TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (1 a 7 de Outubro)

CATALUNHA FAZ REFERENTE POR SEPARAÇÃO DA ESPANHA

   Considerada a região mais rica da Espanha, a cidade da Catalunha realizou um plebiscito para decidir sobre a separação do país e se tornar um estado independente. A votação ocorreu a revelia do estado central, que recorreu a Justiça para impedir a consulta no domingo (1). 90% dos 2,2 milhões de eleitores aptos a votar compareceram as urnas. Destes, 42% foi favorável a separação. Durante todo o dia, houve confrontos entre pessoas que participaram do referendo e a Guarda Civil, designada por Madri para fechar os pontos de votação. Ao final do dia, cerca de 900 pessoas foram ficaram feridas e urnas não puderam ser apuradas por terem sido confiscadas, excluindo cerca de 700 mil votos da contagem oficial. O resultado foi levado ao parlamento catalão, mas esbarra no não reconhecimento da própria Espanha e da União Europeia.

NOVO MASSACRE MATA MAIS DE CINQUENTA NOS EUA

   Um evento de música country terminou de forma trágica em Las Vegas, no Estado Unidos. A tragédia começou quando Stephen Paddock, de 64 anos, abriu fogo contra a multidão de 40 mil pessoas do 32º andar do hotel Mandalay by Resort e Cassino, onde havia se hospedado desde o dia 28 de setembro. Após o massacre, que em números atualizados chegam a 59 mortos e mais de 500 feridos, o contador aposentado se matou. No quarto do hotel, a Polícia encontrou 23 armas de fogo semiautomáticas. Após a identificação de Paddock, autoridades foram a sua casa, onde encontraram um arsenal, além de explosivos. O grupo "Estado Islâmico" chegou a reivindicar a autoria do atentado, mas autoridade norte-americanas negaram qualquer ligação.  

STF REJEITA PEDIDO DE AÉCIO E O MANTÉM AFASTADO DO SENADO

   O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, negou o pedido do senador Aécio Neves (PMDB-MG) de suspender seu afastamento do Senado, na terça-feira (3). O mandado de segurança conta a decisão havia partido da defesa do tucano, afastado das funções pela primeira turma da corte, composta por 5 dos 11 ministros do STF, em 26 de setembro. Além do afastamento, Aécio deve ficar recolhido em sua casa durante a noite. Paralelamente, o caso de Aécio foi levado ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e ele determinou que a questão fosse analisada no plenário. Segundo o regimento da casa, o Senado é quem deve decidir sobre o afastamento dos seus componentes. No mesmo dia, a presidente do STF negou pedido de Neves para mudar o relator do seu caso na corte e manteve Fachin a frente da questão. O pedido da defesa deve ser analisado pelo STF no dia 11. No Senado, ainda não há data para a analise.

CÂMARA APROVA "FUNDÃO" PÚBLICO PARA BANCAR CAMPANHAS

   O projeto de lei que cria o fundo público de financiamento de campanhas eleitorais, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi aprovado na noite da quarta-feira (4), pela Câmara dos Deputados. A votação foi feita por meio de painel eletrônico e não nominal, como queiram os contrários a criação do "Fundão". O texto-base foi aprovado da forma que saiu do Senado e agora segue para sanção presidencial. Em votações simbólicas, os parlamentares rejeitaram destaques que mudassem o o projeto. O "Fundão" terá recursos oriundos da compensação de recursos pagos à emissoras de rádio e TV por propaganda partidária em ano eleitoral, por multas aplicadas a partidos políticos pela Justiça Eleitoral e por 30% das emendas impositivas de bancadas. O Fundo já poderá ser utilizado nas eleições de 2018.

HOMEM INCENDEIA CRECHE E MATA SETE EM MG

   Damião Soares dos Santos, de 50 anos ateou fogo no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Grande, de Janaúba, no norte de Minas Gerais, e causou a morte de uma professora e cinco crianças. O crime aconteceu na manhã da quinta-feira (5), quando o segurança foi entregar um atestado médico. Ele ateou fogo ao próprio corpo e foi internado em estado grave. A professora Heley de Abreu Silva Batista e quatro crianças entre 4 e 5 anos morreram. 40 pessoas deram entrada no Hospital Regional de Janaúba, sendo 20 com queimaduras e 14 delas com mais de 20% dos corpos queimados. Damião, que ficou sob custódia policial, morreu na tarde do mesmo dia. O número de mortos aumentou para 7, com a morte de uma criança e de uma professora.

COI SUSPENDE NUZMAN APÓS PRISÃO

   Um dia após a prisão do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o Comitê Olímpico Internacional anunciou na sexta-feira (6), através do site oficial, a suspensão temporária dele e do COB da Associação de Comitês Nacionais. Ele também foi retirado da Coordenação da comissão dos jogos olímpicos de Tóquio, em 2020. Com a decisão, todos os pagamentos do COI ao COB estão congelados. O órgão máximo do esporte mundial afirmou, porém, que a decisão não afetará os atletas. Nuzman foi detido pela Polícia Federal em operação que investiga a compra de votos que escolheram o Rio como sede dos jogos olímpicos de 2016.

TRAFICANTES PROMOVEM NOVO TIROTEIO EM COMUNIDADE NO RJ

   Moradores da Comunidade Morro do Macaco, na zona norte do Rio de Janeiro, amanheceram com tiroteio no sábado (7). Inicialmente, se falou num confronto entre traficantes da região e rivais do Morro de São Carlos. A informação foi desmentida pela Polícia, que afirmou que a comunidade estava cercada, impossibilitando a entrada ou saída de bandidos. A troca de tiros não registrou nenhum morto ou ferido. A Polícia havia feito uma operação para cumprir 31 mandados de prisão e outros mandados de busca e apreensão dentro do Plano Nacional de Segurança do Rio. Segundo a Polícia, foram os traficantes do Morro do Macaco que invadiram a Favela da Rocinha no dia 17 de setembro. 

Fontes: BBC Brasil, Uol, G1, Ig.

Comentários