TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (30 de Julho a 5 de Agosto)

MORRE BEBÊ BALEADO NO RJ

   O garoto Arthur Cosme de Melo, baleado quando ainda estava no útero da mãe, morreu no domingo (30), no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. O bebê não resistiu a uma hemorragia, complicação do já crítico estado de saúde. O caso ganhou repercussão nacional quando a mãe de Arthur, Claudineia dos Santos Melo (Foto) foi atingida por um tiro, disparado durante um tiroteio entre policiais e traficantes da Favela do Lixão, na Baixada Fluminense. A mulher, que estava na 39ª semana da sua primeira gestação, foi atingida no quadril, sendo socorrida e submetida a um parto de emergência. O bebê foi atingido na coluna, tórax e cabeça e ficou hospitalizado por quase um mês. Os médicos chegaram a afirmar que o garoto poderia ficar tetraplégico.

OPOSITORES VOLTAM A SER PRESOS APÓS CONSTITUINTE NA VENEZUELA

   A oposição da Venezuela convocou uma manifestação, na segunda-feira (31), contra a Assembleia Constituinte realizada no dia anterior no país. A votação foi marcada por violência e registrou 10 mortos. Enquanto o governo de Nicolás Maduro comemorou o resultado, dizendo que 8 milhões foram às urnas (41,5% do eleitorado venezuelano), a oposição contestou os dados e afirmou que foram apenas 3 milhões de presentes. Vários países, incluindo o Brasil, afirmaram que não iriam reconhecer a eleição no país. Os Estados Unidos, inclusive, chegou a analisar novas sanções contra a Venezuela. Um grupo de chanceleres de 11 países se reunirão no próximo dia 8 para discutir a repressão no país. No sábado, a Venezuela foi suspensa do Mercosul e pressionada a ter uma transição política imediata.

LULA VIRA RÉU PELA SEXTA VEZ

   O juiz federal Sérgio Moro aceitou a denúncia contra o ex-presidente Lula, na terça-feira (1). Agora, a acusação é de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio localizado em Atibaia, no interior de São Paulo. Segundo as investigações que serviram de base à denúncia, Lula foi beneficiado em R$ 1,02 milhão em reformas no imóvel, que era utilizado pela família. A maior parte destes custos foram pagos por empreiteiras em troca de facilidades para obter contratos com a Petrobras. Para o Ministério Público, o sítio pertence a Lula e não a Fernando Bittar e Jonas Suassuna, como diz os documentos do imóvel. Essa é a sexta denúncia de corrupção contra Lula, que já responde a três processos, sendo condenado em um deles, o do tríplex no Guarujá. O ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão e aguarda o analise dos recursos em liberdade. 

CÂMARA DOS DEPUTADOS ARQUIVA DENÚNCIA CONTRA TEMER

   Com 492 deputados presentes, a votação da denúncia de  corrupção passiva contra o presidente Michel Temer aconteceu, na quarta-feira (2), no plenário da Câmara dos Deputados (Foto). A sessão foi aberta às 9h e o quórum mínimo para votação, de 342 deputados, foi registrado às 15h. No início da noite, um a um, os deputados começaram a emitir os seus votos. Ao final, foram 263 votos a favor do arquivamento temporário da denúncia, contra 227 a favor, e duas abstenções. Com o resultado, o presidente não será investigado pelo Supremo Tribunal Federal enquanto estiver cumprindo o mandato, até o final de 2018. Após o resultado, Temer agradeceu a vitória. O presidente fez campanha junto aos deputados, liberando emendas parlamentares e prometendo cargos. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal com base nas gravações de Joesley Batista, divulgadas em junho deste ano.    

PSG ANUNCIA NEYMAR COMO NOVO CONTRATADO

   A novela envolvendo a transferência do brasileiro Neymar (Foto) do Barcelona para o Paris Saint German terminou na quinta-feira (3), com o anúncio da contratação do atacante, feito pela equipe francesa. A negociação mais cara da história do futebol durou duas semanas. Para ter o ídolo, o PSG precisaria pagar a multa de 222 milhões de euros (R$ 821 milhões). O cheque foi entregue ao Barcelona por advogados de Neymar ainda na quinta-feira. O contrato é válido até 30 de junho de 2022. O brasileiro, de 25 anos, foi apresentado oficialmente na sexta-feira no estádio do PSG, Parc des Princes. Em seu primeiro pronunciamento, Neymar afirmou que a troca foi motivada pela vontade de enfrentar novos desafios. No sábado, o jogador foi oficialmente apresentado a torcida, antes de uma partida do PSG, com o estádio lotado. A data da estreia ainda não foi anunciada.

LUIZ MELODIA MORRE NO RJ

   O compositor morreu aos 66 anos, na manhã da sexta-feira (4), no Hospital Quinta D'or, no Rio de Janeiro. Luiz Melodia (Foto) estava internado desde o início do ano devido a um mieloma múltiplo (Câncer no sangue). Desde março, após complicações do quadro de saúde, o cantor foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo. Ele passou por um transplante de medula óssea em maio, mas a doença não regrediu. Nascido no Morro do Estácio, Luiz era filho de outro sambista, Oswaldo Melodia. Ao contrário do pai, Luiz seguiu pelo caminho da Bossa Nova e Jovem Guarda no início da carreira, mas produzia uma mistura musical que o colocou entre os principais artistas do Brasil. Entre seus sucessos, estão "Estácio, Holly Estácio" e a clássica "Pérola Negra". Seu último disco de inéditas, "Zerima", foi lançado em 2014. O velório de Melodia aconteceu na quadra da escola de samba Estácio de Sá e o enterro foi no Cemitério do Catumbi, na zona norte do Rio, na manhã do sábado.

FORÇAS ARMADAS FAZEM OPERAÇÃO CONTRA ROUBO DE CARGA NO RJ

   Cerca de 5 mil homens das Forças Armadas e Forças de Segurança do Rio de Janeiro deflagraram a "Operação Onerat", contra quadrilhas especializadas em roubo de carga, na madrugada do sábado (5). No total, 15 dos 40 mandados de prisão foram cumpridos. Três pessoas foram presas em flagrante e dois adolescentes foram apreendidos. Em confrontos, duas pessoas acabaram mortas e um policial ficou ferido. "Onerat", que significa carga em latim, teve início, na madrugada, com a ocupação do Complexo do Lins. Entre os objetos apreendidos, estão duas granadas, três pistolas, 16 carros, uma motocicleta e quatro rádios de comunicação, além de entorpecentes. A operação ocorreu um dia após um caminhão dos Correios ser roubado e saqueado em uma das comunidades do Rio. A Polícia cercou o local e resgatou algumas correspondências.

Fontes: Uol, El País, Diário de Pernambuco, G1.
Fotos: Claudineia dos Santos Melo (Reprodução); Câmara dos Deputados (Extraída do site "Interativa FM"); Neymar (EFE); Luiz Melodia (Divulgação).

Comentários