TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (5 a 11 de Novembro)

ENEM COMEÇA COM 30% DE ABSTENÇÃO EM TODO BRASIL

   O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, no domingo (5), foi marcado pela maior taxa de abstenção dos últimos 8 anos. Dos 6,73 de candidatos inscritos para o Enem, 30,2% faltaram no primeiro dia. Entre os 273 candidatos que foram eliminados, nove tiveram equipamentos proibidos detectados pelos equipamentos de segurança, enquanto o restante, por descumprimento de regras previstas no edital. Dois grupos, um em Teresina (PI), e outro em Uruaçu (GO), não puderam concluir os exames por falta de energia nos locais de prova. O Inep, organizador do Enem, confirmou que os candidatos terão uma segunda chance em dezembro, sem prejuízos. O primeiro dia contou com as provas de Redação, Línguas e Ciências Humanas. O segundo dia de provas acontecerá no dia 12 de Novembro, com a aplicação de questões sobre matemática e ciências da natureza. 

TRUMP DEFINE MASSACRE NO TEXAS É "PROBLEMA MENTAL"

    Em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou que o massacre em uma igreja no Texas, ocorrida um dia antes, foi causado por "problemas mentais" e não pela posse de armas. A declaração foi feita no Japão, onde Trump realizava uma visita oficial. Ele negou que a legislação de posse de armas seja o "problema" dos massacres ocorridos no país. No domingo, o jovem Devin Kelley (Foto) invadiu a 1ª Igreja Batista de Sutherland Springs, no estado do Texas, e abriu fogo contra os frequentadores. No total, 26 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas. O jovem se matou durante a perseguição policial. Ele já havia sido condenado pela Justiça Militar, quando serviu as forças armadas, em 2012, por agressão. As vítimas do atentado tinham entre 5 e 72 anos, incluindo o pastor da igreja, Frank Pomeroy. 

TRIBUNAL AUMENTA PENA DE EX-TESOUREIRO DO PT

   João Vaccari Neto teve a pena de 10 anos, a qual foi sentenciado em julgamento de fevereiro, ampliada para 24 anos em novo julgamento, na terça-feira (7). A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que também condenou outros cinco réus, entre eles, o ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores, João Santana, e sua mulher, Mônica Moura. Vaccari foi condenado pelo crime de corrupção passiva no processo da operação "Lava Jato". O relator do processo no TRF4, João Pedro Gebran Neto, votou pela manutenção da condenação na primeira instância. A defesa, que já havia solicitado o pedido de liberdade, afirmou que vai recorrer da sentença. De outras ações no âmbito da "Lava Jato", Vaccari já tem quatro condenações e 2 absolvições.

GOVERNO ANUNCIA NOVO CHEFE DA POLÍCIA FEDERAL

   O delegado Fernando Segóvia (Foto) foi anunciado como novo diretor-geral da Polícia Federal na tarde da quarta-feira (8), em Brasília, através de nota enviada a imprensa, pelo Ministério da Justiça. Ele ocupará o lugar de Leandro Daiello. Ao apresentar o novo subordinado, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou que o governo assumiria o compromisso de não haver quaisquer mudanças e interferências na operação "Lava Jato". Segóvia tem um vasto currículo em 22 anos de PF, com passagens por várias funções. Daiello teve a passagem mais longeva da PF desde a redemocratização. Estava na instituição desde 2011 e já havia expressado o interesse em deixar o cargo por se sentir cansado e por pressão familiar. Após deixar o cargo, ele se aposentará.

TEMER SANCIONA "NOVA LEI MARIA DA PENHA"

   O presidente sancionou o projeto de lei que alterou alguns pontos da "Lei Maria da Penha", na quinta-feira (9), em Brasília. Apenas um ponto, o mais polêmico, foi vetado: O que autorizaria delegados de polícia a conceder medidas protetivas às mulheres. Segundo o despacho, conceder essa premissa aos delegados seria invadir a competência do poder judiciário, responsável pela emissão das medidas. O veto do presidente a medida, considerada inconstitucional, havia sido pedido por organização de mulheres e pelo judiciário. O governo afirmou que a alteração na lei visa a melhoria no atendimento à mulher vítima de violência doméstica, dando-lhe atendimento policial especializado, ininterrupto e feito por policiais mulheres.

MÁRCIA CABRITA MORRE AOS 53 ANOS NO RJ

   A atriz morreu na madrugada da sexta-feira (10), no Hospital Quinta D'or, no Rio de Janeiro. Ela não resistiu as complicações de um câncer no ovário, descoberto em 2010. Ao longo de 7 anos, Márcia Cabrita (Foto) passou por tratamentos e teve de retirar os ovários e o útero. O velório e cremação do corpo da atriz aconteceram no sábado, no Cemitério Parque da Colina, em Pedotiba, na cidade de Niterói. Márcia começou no teatro no início dos anos 90. Sua estreia na TV aconteceu na minissérie "As Noivas de Copacabana", da Tv Globo. Na emissora também trabalhou em programas humorísticos, com destaque a "Sai de Baixo". Seu último trabalho na TV foi na novela "Novo Mundo", da qual teve de se afastar por conta da doença. A atriz deixou uma filha, Manuela, de 16 anos.

NOVAS LEIS TRABALHISTAS COMEÇAM A VALER

   A nova legislação trabalhista, sancionada pelo presidente Michel Temer em julho, começou a valer no sábado (11), em todo o Brasil. A reforma, dos mais de 100 pontos da antiga legislação, visa modernizar as relações de trabalho entre patrões e funcionários e foi alvo de discussões ao longo do tempo em que foi proposto e votado na Câmara e no Senado. Com as mudanças, os acordos entre as partes passam a se sobrepor a algumas leis já existentes. Questões como jornada de trabalho, banco de horas e férias poderão ser negociados. Já questões como seguro-desemprego, FGTS, e outros direitos não poderão ser modificados. A nova legislação tirou a obrigatoriedade do pagamento da Imposto Sindical e regulamentou o trabalho "Home Office". Segundo especialistas, as empresas deverão implementar as novas leis gradativamente. Um dia antes de começar a vigorar, as mudanças foram alvos de protesto em várias cidades do Brasil.

Fontes: Terra, Ig, G1, Estado de São Paulo, Bol, Uol,
Fotos: Devin Kelley (Extraída do site "Heavy.com"); Fernando Segóvia (Dia Sampaio / AE); Márcia Cabrita (Christian Rodrigues / Divulgação).

Comentários