TOP SEVEN - Apontamento de Notícias (9 a 15 de Julho)

MICHEL TEMER E RODRIGO MAIA SE ENCONTRAM EM BRASÍLIA

   Os presidentes da República e da Câmara dos Deputados se reuniram, na manhã do domingo (9), no Palácio do Jaburu, em Brasília. Ambos trataram da crise política e da denúncia contra Michel Temer, que está em tramitação na casa há duas semanas. O encontro durou cerca de 1 hora, tempo necessário para o peemedebista solicitar agilidade na votação da denúncia, cujo relatório foi apresentado pelo ao longo da semana. Temer quer que os deputados votem pela aceitação ou não da denúncia, tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto no plenário da Câmara, antes do recesso parlamentar, previsto para começar no dia 18. A base de Temer articula para que haja a suspensão dessa paralisação dos trabalhos. No mesmo dia, Temer também se reuniu com Eunício Oliveira, presidente do Senado para tratar da Reforma Trabalhista.

RELATÓRIO DA CCJ PEDE A INVESTIGAÇÃO DE TEMER

   O deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ-Foto) entregou o relatório sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer na segunda-feira (10), em Brasília. As conclusões foram lidas durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça. Em seu parecer, o relator afirma que as acusações são graves e os indícios são fortes o suficiente para a aceitação da denúncia pela casa. Com relação as gravações, Zveiter afirmou que o próprio Supremo Tribunal Federal aceita gravações, realizadas por um interlocutor sem a autorização do outro, como provas. No final do relatório, o deputado afirma que o prosseguimento do processo é de interesse da sociedade e o seu arquivamento poderá aprofundar a crise. A sessão foi marcada pela tentativa da base de Temer em adiantar a sessão, enquanto a oposição tentava retarda-la. No dia seguinte, nove deputados protocolaram um relatório alternativo. No documento, a "Tropa de Choque" de Temer pedia a rejeição da denúncia.

REFORMA TRABALHISTA É APROVADA NO SENADO

   A sessão que analisaria a Reforma Trabalhista foi adiada antes de ser iniciada, na manhã da terça-feira (11), no plenário do Senado, em Brasília. Antes que o presidente da casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), iniciasse os trabalhos, um grupo de senadoras, lideradas por Fátima Bezerra (PT-RN), Gleise Hoffman (PT-PR) e Vanessa Graziotin (PC do B-AM), ocupou as mesas do plenário para obstruir a sessão. Poucos minutos depois, Oliveira anunciou a suspensão da sessão e mandou desligar luzes e microfones do Senado. A sessão foi retomada a noite e, por 50 votos a favor e 26 contra, o texto que muda a CLT em 100 pontos foi aprovado. Com o resultado, a Reforma Trabalhista foi sancionada por Michel Temer no dia seguinte, em uma cerimônia no Palácio do Planalto com políticos e empresários, e passa a valer em 120 dias.

FUTURA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA É SABATINADA NO SENADO

   Raquel Dodge respondeu perguntas de senadores, na quarta-feira (12), durante sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em Brasília. Em suas considerações iniciais, a indicada do presidente Michel Temer afirmou que seu mandato será pautado pelo respeito as instituições, pelo diálogo e pela firmeza nos exercício das atribuições. Raquel foi a segunda mais votada, com 587 votos de procuradores de todo o país, na lista tríplice apresentada a Temer. Após a sabatina, a Comissão realizou a votação que a aprovou para o cargo. Horas depois, Dodge ainda passou por uma segunda votação, no plenário do Senado, e também foi aprovada. Ela assumirá o posto de Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República, em setembro.  

LULA SE PRONUNCIA SOBRE CONDENAÇÃO DE MORO

   O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (Foto) se pronunciou pela primeira vez, na quinta-feira (13), após a condenação proferida pelo juiz federal Sérgio Moro, no dia anterior. Ele voltou a afirmar que o Triplex do Guarujá nunca foi dele e que foi condenado sem nenhuma prova. Em seu despacho, de quase 300 páginas, Sérgio Moro condenou Lula pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao ter sido beneficiado com o imóvel. Lula falou com a imprensa no diretório nacional do PT, enquanto milhares de militantes gritavam palavras de ordem o tempo inteiro na parte externa do prédio. O partido analisou a condenação como "Política", visando limar Lula da corrida presidencial de 2018. Apesar da sentença, de 9 anos e 6 meses de prisão em regime fechado e multa de R$ 670 mil, Lula deve aguardar a decisão do TRF-4 em liberdade. 

SEM QUÓRUM, DENÚNCIA DE TEMER NÃO É LIDA NA CÂMARA

   Um dia após a maioria da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados votar pela não abertura de processo sobre a denúncia contra Michel Temer, a leitura no plenário da casa foi adiado, na sexta-feira (14), por falta de quórum. Para que a sessão fosse aberta, seria necessário a presença de, no mínimo, 51 deputados. Como apenas 19 estavam presentes, a leitura do relatório que rejeita a denúncia não pode ser realizada. Por norma interna, o relatório deve ser lido em plenário antes da votação do parecer, já marcado para o dia 2. No dia anterior, o relatório de Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), que pedia a abertura de investigação do presidente, foi rejeitado pela maioria dos membros da CCJ. Em contrapartida, eles aprovaram o texto alternativo de Paulo Abi-Abkel (PSDB-MG), por 41 votos a 24, que rejeita a denúncia da PGR, com base nas gravações de Joesley Batista.

INCÊNDIO DEIXA TRÊS MORTOS NO HAVAÍ

   As chamas que atingiram o edifício Marco Polo, em Honolulu, no Havaí, foi controlado na madrugada do sábado (15), no horário de Brasília. No acidente que atingiu a torre de 36 andares, 3 pessoas morreram e 12 ficaram feridas. Foram quatro horas de combates as chamas, que se iniciou o 26º andar, ondem as três vítimas fatais viviam. O chefe dos bombeiros afirmou que a falta do sistema de sprinklers, que acaba com o incêndio no início, resultou na tragédia. Pelo fato Honolulu Star-Advertiser ser antigo, o prédio foi construído em 1971, a estrutura não tem proteção contra incêndios. As causas do fogo serão investigadas.

Fontes: Folha de São Paulo, Uol, Ig, G1, O Globo.
Fotos: Sérgio Zveiter (Dida Sampaio / Estadão Conteúdo); Raquel Dodge (Evaristo Sá / AFP); Lula (Alex Silva / Estadão Conteúdo).

Comentários