessoas que não foram vacinadas.

Fontes: G1, El País, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo. 
Fotos: Dolores O'Riordan (Reprodução / Getty); Paulo Maluf (Reprodução / TV); Sérgio Cabral (Reprodução / TV).

Comentários