TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (17 a 23 de Setembro)

TIROTEIO ENTRE TRAFICANTES PARA ROCINHA

   Uma intensa troca de tiros entre traficantes de facções rivais da favela da Rocinha, na manhã do domingo (17), deixou mortos e feridos no Rio de Janeiro. Tudo começou quando um grupo estimado em 100 homens, de outras comunidades, invadiram a Rocinha. Houve trocas de tiros e pelos menos três traficantes morreram. Outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois transferidas para o Hospital Miguel Couto. O confronto paralisou a comunidade, e duas estações de metrô da região foram fechadas temporariamente. Uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) foi atacada na ação. No dia seguinte, uma operação para prender suspeitos dos tiroteios terminou com 1 morto e três presos. Após novos episódios de tiroteios, ao longo da semana, o Ministério da Defesa autorizou o cerco do Exército à Favela da Rocinha.

CASO ALEXANDRE FARIAS: POLÍCIA APRESENTA RETRATOS FALADOS

   A Polícia Civil de Pernambuco realizou entrevista coletiva, na manhã da segunda-feira (18), em que apresentou os retratos falados de dois suspeitos no tiroteio que terminou com o jornalista Alexandre Farias (Foto) gravemente ferido. Segundo testemunhas, cinco homens participaram do assalto, apenas dois foram reconhecidos. O crime aconteceu na noite do dia 16,  no Alto do Moura, quando bandidos trocaram tiros com a Polícia e um dos projeteis atingiu a cabeça do jornalista da Tv Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru. Ele foi socorrido e passou por cirurgia. Os médicos não conseguiram extrair a bala, que ficou alojada no cérebro. O delegado Joselito Amaral, da PC, assumiu as investigações do caso. Os cinco suspeitos foram presos entre a segunda e terça-feira. O quadro clínico do apresentador teve melhora no decorrer da semana.

MÉXICO REVIVE TERROR DE TERREMOTO 32 ANOS DEPOIS

   A cidade do México foi atingida por um forte terremoto, na tarde da terça-feira (19), que destruiu cerca de 50 edifícios. O sismo de magnitude 7.1 deixou, até o momento, mais de 280 mortos e milhares de feridos e aconteceu duas semanas após um terremoto destruir o sul do país e matar mais de 100 pessoas. Desde o primeiro momento após o terremoto, equipes de salvamento se revezaram por buscas a sobreviventes, desaparecidos e corpos. O presidente Enrique Peña Nieto sobrevoava a região atingida pelo mais recente terremoto quando soube da tragédia. O México viveu há 32 anos, na mesma data, um terremoto que deixou mais de 10 mil mortos. Os Estados Unidos se colocaram a disposição para ajudar o México.

STF AUTORIZA ENVIO DE DENÚNCIA CONTRA TEMER A CÂMARA

   O Supremo Tribunal Federal votou, na quarta-feira (20), a autorização de envio da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, feito pela Procuradoria-Geral da República, para a Câmara dos Deputados. Foram cinco horas da sessão, antes da interrupção, em que oito ministros votaram. O relator do caso na corte, Edson Fachin, votou a favor do envio, sendo seguido por outros seis magistrados: Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandovski, Rosa Weber, Luiz Fux, Luís Roberto Barros e Dias Toffoli. No primeiro dia, apenas Gilmar Mendes votou pela devolução da denúncia a PGR, que foi um pedido da defesa de Temer. Na quinta-feira, Marco Aurélio, Celso de Mello e a presidente do STF, Carmen Lúcia, encerraram o julgamento acompanhando Fachin. A votação foi encerrada com o placar de 10 a 1 a favor do envio. A denúncia chegou a Câmara no mesmo dia. Dessa forma, a nova denúncia passará pelos mesmos trâmites da primeira, arquivada em votação no plenário da Câmara. 

CONSELHO DE PSICOLOGIA ENTRA COM RECURSO CONTRA "CURA GAY"

   O recurso contra a decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, que autorizou profissionais oferecerem tratamentos de reversão sexual foi aberto, na quinta-feira (21), pelo Conselho Federal de Psicologia. A decisão, em caráter liminar, havia sido dada após o juiz acatar o pedido de um grupo de psicólogos, que acreditam ser possível a "Cura Gay" e abriram a ação. O assunto ganhou repercussão em todo o país e deixou a população dividida entre os que apoiaram a decisão e os que contestaram. Em nota, o Conselho afirmou que a decisão viola os direitos humanos e não tem nenhum embasamento científico. A homossexualidade deixou de ser considerada doença em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após a repercussão, Carvalho afirmou que foi mal interpretado e que nunca considerou a condição uma doença.

MÉDICO CONDENADO É ENCONTRADO MORTO EM SP

   Farah Jorge Farah (Foto), de 68 anos, foi encontrado morto em sua casa, na manhã da sexta-feira (22), em São Paulo. O corpo foi encontrado horas antes do médico ser preso. Ele havia sido condenado há 16 anos de prisão (Reduzida para 14 anos e 8 meses após apelação) pela morte da ex-amante que ele assassinou e esquartejou dentro do seu consultório, jogando em seguida as partes em sacos de lixo. O crime aconteceu em 2003, mas o último recurso após a condenação só foi julgado no dia anterior, quando a sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu o pedido do Ministério Público de São Paulo e autorizou o cumprimento imediato da pena pelo ex-médico. Segundo os primeiros exames, Farah cortou a veia femoral (localizada na virilha), o que ocasionou a morte. Um fato curioso, o ex-médico vestia roupas femininas no momento do suicídio.

CANTOR CHARLES BRADLEY MORRE NOS EUA

   O cantor norte-americano não resistiu a complicações de um câncer e morreu, aos 68 anos, nos Estados Unidos, no sábado (23). Ele já havia sido curado no primeiro tratamento e retornou aos palcos no início desse ano, porém, a doença retornou e atingiu o fígado. Charles Bradley (Foto) faria uma apresentação no palco "Sunset", do Rock in Rio, mas teve que cancelar a apresentação para retomar o tratamento. Ele também se apresentaria em São Paulo. Bradley teve uma infância pobre e começou a carreira artística tarde. Seu primeiro disco saiu em 2011, intitulado "No Time for Dreaming".

Fontes: Folha de São Paulo, G1, Uol, Ig.
Fotos: Alexandre Farias (Extraída do site "Folha de Caruaru"); Farah Jorge Farah (Helvio Romero / Estadão Conteúdo); Charles Bradley (Reprodução / Facebook).

Comentários