TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (10 a 16 de Setembro)

DONO E EXECUTIVO DA J&F SE ENTREGAM EM SP

   Joesley Batista (Foto) e Ricardo Saudi se entregaram a Polícia Federal na tarde do domingo (10), em São Paulo. Ambos tiveram a prisão temporária autorizada pelo ministro Edson Fachin, a pedido do Procuradoria-Geral da República, que também havia pedido a suspensão temporária da imunidade concedida em acordo de delação firmado pelos dois em maio. Segundo Rodrigo Janot, ambos omitiram informações e poderiam continuar omitindo em caso de liberdade. As defesas de Batista e Saudi negaram que seus clientes tenham mentido ou ocultado informações nos depoimentos prestados no início do ano. Os dois foram levados para Brasília em, um avião da PF, na segunda-feira. Eles ficaram na Superintendência da Polícia Federal e foram recebidos por manifestantes. No decorrer da semana, a prisão temporária foi convertida em preventiva por Edson Fachin.

LULA DENUNCIADO MAIS UMA VEZ

   O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva teve nova denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal na segunda-feira (11). Agora, o petista é acusado de editar medida provisória com o intuito de beneficiar empresas automotivas em troca de pagamento de propina. A denúncia de corrupção passiva foi feita no âmbito da Operação "Zelotes", que investigou a MP 471, de 2009, que prorrogou benefícios fiscais às montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Desta forma, as empresas teriam desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados. Inicialmente com validade para 2010, a medida foi estendida e vigorou até 2015. Outras seis pessoas também foram denunciadas pelo MFP do Distrito Federal.

STF AUTORIZA INVESTIGAÇÃO DE TEMER

   O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, autorizou na terça-feira (12), a abertura de inquérito contra o presidente Michel Temer. O pedido foi aceito no mesmo dia em que a Polícia Federal apresentou um relatório final da investigação de grupo do PMDB no Congresso. O presidente será investigado pela edição do "Decreto dos Portos", que aumentou de 25 para 35 anos o prazo dos contratos de arrendamentos e concessões, além de permitir que eles sejam prorrogados por até 70 anos. A suspeitas tem como base uma conversa de Temer com Ricardo Rocha Loures, que também será investigado, em 4 de maio. Os dois trocaram informações, que em seguida foram repassadas a Rodrimar, que opera no Porto de Santos. O dono e diretor da Rodrimar também serão investigados.

DEPOIS DE JOESLEY, WESLEY BATISTA É PRESO PELA PF

   Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã da quarta-feira (13), mandado de prisão contra Wesley Batista (Foto), um dos donos do frigorífico JBS. Ele foi alvo de operação que investiga o uso de informação privilegiada em transações do mercado financeiro. A ação teria acontecido na época da divulgação das informações do acordo de delação premiada dos executivos do Grupo com a Procuradoria-Geral da República, entre abril e maio deste ano. Segundo a PF, os empresários teriam manipulado a operação no mercado, fazendo com que os acionistas da JBS absorvessem os prejuízos causados pela baixa nas ações da empresa. Além desse caso, a PF investiga a compra de contratos derivativos de dólares em excesso, algo incomum na rotina do grupo, que gerou ganhos em função da alta da moeda no ato da divulgação da delação. No mesmo dia, a defesa dos irmãos entrou com pedido de liberdade.

JANOT DENUNCIA TEMER PELA SEGUNDA VEZ

   Depois de muita expectativa, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (14). Além do presidente, Janot também denunciou parte da cúpula do PMDB com base nas delações premiadas dos executivos da JBS e do corretor de valores Lúcio Funaro. Na denúncia, o procurador, que deixou o cargo no sábado, acusa Temer e a cúpula do PMDB de organização criminosa e obstrução de Justiça. Ainda segundo a denúncia, o grupo teria recebido R$ 587 milhões em propina. Foram denunciados os ex-deputados Eduardo Cunha, Rodrigo Rocha Loures e Henrique Alves, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e os atuais ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha. Os executivos da JBS foram acusados pelo crime de obstrução de justiça.

PRIMEIRO DIA DO "ROCK IN RIO" MOVIMENTA O RJ

   A sétima edição do maior festival de Rock'n Roll mundial, "Rock in Rio", teve início na sexta-feira (15), no Rio de Janeiro. Para receber milhares de pessoas em cada um dos sete dias de evento, a "Cidade do Rock" foi transferida para o Parque Olímpico, na zona oeste do Rio. O primeiro show no palco "Mundo", o principal do festival, foi da cantora Ivete Sangalo, que junto com a modelo Gisele Bündchen , entoou a canção "Imagine", de John Lennon. A primeira noite ainda contou com as bandas Pet Shop Boys, 5 Seconds of Summer e foi encerrada com a apresentação do Maroon 5, substituindo a cantora Lady Gaga, que cancelou o show na véspera por problemas de saúde.

JORNALISTA MARCELO REZENDE MORRE EM SP

   Diagnosticado com câncer no pâncreas em maio desse ano, Marcelo Rezende (Foto) morreu, aos 65 anos, no Hospital Moriah, na zona sul de São Paulo, no fim da tarde do sábado (16). Ele esteve internado por quatro dias, após dar entrada com dores. Uma grave pneumonia causou complicações ao já crítico estado de saúde do jornalista, que havia largado o tratamento de quimioterapia para tentar tratamentos alternativos à doença. Marcelo Luiz Rezende Fernandes era carioca e começou no jornalismo esportivo nos anos 70. Passou por vários jornais até chegar a tv, em 1987. Com passagens pela Globo, Band e Rede TV!, Rezende estava na RecordTV desde 2012, onde apresentou o programa "Cidade Alerta" até maio, quando se afastou para cuidar da saúde. A frente do programa policial, conquistou uma legião de admiradores em todo o país. O velório ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo e o enterro foi no cemitério Congonhas, também na capital paulista. 

Fontes: Folha de São Paulo, G1, Uol, Terra.
Fontes: Joesley Batista (Estadão Conteúdo), Wesley Batista (Ernesto de Souza / Editora Globo); Marcelo Rezende (Divulgação).

Comentários