TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (8 a 14 de Outubro)

ESPANHA PROTESTA CONTRA INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA

   O centro de Barcelona foi o local onde milhares de espanhóis se concentraram, no domingo (7), a pedido da entidade Sociedade Civil Catalã, para protestar contra a votação que pedia a separação da Catalunha do resto do país. O ato foi marcado por discurso do escritor Mario Vargas Llosa, que criticou a separação, afirmando que a "conjura independentista não destruirá 500 anos de história". Segundo a organização da Sociedade Civil catalã, cerca de 950 mil pessoas participaram da manifestação e pediram para que Carles Puigdemont (Foto), presidente do governo regional da Catalunha, não decretasse a independência, o que ocorreu no dia 10 de outubro, quando Carles anunciou que iniciou o processo constituinte.

MULHER É MORTA DENTRO DE VIATURA EM MG

   Laís Andrade Fonseca, de 30 anos, foi morta, na segunda-feira (8), enquanto era conduzida junto com o ex-marido, Valdeir Ribeiro de Jesus, de 34, para a Delegacia de Teófilo Ottoni, em Minas Gerais. Ela havia acusado ele de instalar câmeras no banheiro de casa. No trajeto de 100 quilômetros entre a cidade de Pavão, onde moravam, e a delegacia, Valdeir, que portava uma faca, desferiu um golpe no pescoço de Laís. Em seguida, tentou se matar, cortando o próprio pescoço e saltando da viatura. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu, enquanto ele foi capturado e socorrido. Segundo os policiais que fizeram a ocorrência, o casal dormiu durante todo o trajeto e foram surpreendidos com o ataque. A mulher, que tinha medo que o ex-marido divulgasse imagens íntimas dela, deixou um filho de 8 anos. Os policiais foram autuados por homicídio culposo (Sem intenção) e negligência e omissão.

DEPUTADO ENTREGA RELATÓRIO DE SEGUNDA DENÚNCIA CONTRA TEMER

   Bonifácio de Andrada (PMDB-MG) apresentou o parecer referente a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer na terça-feira (9). Em seu relatório, o deputado federal pede o arquivamento da denúncia de formação de quadrilha e obstrução de justiça, feita pelo ex-procurador-geral, Rodrigo Janot. Andrada afirma no documento que Janot ataca homens públicos do país sem distinção. O relatório deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça no dia 17. Após essa fase, o relatório segue para votação no plenário da Câmara. Para que a investigação seja aberta pelo STF, 342 deputados terão que dar o aval. Caso contrário, a nova denúncia será arquivada até o fim do mandato de Temer, em janeiro de 2019.

STF DECIDE QUE LEGISLATIVO DECIDA SOBRE MEDIDAS CAUTELARES 

   Na sessão que durou cerca de 12 horas, na quarta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal decidiu que as casas legislativas (Câmara e Senado) podem decidir se aplicam ou não as medidas cautelares impostas pelo judiciário. No total, foram seis votos favoráveis a autonomia dos poderes e cinco contra. O assunto entrou na pauta após o senador Aécio Neves (PMDB-MG) ter sido afastado das funções pela primeira turma do STF, composto por 5 dos 11 juízes da turma principal, no fim de setembro. Além de se afastar do Senado, Aécio não pode sair de casa durante a noite. Com a decisão do Supremo, os senadores devem decidir o futuro do tucano no dia 17. A votação poderá acontecer de forma secreta ou nominal, está última imposta pela Justiça em liminar emitida na sexta-feira.

HOMEM ATACA FAMÍLIA DE EX NO LITORAL SUL DE PE

   Era noite da quinta-feira (12), quando Paulo Roberto Correia da Silva, de 30 anos, invadiu a casa da ex-namorada, Paula Maria Alencar Régis, de 20, e abriu fogo contra a família de jovem. Segundo a Polícia, Paulo, que era fotógrafo, havia deixado a esposa para namorar com Paula, que também era fotógrafa. Um tempo depois, ela pediu a separação e ele não aceitou. O homem entrou no condomínio da ex-namorada, na praia de Serrambi, no litoral sul de Pernambuco, e atirou duas vezes contra ela. Ele ainda matou o pai de Paula, Ênio Régis, de 58 anos, e feriu a mãe da jovem, identificada como Suzana. Ela foi socorrida e sobreviveu. Após o crime, o fotógrafo atirou contra a própria cabeça. Os corpos foram encontrados na cozinha da casa. A Polícia aguarda o depoimento de Suzana para concluir o inquérito policial.

HOMEM E DUAS CRIANÇAS MORREM EM ACIDENTE EM SP

   Um grave acidente, na madrugada da sexta-feira (13), deixou um homem de 33 anos e duas crianças de 9, sendo um menino e uma menina gêmeos, mortas no quilômetro 70 da Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí, interior de São Paulo. No momento do acidente, o velocímetro do carro travou e marcava a velocidade de 180 km/h. O carro se chocou com a traseira de uma carreta e os três ocupantes morreram na hora. O motorista do veículo atingido foi atendido, mas não se feriu. O trecho da rodovia foi interditado por algumas horas para o resgate dos corpos, que foram enviados para o Instituto Médico Legal de Jundiaí.

ITÁLIA NEGA PRISÃO PERPÉTUA SE BATTISTI FOR EXTRADITADO

   Em declaração ao diário "Il Giornale", no sábado (14), Cosimo Ferri, sub-secretário do Ministério da Justiça da Itália confirmou que o Cesare Battisti (Foto) não cumprirá a pena de prisão perpétua, a qual foi condenado pelas mortes de quatro pessoas, se for restituído às autoridades italianas pelo governo brasileiro.  Ele afirmou que um dos acordos bilaterais entre os dois países, que trata do cumprimento de pena de um extraditado, será respeitado. Pelo acordo, o extraditado não pode cumprir mais que o tempo máximo de prisão estipulado pelo país que o expulsar, no caso do Brasil, 30 anos. Antes de chegar ao Brasil, Battisti passou por França e México. No Brasil, foi autorizado a ficar no país pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no seu segundo mandato. Proibido de sair do país, Battisti foi detido, na semana anterior, tentando entrar na Bolívia com R$ 23 mil em moeda estrangeira. Segundo ele, o dinheiro era dele e de dois amigos.

Fontes: El País, G1, Tv Jornal, Estado de São Paulo.
Fotos: Carles Puigdemont (Lluis Gene / AFP / Getty); Cesare Battisti (BBCBrasil.com).

Comentários