TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (3 a 9 de Setembro)

POLÍCIA MATA DEZ SUSPEITOS DE ASSALTOS EM SP

   Uma intensa troca de tiros entre criminosos e Polícia terminou com 10 suspeitos mortos, na noite do domingo (3), no bairro do Morumbi, na zona oeste de São Paulo. Os agentes monitoravam o grupo, especializado em assaltos a casas de luxo da região, quando o tiroteio começou. Ao menos quatro suspeitos conseguiram fugir em um carro. A abordagem, realizada por agentes do Departamento Estadual de Investigações (DEIC) e do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA), aconteceu após o grupo deixar uma casa na rua Pureus. Apenas quatro policiais que participaram da ação ficaram feridos, porém, sem gravidade. Segundo a Polícia,  chefe do grupo, conhecido com Sassa, também morreu no cerco.

PF PRENDE OITENTA EM OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO EM SP

   A operação "Brabo" foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã da segunda-feira (4) e prendeu 80 pessoas, acusadas de tráfico internacional de drogas. Os entorpecentes deixavam o Porto de Santos, no litoral paulista com destino a países como a Bélgica, através do porto Brabo, que originou o nome da operação. Além dos presos, as diligências apreenderam R$ 150 mil em espécie e carros de luxo. No total, 820 agentes foram às ruas para cumprir 190 mandados de busca e apreensão, 120 mandados de prisão preventiva e 7 de prisão temporária. Os mandados judiciais, expedidos pela Justiça de São Paulo, foram cumpridos nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. 

CORPO DE ROGÉRIA É VELADO NO RJ

   O corpo da atriz Rogéria foi velado durante toda a terça-feira (5), primeiro no Teatro João Caetano e, em seguida, na Prefeitura Municipal de Cantagalo, na região serrana do Rio, cidade natal da artista. Rogéria morreu aos 74 anos, na noite de segunda-feira, após sofrer um choque séptico. Ela havia dado entrada no Hospital Unimed-Rio com uma Infecção Urinária. O quadro já havia se repetido em julho e agosto, quando Rogéria passou dias na UTI de uma clínica em Laranjeiras. Astolfo Barroso Pinto começou a carreira como maquiador na TV Rio. A vivência com artistas o fez ingressar nas artes, através do teatro. Também era cantora e teve passagens na televisão, tanto em programas quanto em seis novelas. O corpo de Rogéria foi enterrado em Cantagalo, na quarta-feira.

PGR DENUNCIA NOVAMENTE LULA E TEMER

   Os ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff foram denunciados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na quarta-feira (6), pelo crime de obstrução de justiça. Além dos dois, o ex-ministro Aloizio Mercadante também foi indiciado. Dilma e Lula já tinha sido denunciados, seis dias antes, junto com outras seis pessoas pelo crime de formação de quadrilha, ocorrida durante os mandatos de presidente de ambos. Três pontos compõem a base da denúncia. A primeira seria um acordo de apoio político e jurídico a Delcídio de Amaral com o intuito de evitar que ele aceitasse realizar a colaboração premiada, seguida da troca de e-mails entre Dilma e Mônica Santana, mulher do marqueteiro João Santana, em que trocava informações sobre o andamento das investigações. A última foi a nomeação de Lula para o Ministério da Casa Civil, com o intuito de lhe garantir o foro privilegiado. Ambos lamentaram em notas a nova denúncia.

TERREMOTO DEIXA MAIS DE NOVENTA MORTOS NO MÉXICO

   Um tremor de magnitude 8,2 atingiu os estados de Tabasco, Oaxaca e Chiapas, na noite da quinta-feira (7), na costa do pacífico mexicano. O maior terremoto já registrado no país em 100 anos. O epicentro foi a quase 100 quilômetros da costa e a 58 Km de profundidade, podendo ser sentido em todo o território, inclusive a capital. Após o tremor principal, cerca de 400 réplicas aconteceram em seguida. Os desmoronamentos deixaram 91 mortos nas três cidades mais atingidas. Equipes buscaram sobreviventes logo após o terremoto. Apesar da inexpressiva expectativa de tsunamis, com cerca de 4 metros, áreas da costa foram evacuadas por precaução. As aulas foram suspensas em 11 estados para revisões estruturais nas escolas.

GEDDEL VIEIRA É PRESO NOVAMENTE NA BA

   Três dias após R$ 51 milhões descobertos em um apartamento, o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) foi preso em sua casa, no início da manhã da sexta-feira (8), na Bahia. Ele cumpria prisão domiciliar desde julho, quando foi preso acusado de pressionar o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, a liberar a construção de um prédio, onde havia comprado um apartamento, em área proibida na capital baiana. Do apartamento em que mora, Geddel foi levado para Brasília, onde passou por exame de corpo de delito antes de ser novamente levado para o Presídio da Papuda.

FURACÃO "IRMA" CAUSA DESTRUIÇÃO EM CUBA

   O furacão chegou na cidade cubana de Caibarién no início da manhã do sábado (9), porém, os fortes ventos começaram a ser sentidos na noite da sexta-feira. A tempestado chegou em Cuba na categoria 5, com ventos acima de 250 km/h, mas foi rebaixado no decorrer da passagem, para a categoria 4. Moradores e turistas da região tiveram de ser retiradas do local. Ruas ficaram desertas. Antes de chegar a Cuba, o furacão devastou ilhas caribenhas. O número de mortos pela passagem do furacão chegou a 41.

Fontes: Folha de São Paulo, Estadão, Uol.
Fotos: Rogéria (Divulgação).

Comentários